quarta-feira, 27 de março de 2024

Ezequiel 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ezequiel 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EZEQUIEL 2 – O importante Livro de Ezequiel foi escrito por um importante servo de Deus.

Ezequiel, nascido na Babilônia, era sacerdote fiel, filho do sacerdote Buzi, da terra de Israel (Ezequiel 1:1-3). Seu ministério profético teve início enquanto estava exilado entre os judeus levados ao cativeiro babilônico, no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês. Sua primeira visão foi da glória de Deus, os Céus se abriram quando estava junto ao Rio Quebar (Ezequiel 1:4-27). Após a visão, o sacerdote profeta caiu com o rosto em terra e ouviu uma voz que falava com ele (Ezequiel 1:28).

Aquela voz o instruiu a levantar-se, pois o Senhor lhe falaria. Na verdade, ele foi colocado em pé quando o Espírito entrou nele; a partir daí Ezequiel passou a ouvir a voz que lhe disse para ir até os filhos de Israel para falar-lhes as palavras que Deus lhe daria para falar (Ezequiel 2:1-9).

O mensageiro deveria transmitir fielmente as palavras de advertência do Senhor ao povo de Israel, mesmo que este fosse rebelde e teimoso (Ezequiel 2:3-7). Ezequiel foi alertado de que o povo seria resistente à sua mensagem, mas ele deveria proclamá-la mesmo assim, sem temer suas línguas obstinadas; pois, o próprio Deus o fortaleceria e o capacitaria para cumprir essa dura e desafiante missão. O profeta deveria apenas ser submisso e obediente a Deus (Ezequiel 2:8) sem preocupar-se com os resultados.

Há uma aparente contradição nessa missão dada por Deus a Ezequiel em relação à missão da Palavra de Deus em Isaías 55:11 – ela não voltará vazia, pois fará o que Deus deseja através de Sua Palavra e atingirá o propósito pela qual a enviar.

• Ao refletir mais profundamente, é nítido que não existe contradição no texto, apenas numa compreensão meramente superficial. Observe Deus não disse que todos aceitariam miraculosamente Sua Palavra através de Ezequiel. O propósito de Deus é que as pessoas soubessem que Ele enviou Seu profeta para estar entre elas (Ezequiel 2:5).

• E, se Deus sabe que não vai ter adeptos, por que envia mesmo assim Sua Palavra? Primeiro, porque Ele não quer perder ninguém – oferece oportunidade a todos; mas, Ele também não quer que ninguém tenha desculpas por sua perdição.

Evangelizar implica mais que conversão, significa oportunizar a salvação! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...