domingo, 13 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 5


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel  5-Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/5

Comentários :

Embora Davi tenha sido primeiramente ungido enquanto ainda jovem pelo profeta Samuel, e novamente ungido rei de Judá, agora ele foi ungido pela terceira vez para reinar sobre todo o Israel e Judá. Não foi através de conquista militar que Davi subiu ao trono, mas foram as tribos de Israel que o elevaram ao trono com base na promessa do Senhor de fazê-lo pastor e príncipe do povo de Israel.

Agora tornou-se necessário mudar a capital para um lugar mais apropriado. Os jebuseus foram expulsos e Jerusalém, ou, mais poeticamente Sião, foi feita a nova capital. Davi se tornava cada vez mais forte.

O fato de Hirão, o rei de Tiro, ter enviado mensageiros a Davi e construído uma casa para ele, foi percebido por Davi como a confirmação do Senhor para fazê-lo rei sobre Israel, e exaltar o seu reino por amor do seu povo Israel. Esta amável oferta também reflete a intenção do rei de Tiro de formar uma aliança amigável com Israel. No entanto, os filisteus não ficaram contentes com isso e vieram combater com Davi. Davi consultou ao Senhor cada vez antes de se envolver em batalha com os filisteus. Por duas vezes o Senhor lhe deu a vitória.

Davi não assumiu o trono simplesmente porque ele havia sido ungido, mas porque esperou no Senhor para que a porta lhe fosse aberta. A humildade de Davi e sua total confiança no Senhor foi agradável aos olhos de Deus. Está registrado que "o Senhor, Deus dos exércitos, era com ele" (v. 10).

Por outro lado, a descendência de Davi aumentou através das muitas concubinas, mostrando que a fertilidade adicional prenunciava problemas potenciais no futuro. Isto adverte que qualquer desvio da vontade declarada de Deus certamente renderá uma colheita desastrosa.

A história de Davi tornando-se rei de todo o Israel e Judá revela quão misericordioso e paciente é o Senhor. Ele não trata o homem como ele merece, mas, sim, derrama graça abundante sobre todos os que confiam e humildemente esperam nEle, apesar de seus erros, assim como no caso de Davi.
 Samuel Wang

Comentários do Pastor Heber Toth Armí

II Samuel 5 nos ensina que devemos viver estrategicamente. A estratégia é fundamental para vencer o mal. "Davi marchou para Jerusalém para expulsar os jebuseus das fortalezas deles no monte Sião. A cidadela de Jerusalém ficou conhecida como a Cidade de Davi porque se tornou sua possessão régia pessoal. A mudança de Hebrom para Jerusalém deu a Davi vantagem militar e política. A localização era estratégica, de fácil defesa, e não havia associação estreita com tribos do norte ou do sul" (vs. 6-9) [Manual Bíblico Vida Nova]. Para avançarmos em todos os aspectos da vida devemos ter estratégias, boas estratégias de localização, acessibilidade para os aliados e proteção contra os inimigos. Com relação ao próximo não é diferente, nossa casa e nossa igreja deve estar estrategicamente localizada para facilitar a chegada dos irmãos da fé, todavia que não esteja livre para que os ladrões e inimigos de Deus nos assalte e nos destrua desapercebidamente. Além disso, devemos nos precaver de todo mal que pode nos assolar a vida espiritual; esse é o segredo transmitido pela Palavra de Deus neste capítulo para sermos reavivados espiritualmente!

A ocasião magnífica em que toda a nação de Israel foi a Hebrom coroar a Davi rei ilustra acontecimentos proféticos maravilhosos (II Samuel 5). A nação reunida e unida harmoniosamente, tomada de um tremendo entusiasmo e vibração durante a coroação de Davi aponta para o dia em que o Filho de Davi (Mateus 1:1), o tão rejeitado filho de Deus, virá revestido de glória para ser o Rei dos reis e Senhor dos senhores. A grande festa relatada em I Crônicas 12:39-40 dá um leve vislumbre da alegria do povo de Deus quando o seu verdadeiro Rei tomar totalmente posse do reino. Os súditos do Rei do Universo adentrarão à Nova Jerusalém, a Santa Cidade de Sião, onde os salvos estarão para sempre com Cristo. Davi extirpou o último vestígio do controle cananeu na região, da mesma forma Cristo é quem irá eliminar todo vestígio do mal no mundo. Para que você participe destes eventos é necessário buscar a Deus como Davi, ter um compromisso sério e real com Ele, orar para obter informações e submeter-se às Suas orientações a fim de ter vitórias sobre o mal (II Samuel 5:19-25). Tenha essa visão do reino eterno do Filho de Deus ao viver cada dia deste semana, então você terá uma semana abençoada e feliz!

Da leitura inspirada do Livro dos livros em II Samuel 5 podemos destacar quatro episódios finais que completam a exaltação de Davi como rei de Israel, instituído por Deus:

1. A parte de Israel que seguia a linhagem de Saul aceitou a Davi e ungiu-o rei sobre eles (vs 1-5). Embora o processo tenha levado muitos anos, o escolhido de Deus subiu inexoravelmente ao poder. A lição é que, não importa ser eleito de Deus, da unção à posse do reino há um período de lutas.

2. A força bélica de Davi captura Jerusalém, a qual ele a transforma em sede do governo (vs. 6-10). Essa vitória pertence à presença de Deus como Rei; assim, a grandeza de Davi vem como um presente da parte do Senhor dos exércitos. A lição é que Deus, na condição de soberano e divino governante, tem todos os exércitos do Céu à Sua disposição.

3. Hirão de Tiro reconhece o poder de Davi, ao construir-lhe uma casa, ou palácio (vs. 11-12). O reconhecimento e amizade deste rei com Davi revela que no reino do Rei dos reis não haverá disputas. Então, aqui no mundo, os que pertencem ao reino de Deus lutam pela paz e estabelecem amizades entre os Seus súditos.

4. Deus é quem dirige as guerras de Davi contra os filisteus, assegurando assim, a vitória sobre seus inimigos (vs. 17-25). Na guerra do armagedom os súditos do Filho de Deus estarão envolvidos, mas quem estará guerreando por eles é Cristo, Aquele que derrotou as forças do mal na cruz. Para que a vitória total seja realidade em tua vida, desde hoje é preciso submeter-se inteiramente à vontade de Deus descrita na Bíblia! Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...