sexta-feira, 15 de março de 2024

Jeremias 47 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 47
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 47 – Neste curto capítulo, o profeta Jeremias descreve a profecia de julgamento de Deus sobre os filisteus, um povo antigo que habitava a região costeira do Mediterrâneo Oriental. Em sua mensagem, o representante de Deus alertou sobre a iminente devastação que se abateria sobre os filisteus, trazendo consigo um turbilhão de destruição e desolação.

• Mas, o que torna este relato antigo tão relevante para os tempos modernos?

Uma das verdades que sobressai é que Deus é soberano sobre todos os poderes deste mundo. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele não Se curva aos caprichos dos poderosos, mas sim traz justiça e julgamento sobre aqueles que abusam de sua autoridade.

Deus é o Criador e Proprietário do Universo e do Planeta Terra. Ele governa sobre tudo e sobre todos. Interessante que no livro de Levítico, há instruções relacionadas à santidade da Terra e à contaminação dela devido às práticas abomináveis de seus habitantes. Em Levítico 18, Deus dá uma série de proibições relacionadas à imoralidade sexual, e adverte sobre como a terra pode ser contaminada pelas práticas ímpias de seus habitantes (Levítico 18:24-27).

Ali, Deus explica que lançou fora as nações de Canaã devido às suas abominações. Depois disso, Deus dirigiu-Se a Seu povo:

• “E se vocês contaminarem a terra, ela os vomitará, como vomitou os povos que ali estavam antes de vocês” (Levítico 18:28).
• “Obedeçam a todos os meus decretos e leis e pratiquem-nos, para que a terra onde os estou levando para nela habitar não os vomite. Não sigam os costumes dos povos que vou expulsar diante de vocês. Por terem feito todas essas coisas, causaram-Me repugnância. Mas a vocês prometi que herdarão a terra deles; eu a darei a vocês como herança, terra onde mana leite e mel com fartura...” (Levítico 20:22-24).

Isso explica por que os judeus da época de Jeremias perderam a terra e os filisteus receberam uma mensagem tão forte de destruição.

• Nenhum povo está isento de prestar contas por Suas ações.
• Todos comparecerão perante o Tribunal de Cristo.
• Nenhum indivíduo, instituição ou nação está acima do Legislador do Universo.

Jeremias 47 é um alerta para que as nações façam mudanças políticas e incorporem valores éticos em suas ações e decisões! Oremos pelos governantes! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...