segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Projeto RPSP 2 Samuel 20


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias
Hoje vamos ler:  2 Samuel 20--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/20


Até agora nós aprendemos muito sobre o historia da vida de Davi. Pouco depois da morte de Davi ele selecionou peças que os escribas escreveram em relatos isolados e agendas diárias. Os escribas do palácio e os escribas militares que acompanhavam Joabe forneceram algumas dessas fontes. (Esta pesquisa sobre fontes é o que Lucas fez quando escreveu o seu evangelho, Luc 1:1-3). Precisamos, entretanto, nos lembrar que o Espírito Santo é o editor e ele supervisionou que o historiador não se concentrasse apenas romanticamente em Davi como grande estrategista ou apenas sobre as boas ações do rei. O Espírito Santo relatou os fatos com realismo, sem omitir as más escolhas feitas por Davi.

O capítulo começa com uma mini rebelião liderada por Seba, que tirou os homens de Israel da posição de apoiadores de Davi, por suas costas. O Espírito Santo e o escriba usaram a palavra Belial para descrevê-lo, o que significa, literalmente, "não vale a pena" (v. 1). Davi voltou para sua casa em Jerusalém, tomou as dez mulheres, suas concubinas cerimoniais ​​de cada tribo de Israel, trancou-as e nunca mais esteve com elas. Elas viveram, a partir dali, como viúvas. Normalmente, estas mulheres de casamentos cerimoniais eram fontes de informação sobre as notícias do palácio para cada tribo de onde vinham. A vida familiar do rei já era um caos e sua situação deteriorou-se ainda mais.

Davi queria sufocar rapidamente a rebelião de Seba antes que ela pudesse se espalhar. Então ele passou por cima de Joabe, seu próprio general, perdoou a Amasa, o ex-general de Absalão e lhe pediu para reunir os homens de Judá e ir atrás de Seba. Mas por alguma razão, Amasa se atrasou (2 Samuel 20:5). Joabe estava irado por Davi ter sido desconsiderado e seu jovem sobrinho ter sido colocado no seu cargo. Quando eles se encontraram em Gibeão, Joabe, como um Judas Iscariotes, deu um passo à frente, beijou Amasa e, enquanto fazia isso, empurrou a espada através de seu estômago (v. 10). Como o corpo de Amasa jazia sangrando no meio da estrada, os homens de Joabe paravam para olhar. Em seguida, um jovem leal a Davi, convocou o povo ao movimento. Então os guerreiros seguiram Joabe e o corpo de Amasa foi removido. O Espírito Santo quer que vejamos os resultados do pecado e as falhas de uma ação política errada.

Joabe e seus homens seguiram em frente e chegaram à cidade de Israel onde Seba estava escondido, Abel de Bete-Maaca. Eles estavam prestes a derrubar as paredes quando uma sábia mulher sábia. Ela disse que destruir aquela cidade era como destruir uma das mães de Israel e fazer isso seria destruir a herança do Senhor (v. 19). Joabe ouviu a mulher e defendeu-se que ele não queria derrubar ou destruir a cidade, mas apenas queria Seba. Se ele fosse entregue, Joabe iria embora. Então a mulher voltou para o interior da cidade, eles cortaram a cabeça de Seba e a jogaram por cima do muro. Tempos terríveis estes, por conta da lealdade à monarquia, um sistema escolhido pelo povo israelita, apesar de terem sido avisados das consequências de assim fazê-lo, nos dias de Saul (1Sm 8:11-18), pelo profeta Samuel. Após a morte de Seba, os homens voltaram para casa e Joabe voltou para Jerusalém.

O salário do pecado é a morte. Praticamente cada história bíblica tem algo deste aviso para compartilhar conosco. Não podemos deixar de concordar com Samuel, que a monarquia não é um sistema ideal e, em essência, nenhum sistema será satisfatório enquanto vivermos neste mundo de Satanás e de pecado.

Querido Deus
Sua Palavra é a verdade e Tu és o nosso Rei dos Reis. Nossa adoração a Ti está acima de nossa lealdade a qualquer outro governante político ou religioso. Dê-nos a sabedoria para observar os Seus princípios mesmos que os céus caiam. E que, em tempos de confusão, possamos falar com sabedoria.
Em nome de Jesus.
Amém

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...