terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- I Samuel 24


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 24
Leia ou ouça o capítulo de hoje: em 
http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/24

Texto de hoje do http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/24/
Enquanto Saul saiu para repelir as incursões dos  filisteus (ver capítulo 23:27-28), Davi se refugiou nas cavernas perto do oásis de En Gedi, que está localizado na costa ocidental do Mar Morto.

Saul, com “três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel” (v. 2) veio procurando por Davi. Precisando se aliviar, Saul entrou sozinho dentro da mesma caverna onde Davi estava escondido, tirou o manto, e colocou-o ao lado. Alguns de seus homens sussurraram para Davi: "Agora é a sua chance! O Senhor colocou Saul em suas mãos!"
Davi, então, rastejou até onde Saul tinha colocado o seu manto, cortou um canto do manto de Saul e se arrastou de volta. Davi não chegou perto de Saul e não deixou ninguém fazê-lo. Ele disse: "O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, [...] o ungido do Senhor" (v. 6).

Quando Saul colocou seu manto e saiu da caverna, Davi saiu e fez seu apelo (v. 8-15). Ele não estava conspirando contra Saul; por que, então, Saul procurava matá-lo? O coração de Saul foi claramente tocado, mas Davi não confiou nas promessas de Saul e ele “e os seus homens subiram ao lugar seguro" (v. 22).

Se Davi tivesse matado Saul, ele teria agido como o próprio rei Saul estava agindo. Mas ele confiava o seu caso ao Senhor, que lhe havia prometido o trono de Israel. Ele iria esperar o tempo de Deus. Ele conhecia a promessa de Deus: "A Mim pertence a vingança e a retribuição" (Deut.32: 35 NVI). Ao confiar e esperar em Deus, Davi mostrou o Espírito de Cristo, quando disse: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mat. 5:44).

Ralph Neall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...