quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 2


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel  2 -Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/2


Passado o tempo de luto, Davi consultou ao Senhor, perguntando se ele deveria sair do território filisteu, subir para as cidades de Judá e de viver de novo entre o seu povo. Embora ungido como rei há muitos anos atrás, David não se mostrou presunçoso a ponto de voltar a Judá e tomar o lugar de Saul como rei. Ao contrário, ele mostrou muita prudência em esperar no Senhor em cada movimento que fazia. Então o povo de Judá veio e ungiu Davi como rei sobre a casa de Judá.

A tristeza de Davi pela morte de Saul e Jônatas não era apenas exterior. Sua sinceridade o levou a estender bondade para quem mostrara bondade para com Saul. Antes de ser coroado rei em Gilgal, Saul liderara os filhos de Israel e os homens de Judá a libertar Jabes-Gileade da opressão dos amonitas (1 Samuel 11:1-10). O povo de Jabes-Gileade mostrou seu agradecimento e gratidão a Saul em sua atitude corajosa de recuperar os corpos de Saul e seus filhos, com o risco de suas vidas, e enterrá-los dignamente (1 Samuel 31:11-13). Davi recompensou-os pela sua amabilidade e encorajou-os a ser valentes sob seu reinado.

No entanto, o conflito entre as casas de Saul e Davi continuou. Abner, primo de Saul e o capitão do seu exército, fez Isbosete, filho de Saul rei sobre todo o Israel. Davi foi rei sobre a casa de Judá por um período de sete anos e meio, mas não tomou qualquer ação contra a casa de Israel, provando ser um rei de paz e unidade.

Entretanto, o conflito entre Abner e Joabe começou, evoluindo a uma batalha onde Abner matou Asael, o irmão de  Joabe, porém perdeu mais de 300 homens. Os servos de Davi venceram, mas este incidente somente prenunciava mais conflito à frente. Como são verdadeiras e sábias as palavras: "Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas" (Prov. 17:14).

Samuel Wang

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...