segunda-feira, 9 de junho de 2014

Deus cuida - Jeremias 39


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 39
Deus cuida 
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A situação pode ficar mais complicada do que está, então é preciso saber como reverter a situação ou livrar-se do pior. Leia Jeremias 39. Então reflita lendo esta meditação: As coisas nem sempre acontecem como queremos. Pior, nem tudo o que planejamos dá certo. Nem tudo pelo que lutamos, conseguimos. Neste capítulo, é evidente que: 

1. O rei que tanto esperou e lutou para que a nação (Judá) não fosse para o exílio foi o causador da ruína da nação e de sua vida;

2. Aqueles que não queriam ver que a mensagem de Deus era importante, tiveram seus olhos perfurados;

3. Os que planejaram fugir para não ser levados cativos, foram pegos e mortos.

Tudo isso aconteceu conforme a palavra do Senhor por intermédio do profeta Jeremias. Incredulidade do rei, líderes políticos e religiosos não impediu o que fora profetizado. No dia 19 de julho de 586, o exército babilônico, após alguns dias cercando Jerusalém, abriu uma brecha nos muros, estabeleceu o centro de operações junto à Porta do Meio, a partir dali a cidade dos judeus foi tomada. 

Para Deus e para aqueles que deram ouvidos à voz de Deus isso não era novidade. Portanto, aqueles que duvidaram sofreram as duras consequências, mas os que atentaram às advertências divinas, foram recompensados! Deus cuida dos Seus filhos em meio aos desastres da vida! Decida-se por Deus e serás protegido!

Existem situações que são imprevisíveis, são os imprevistos que nos acometem. Por outro lado, tem coisas que são reveladas por Deus, são eventos preditos que só pegarão de surpresa àqueles que ignoraram a revelação divina. 

Em Jeremias 39 se diz que Jerusalém foi tomada pelos caldeus (babilônios); com isso, as palavras proféticas de Jeremias foram confirmadas; e, daqueles que profetizaram paz, confirmou-se que eram falsas. Indescritivelmente, com a invasão dos caldeus, após deixar o povo debilitado por falta de alimento, a cidade foi destruída, os filhos do rei Zedequias foram mortos, seus olhos vazados, e ele deportado cativo à Babilônia (vs. 1-10). Este relato revela a situação de causa e efeito em indivíduos e nações. 

É preciso levar Deus a sério! É preciso respeitar Suas Palavras. A Bíblia revela o que vai acontecer no futuro: Ecumenismo, Decreto dominical, perseguição, sete pragas, armagedom, tempo de angústia, decreto de morte – e tem gente que ignora, outros duvidam e outros não fazem questão de saber sobre isso. 

Quem avisa amigo que, quem adverte ama, cabe a cada um de nós valorizar o cuidado divino revelado nas páginas sagradas. É preciso levar a revelação de Deus mais a sério! Essa é a advertência de Deus ao deixar relatado para nós o capítulo 39 do livro do profeta Jeremias.

Entre as desgraças do pecado, aqueles que serviram a Deus experimentaram Sua graça a fim de evidenciar para nós do século 21 que Deus cuida daqueles que servem a Ele. Leia Jeremias 39. Note que o profeta Jeremias teve liberdade por parte de Nabucodonosor para escolher entre ir a Babilônia ou permanecer em Jerusalém (nem todos foram levados cativos). 

Jeremias escolheu ficar (vs. 11-14). Suas palavras a Ebede-Meleque são revelações que mostram a realidade que, os que servem diligentemente a Deus são recompensados quando destruição e desgraça sobrevêm em consequência do pecado (vs. 15-16). 

Deus cuida daqueles que confiam nEle: “A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o Senhor, e não serás entregue nas mãos dos homens a quem temes. Pois certamente te salvarei, e não cairás à espada, porque a tua vida te será como despojo, porquanto confiaste em mim” (vs. 17-18). Assim, durante o juízo divino sobre todas as nações, o derramamento das sete pragas, quem confiou sua vida a Ele será protegido. 

Confie em Deus, Ele te cuidará em qualquer situação. Diga-Lhe: “Meu Senhor e Rei, sou Teu súdito, Teu servo. Não mereço, mas suplico por Tua bênção, proteção e cuidado que dispensas-Te a Jeremias. Confio no sangue derramado de Jesus por mim, por isso faço esta oração e entrego a Ti confiando em Tua resposta a mim. Amém”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...