sexta-feira, 22 de março de 2024

Lamentações 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Lamentações 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


LAMENTAÇÕES 2 – É interessante que o Livro de Lamentações “inteiro foi escrito em poesias muito bem construídas”. O livro “contém composições de acrósticos com base nas 22 letras do alfabeto hebraico. Os capítulos 1, 2 e 4 contêm 22 versículos cada, e cada um começa com uma letra diferente do alfabeto hebraico, em ordem alfabética. O capítulo 3 contém 66 versos. Os três primeiros começam com álef, a primeira letra do alfabeto hebraico, os próximos três versículos com a segunda letra, Beth, e assim por diante. O último capítulo contém 22 versículos, mas não é um acróstico” destaca Rodrigo Silva.

Isso implica que:

• O sofrimento humano é complexo e multifacetado, e a forma como é expresso artisticamente no livro de Lamentações auxilia na transmissão organizada dessa complexidade.

• A organização cuidadosa de Lamentações revela o caminho para encontrar ordem e propósito em meio ao caos e diante das circunstâncias mais desesperadoras.

• A ordem e simetria da estrutura poética são símbolos da fidelidade divina e do compromisso com Deus em trazer ordem e redenção mesmo nas situações mais caóticas.

Os judeus cativos precisavam saber que foi o próprio Deus que castigou Jerusalém (Lamentações 2:1-10) – o caos que assolou Jerusalém não foi má sorte, nem mero acidente, foi causado por Deus devido aos pecados de Seu povo –, para que entendessem que, a restauração viria caso houvesse arrependimento dos seus pecados, exclusivamente pela atuação de Deus (Lamentações 2:11-22).

Portanto, Lamentações 2:1-22...

• Convida-nos a refletir sobre a natureza do sofrimento humano e a maneira como lidamos com ele. Assim como o povo de Judá enfrentou dificuldades, nós também passamos por momentos de dor e desespero; e, todo o Livro mostra-nos a importância de expressar nossas lamentações diante de Deus.

• Além disso, o texto lembra-nos da seriedade do pecado e das consequências que ele pode acarretar, tanto individualmente quanto coletivamente. Nossas escolhas erradas nos afetam e afetam às pessoas ao nosso redor, inevitavelmente.

• Finalmente, Lamentações 2 nos desafia a manter nossa confiança na fidelidade de Deus, mesmo quando enfrentamos adversidades aparentemente insuperáveis. Por isso, nossa resposta diante do sofrimento não deve ser apenas reclamação e lamento, deve ser voltada para a busca da reconciliação com Ele através do arrependimento.

É bem certo que precisamos dessa mensagem hoje... Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...