quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Como Reagir Diante dos Inimigos

 A SÓS COM JESUS


29 de setembro

      Como Reagir Diante dos Inimigos

    Guia-me na Tua verdade e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo dia. Salmo 25:5.

   Ao escrever O Salmo 25 encontramos Davi perseguido e acusado de algo que não cometera: apoderar-se ilicitamente do trono de Saul. Mas Davi nunca se revelou tão generoso, humilde e perdoador, como nos momentos de tribulação e perseguição.

   O salmista tinha um filho rebelde, tentando arrebatar-lhe o trono. Gente como Ziba, o moço de Mefibosete, tentando enganá-lo (II Samuel 16) e Simei, jogando pedras e amaldiçoando o rei sem motivo. Alguma vez você já se sentiu perseguido, acusado de algo que não fez, e massacrado por gente emocionalmente desequilibrada? Como reagem os discípulos de Jesus nessas circunstâncias?

   A oração de Davi é: “Guia-me na Tua verdade e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo dia.”

   Precisamos suplicar a Deus que nos ensine como reagir diante de inimigos gratuitos. E no verso de hoje o salmista nos diz que a única maneira de reagir diante da perseguição gratuita é ser guiado na verdade. O que é a verdade? “Eu sou a verdade”, disse Jesus. O que significa então, andar na verdade? Você percebe que tudo na Bíblia acaba em Jesus? Não existe maneira de sair ileso dos perigos, da perseguição e das ofensas se não vivermos uma vida de comunhão diária com Jesus. E dEle que vem a nossa salvação, é por Ele que temos que esperar o dia todo.

   Quando Davi e seus homens estavam chegando perto do Jordão, ao passarem por uma pequena cidade chamada Baurim, apareceu Simei, um descendente de Saul, um homem que tinha abrigado em seu coração o veneno da amargura. A amargura virou ódio e o ódio levou-o à esquizofrenia. Quando viu a Davi, começou a apedrejá-lo e a gritar: “Sai, sai homem sanguinário, homem de Belial! O Senhor te deu agora a paga de todo o sangue da casa de Saul, em cujo lugar tens reinado.” II Samuel 16:7 e 8.

   O rei, que aprendera com lágrimas a depender diariamente de Deus, olhou com amor àquele pobre homem. O desequilíbrio emocional levava o coitado à pensar que estava defendendo a Deus, jogando impropérios sobre Davi. Abisai, um dos homens do rei não conseguia suportar mais essa situação e disse: “Por que esse cão morto amaldiçoará a meu Senhor? Deixa-me passar e tirar-lhe a cabeça.” Mas Davi vivia com a Pessoa-Verdade. O dia todo, ele buscava a Deus e dependia dEle e o caráter do Pai era reproduzido cada dia mais e mais em sua vida. “Deixa-o”, foi a sua resposta, “que amaldiçoe.”

   Como vai sua comunhão diária com Jesus? Já experimentou em sua vida a paz que o coração sente quando os impropérios do inimigo não machucam mais? Já aprendeu na escola de Cristo a responder uma carta ofensiva com amor? Já aprendeu a olhar carinhosamente às pessoas que o perseguem sem ao menos saber por quê? Que Deus lhe dê essa aptidão.
     
MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/AhcDm5tE5Oo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...