terça-feira, 10 de junho de 2014

Liberdade de escolha-Jeremias 40


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 40
Liberdade de escolha
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Você já viu alguma profecia se cumprindo? Qual foi tua reação? Você já viu as palavras de Deus se concretizando em tua vida? O que você fez? 

Muitos viram, veem e verão a justiça e o cumprimento das profecias divinas, porém, não se converterão a Deus. Em contraste, o povo de Deus parece mais incrédulo que os pagãos. Parece que aqueles que pecam conscientemente, após ter recebido a revelação divina, se tornam mais céticos. Veja isso em Jeremias 40. 

Leia, estude, medite, reflita e aprenda preciosas lições aplicáveis à tua vida. Note bem que além de apresentar a credulidade de um pagão diante da incredulidade dos que deveriam ser fieis, também fala da libertação de Jeremias, um fato que dá para extrair preciosas lições. 

Diante da captura dos judeus ao exílio, Jeremias, que estava acorrentado, é liberto e pode escolher para onde ir; como não se decidia – talvez devido a desejar acompanhar seu indiferente povo à Babilônia ou ficar para consolar os pobres, cegos, aleijados e doentes que ficaram – foi aconselhado a ficar com Gedalias, o caldeu nomeado para governar os que ficaram na terra (vs. 1-6). 

Ele ficou, deu assistência a Gedalias e ao povo sofredor. Ele foi usado por Deus nos momentos mais críticos dos filhos de Deus. Isso transmite que Deus não abandona nenhum de Seus filhos, por mais doente, fraco ou incrédulo que seja. Deus te ama!

Ao ser bem-sucedido em situações pouco promissoras, tome muito cuidado. Leia sobre isso em Jeremias 40. O profeta permaneceu junto a Gedalias, recebeu presente e mantimento para sua viagem. Gedalias foi bem-sucedido. 

Os que estavam no campo foram falar com ele, o qual os aconselhou a sujeitar-se aos caldeus e voltar as suas atividades na terra; “então, voltaram todos eles de todos os lugares para onde foram lançados e vieram à terra de Judá, a Gedalias, a Mispa; e colheram vinho e frutas de verão em muita abundância” (vs. 7-10). Então surgem as conspirações. Surgem boatos que visam destruições. Gedalias não se preveniu, por não perceber o perigo ao seu redor. 

Onde tudo parecia bem, o mal se infiltrou. Isso acontece com empresas, famílias e igrejas: quando tudo está indo bem, prosperidade e tranquilidade, o inimigo pode enviar um vento contrário, uma tempestade. Tome cuidado, vigie e ore. Pena que Gedalias não se rendeu ao Deus dos judeus. Pena que ele não aprendeu a depender do Deus de Jeremias. Pena que até a mensagem e a vida dos mais destemidos servos de Deus não opera nenhuma mudança em quem não aceita converter-se ao plano da salvação. Se Gedalias tivesse orado e vigiado, creio que as coisas teriam sido diferentes. Creio também que se você orar e vigiar o rumo de tua vida será diferente. Pense nisso!

Cuidado com perigo é a mensagem final do capítulo 40 do livro de Jeremias. Sobre os versos finais do capítulo William MacDonal explica: “Outros refugiados judeus se juntaram a Gedalias, vindos de Moabe, Amom, Edom e outras terras e retomaram suas atividades normais. Joanã e outros advertiram o novo governador de que Baalis, rei [...] de Amom, havia contratado Ismael para assassiná-lo e até se ofereceram para matar Ismael em segredo. Infelizmente, em vez de tomar providências, Gedalias acusou Joanã de difamar Ismael”. Isso porque o rei dos amonitas abrigava sentimentos anti-babilônicos e aproveitou a oportunidade que só ficaram os piores em Judá. Ou seja, Gedalias não tinha exército para defender-se. 

Enfim, Jeremias preferiu ficar com os desprotegidos. Ele decidiu ficar com os inválidos, fracos e doentes. O profeta aceitou permanecer com aqueles que se fossem levados para o exílio só dariam trabalho. Sendo que Jeremias poderia ter ido à Babilônia e ter sido muito bem tratado lá, sua decisão de ficar com os “restos” é muito significativa.

1. Deus tem Seu povo até entre os inúteis.
2. Deus coloca pastores fieis nos piores distritos.
3. Deus preza pelos desprezados.
4. Deus cuida dos desprovidos de recursos.

Louve a esse Deus. Ore a Ele: “Senhor, onde o Senhor me colocar eu irei se fores comigo. Ajuda-me a amar àqueles que Quem amas e a ter cuidado com aqueles que planejam o mal. Amém”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...