quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vida desafiadora- Jeremias 41


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Jeremias 41
Vida desafiadora
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A vida é desafiadora. É uma luta constante em prol de sua preservação. Estamos expostos a forças opositoras à vida: vírus, bactérias, doenças, fome, guerras, etc. Por isso, a vida nos é tão valiosa! Tanto ricos quanto pobres sofrem neste mundo. 

Os ricos e nobres foram levados cativos à Babilônia, os doentes e pobres ficaram nas terras de Judá sob a regência de Gedalias; mas os que estavam em Mispa foram mortos por Ismael. Leia o relato em Jeremias 41.

Observe que sempre tem alguém mais forte que vence o mais fraco. A vida é injusta. É tempo de buscar um caminho melhor para viver. É tempo de ver onde está a raiz de tanta maldade, crueldade, agressividade, ruindade, perversidade e imoralidade. 

É tempo de eliminar tudo o que nos ilude, com prazer passageiro, que envenena a nossa alma e nos mata devagar. É tempo de olhar para cima e esperar em Deus, nosso Salvador. É tempo de aproveitar melhor o tempo e dedicar a fazer o bem. É tempo de viver como verdadeiros filhos de Deus. É tempo de clamar por restauração do Céu. 

É agora, o momento de buscar mais a Deus que pode reverter qualquer situação. Ele não só é o mais forte, Ele tem todo o poder. Ninguém se iguala a Ele – eis aí a única esperança para o desespero, a única solução para a raça humana.

Vamos focar nossa mente na Palavra de Deus? Vamos meditar em Jeremias 41? O capítulo se resume assim:

1. Ismael, vindo de Amom, assassina Gedalias, o governador instituído por Babilônia sob os restantes dos judeus; Ismael também assassina aos oficiais judeus e guardas caldeus que estavam em Mispa (vs. 1-3), conforme alertara Joanã no capítulo anterior.

2. Ismael mata 70 dos 80 homens que levavam ofertas à Casa do Senhor, e lança seus corpos num poço (vs. 4-7).

3. Ismael escraviza aos 10 que sobraram e várias das principais mulheres judias e, então, volta à Síria; entretanto, no meio do caminho Joanã, com seus soldados enfrenta Ismael e liberta aos cativos (vs. 8-18).

Viver neste mundo é perigoso, não é nada fácil! Desde que o pecado adentrou os limites do mundo a vida tornou-se limitada. A complexidade da vida tem levado a muitos a destruir e a matar para viver ou sobreviver. Para muitos, a luta pela vida consiste em tirar a vida dos outros. Não há compaixão, não há piedade, não há amor. Há medo, há ambição, há insegurança, há desespero. 

Olhe ao teu redor, observe os noticiários, preste atenção nas famílias, nos jovens. Nunca foi tão nítida a ausência de Deus na vida das pessoas. É preciso agirmos de forma diferente. Precisamos buscar mais a Deus! Você não acha?

Ao estudar e meditar nas palavras de Deus por meio do profeta Jeremias concluí que a maldade humana só mudou de endereço. Nossa sociedade não é muito diferente da relatada em Jeremias 41. Há engano, falsa piedade. Interesses egoístas, orgulho. Há mentiras, emboscadas. Todos querem tirar vantagens, até daqueles que já não tem nada a oferecer. Há feridas, há mortes; assassinatos, guerras, destruição em massa. 

A dor e o medo incentivam à vingança, não há esperança para uma sociedade assim. Existe morte onde ninguém espera... 

Ainda que haja pessoas boas, que lutam por causas nobres, libertam cativos, fazem obras sociais, ajudam ao próximo como fez Joanã, nossa confiança deve estar no verdadeiro libertador: Jesus Cristo. Ele não só nos resgata das mãos do inimigo, como nos promete levar ao lugar seguro: O Céu.

1. Nesta vida, olhe para Jesus, o libertador de Seu povo;
2. Neste mundo, espere morar no Céu.

Jesus morreu para nos dar vida. Dedique-se mais a Ele! Ore mais:

 “Soberano Senhor do Universo, a vida é triste longe de Ti. Nós nos sentimos usados, explorados e arruinados pelas pessoas. Somos enganados, trapaceados e traídos aqui neste mundo; como ansiamos por libertação desta tirania. Desejo o cumprimento de Tuas promessas, espero pelo Céu. Confio em Ti e a Ti me entrego para viver cada minuto deste dia. Amém”.

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...