Reavivados
por Sua Palavra
Leitura
Bíblica - Amós 1
Comentários de Deepati Vara Prasad
“Amós”, que significa “um portador de carga” era um humilde
pastor de ovelhas em Tecoa, na Judéia, no século VIII aC. Ele não era nem filho
de profeta, nem havia sido treinado para ser profeta (7:14). No entanto, ele
foi chamado por Deus para profetizar contra Israel a respeito do comportamento
de seus líderes religiosos e políticos que faziam mal aos olhos do Senhor. Isso
conteceu numa época em que Israel e Judá eram prósperos durante os reinados de
Uzias, rei de Judá, e de Jeroboão, rei de Israel (v.1).
Sentindo-se seguro contra os inimigos estrangeiros e
confiante na sua própria força, Israel não vê qualquer perigo ou risco de
destruição. Mas os maus frutos da prosperidade — orgulho, luxúria, egoísmo e
opressão — estavam aparecendo com fartura tanto em Israel quanto em Judá. Amós
sentiu-se incomodado com o luxo e os pecados existentes, descritos em vívidos
detalhes por ele. Ele repreende os pecados que floresceram após a prosperidade
material: as extravagâncias, as orgias, a libertinagem dos ricos, que podiam
desfrutar disso pela opressão aos pobres e perversão do juízo, através de
suborno e extorsão.
Amós utiliza uma linguagem bastante vívida, própria de um
pastor atento aos barulhos dos animais selvagens. Para expressar o desagrado do
Senhor ele disse que “O Senhor ruge” e que as pastagens e o monte Carmelo iriam
chorar (v. 2). Nos versos 3-15, o profeta apresenta o julgamento de Deus sobre
Damasco, Gaza, Tiro, Edom e Amon.
Damasco (vv. 3-5), a bela, próspera e bem fortificada
capital e representante de toda a Síria, experimentaria os juízos de Deus por
suas más ações intencionais e incuráveis, particularmente por “moer” gente como
o grão é moído por artefatos de ferro (v. 3, NLT). Deus adverte que enviará
fogo e destruirá Hazael e seu filho (Heb. Ben) Hadad, toda a sua dinastia e a
cidade de Damasco, com todos os seus magníficos palácios reais. As barras
transversais da porta da cidade seriam quebradas para o inimigo entrar e as
pessoas abatidas no Vale de Áven. E, finalmente, o povo da Síria seria levado
em cativeiro. Tudo isso se cumpriu quando o rei da Assíria subiu contra Damasco
e a tomou.
Gaza, a cidade dos filisteus, recebe acusação por impor a
migração e a escravidão. Deus decidiu lançar fogo sobre os muros de Gaza a fim
de devorar seus palácios. Os habitantes de Asdod, Asquelon e Ecron seriam
abatidos. Gaza foi conquistada pelo rei do Egito, e por Alexandre, o Grande.
Asdod foi capturada por Uzias, e depois por Sargão II. Deus destruiria aqueles
que tentam destruir o seu povo.
O julgamento também é pronunciado sobre Tiro (vv. 9-10), a
principal cidade dos fenícios, por entregar prisioneiros israelitas aos
edomitas. Sendo assim, eles também foram responsabilizados pelas crueldades que
os judeus sofreram. A parte continental de Tiro foi tomada por Senaqueribe.
Mais tarde, a ilha que pertence a Tiro foi conquistada por Asaradão e,
finalmente, Tiro foi destruída por Alexandre, o Grande. Aos olhos de Deus uma
pessoa é tão culpado do crime que ela ajuda a cometer quanto do crime que ela
própria comete.
Em seguida, Amós denuncia as três nações aparentadas de
Israel por sangue — Edom, Amon e Moabe. A atitude pouco fraterna dos Edomitas,
os descendentes de Esaú, em relação aos descendentes de Jacó, e a hostilidade
dos Amonitas para com os Israelitas, foi condenada por Amós. É ruim odiar a um
inimigo, pior do que isso odiar a um amigo e ainda pior odiar a um irmão.
Senhor, livra-me de cometer injustiças e de oprimir aos
semelhantes. Ajuda-me a amar a todos.
Deepati Vara Prasad
Índia
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/amo/1/
http://www.palavraeficaz.com/
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