sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 samuel 17


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias
Hoje vamos ler:  2 Samuel 17--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/17



Os fatos do capítulo de hoje ocorreram em um tempo em que as pessoas colocavam o conselho de um homem em posição de igualdade com a palavra de Deus (2Sm 16:23). Quando Aitofel falava, as pessoas sempre pensavam que isto era um bom conselho (versículo 14), e foi dessa maneira que Absalão e todos os anciãos de Israel pensaram. Este capítulo contém vários eventos que chocam. O primeiro deles é o conselho do ex-assessor de rei Davi para que Absalão mate o rei (v. 2)! O segundo evento chocante é que este decreto de morte ao rei agradou tanto a Absalão quanto aos anciãos (v. 4). Anciãos são normalmente pessoas experientes. Surpreende como estava prejudicado o seu julgamento que se esperava sóbrio e sensato.

Assim como acontece com as ditaduras também acontece com as monarquias, ou seja, opositores e partidos de oposição não são tolerados. Essas pessoas devem ser mortas, mesmo que isso signifique matar o próprio pai, como no caso de Davi. Mas Davi tinha uma rede de espionagem montada por ele, baseada na permanência de Husai no palácio. Ele deveria obter informações e repassá-las aos sacerdotes Zadoque e Abiatar, que enviariam estas informações através de uma criada aos seus filhos, Jônatas e Aimaás. Eles as levariam a Davi (versos 15-18).

Husai foi então chamado por Absalão para ouvir se o plano de Aitofel era bom ou não. Husai discordou publicamente, destacando que Davi era um general guerreiro experiente e que o plano não funcionaria. Agora vem o terceiro evento surpreendente: Absalão e os homens de Israel, de forma imprevisível, acharam tão razoável o discurso de Husai, que mudaram sua forma de pensar e apoiaram Husai, o homem leal de Davi, contra Aitofel, o rebelde contra Davi. Neste ponto a superstição influenciou no julgamento, pois julgaram que os "bons conselhos" de Aitofel haviam sido ordenados pelo Senhor para trazer desgraça a Absalão. Para se opor ao conselho do Senhor (na visão deles), eles decidem seguir Husai e não Aitofel (v. 14).

Jônatas e Aimaás arriscaram suas vidas para avisar a Davi que ele deveria fugir e atravessar o rio Jordão. Davi e o povo de Israel que estava com ele se levantaram de noite e cruzaram o Jordão. Ao amanhecer estavam todos do outro lado (v. 22). O próximo evento chocante foi a reação de Aitofel quando ele viu que o povo não seguiu seu conselho. Ele tinha o peso da contrariedade (por seu conselho não ter sido seguido) e da condenação (consequência da vitória certa de Davi) em seus ombros e sofreu, assim, o resultado final de sua personalidade manipuladora e dominadora. Assim, ele cometeu suicídio (v. 23) (Note que suicídios não resolvem os problemas; apenas trazem choro e meses e anos de tristeza para aqueles que conheciam a pessoa).

Por fim, ficamos chocados ao saber que Absalão escolheu como general do seu exército a Amasa, que era sobrinho de Joabe, o general do exército de Davi.

Querido Deus
Nós, também, ficamos chocados, de tempos em tempos, por aqueles que nos rodeiam. Quando olhamos para dentro de nós mesmos, oramos para que retires de nós o espírito de manipulação, de controle sobre outros, de violência, do assassinato do espírito de livre escolha de outros. Mantenha nossos olhos sempre fixos em Ti, para que não confundamos os nossos julgamentos, que podem levar outros a ficarem chocados com nossos atos. Em nome de Jesus nós oramos, Amém.
Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...