segunda-feira, 2 de junho de 2014

Reavive-se na Palavra!-Jeremias 32


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 32
Reavive-se na Palavra!
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Cada cristão precisa estar apercebido de sua extrema necessidade de reavivamento e reforma espirituais. É imprescindível que cada um busque um estilo de vida que seja o de um verdadeiro, puro e pleno cristão. 

Precisamos sentir intensa e imperiosa necessidade de pôr a vida em harmonia com a vontade divina, e, vivê-la em cada hora do dia. Como Deus quer reavivar Seu povo, sempre, Ele pediu que Jeremias encenasse um ato simbólico comprando um campo de verdade pouco antes da queda de Jerusalém (vs. 1-15). 

O profeta, então, depois que deu a escritura da compra a Baruque, em oração, confessou que Deus é:

1. Criador do Universo, Deus de maravilhas (v. 17);
2. Grande e poderoso Deus, rico em misericórdia e justiça (v. 18);
3. Cheio de sabedoria e discernimento ilimitado (v. 19);
4. Operador de sinais e maravilhas miraculosas (v.20);
5. Poderoso para, surpreendentemente, libertar e salvar (v. 21);
6. Cumpridor de promessas incríveis (vs 22-23);
7. Observador e disciplinador de Seu povo (v. 24).

Contudo, Jeremias não compreende porquê Deus lhe pediu para adquirir um campo onde tudo seria devastado e destruído por Nabucodonosor, rei da Babilônia. As vezes não entendemos Deus, mas o problema nunca está com Ele, sempre conosco.

Quando você não entende a Deus, não desista dEle; pelo contrário, insista com Ele, vá a Ele em oração e clame por compreensão. Leia Jeremias 32 com atenção. Ali, após demonstrar Sua crença do Deus inigualável (vs. 1-24), o que intriga Jeremias é que Deus, com impressionantes e incomparáveis características, pede-lhe que fizesse algo sem sentido, sem lógica e sem razão como comprar um campo que logo seria confiscado. A sabedoria humana é limitada, mas ao orar a Deus para compreender Seus pedidos esquisitos, Ele responde com propriedade. Deus não só ouve orações, Ele atende; diante de argumentações Deus dá Sua réplica. Sua resposta sábia ajuda-nos a entendê-lO quando julga.

1. Por causa da apostasia do povo que teve tantos privilégios, a ira de Deus precisa manifestar-se para que os apóstatas reconheçam onde caíram (vs. 26-32);

2. Devido ao desvio do povo que tinha tudo para ser fiel a Deus, precisa ser corrigido a fim de que volte para Ele que tanto fez pelo povo e tanto o amou (vs. 36-41);

3. A compra de um campo à vista do povo quando não tinha sentido comprá-lo, revelava esperança, um futuro glorioso: o povo exilado voltaria a Jerusalém (vs. 43-46);

4. Deus castiga para purificar, reavivar e reformar a fim de que Seu povo não perca de vez todas as bênçãos reservadas a ele, e a profecia do Messias não se perca (v. 42).

Deus é extraordinário, confie nEle em todo tempo! Reavive-se na Palavra!

Às vezes julgamos a Deus pela nossa lógica e Ele parece pedir coisas sem lógica. Quando analisamos a Deus pelo nosso estreito ponto de vista, limitado e falho, achamos que somos mais inteligentes que Ele, até que Ele nos responde. Eugene Peterson, um profundo expositor da Palavra de Deus, nos diz sobre Jeremias 32: “Jeremias sabia que a compra daquele terreno parecia algo insensato e tolo. Aquele ato contrariava a situação presente, a lógica e a opinião pública. No entanto, ele não adquiriu aquele pedaço de terra devido ao conselho de seu corretor de imóveis, mas com base na instrução de Deus”. Interessante que Jeremias questiona o pedido de Deus após obedecer-lhe, não antes. Ele quer compreensão e não fugir para não obedecer. No fim, Jeremias entendeu que “ter esperança é investir no que acreditamos” aplica Peterson. 

Ore a Deus: “Senhor, sinceramente, nem sempre Te entendo; não sei tudo sobre o motivo pelo qual me pedes ou me permites passar por certas situações, mas mesmo assim confio em Ti. Entretanto, como o Senhor respondeu a Jeremias e encheu seu coração de esperança, com coração contrito, venho a Ti, a fim de que me faças o mesmo que fizeste a Jeremias respondendo sua oração. Em Teu santo nome, eu oro. Amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...