quarta-feira, 5 de abril de 2017

Provérbios 6 Comentário Pr Heber Toth Armí

Provérbios 6
Comentário Pr Heber Toth Armí

Existem quatro atitudes que destroem nossa vida. A sabedoria nos informa e nos ajuda a ter discernimento para não causar os próprios problemas ou mesmo causar problemas aos outros.

1. Fique longe das dívidas antes que elas te afastem da felicidade. Quem aceita ser fiador das dívidas alheias corre grande perigo de perder amizades, além de prejudicar ainda mais a quem está arruinando-se por causa de irresponsabilidade financeira. O fiador sofre as consequências de contas não pagas! (vs. 1-5).

2. Deve-se acabar com a preguiça antes que ela acabe contigo. A preguiça destrói a proatividade, a criatividade e o bom desempenho. A sabedoria das formigas desafia ao preguiçoso que crê que sábio mesmo é não fazer nada. Preguiçosos têm dificuldades para ir a dormir; depois, têm dificuldades para levantar. Para ele, cada oportunidade é vista como dificuldade; consequentemente, seu fim será uma fatalidade (vs. 6-11).

3. Destrua teu mau-caráter antes que ele arruíne totalmente tua vida. Às vezes culpamos aos outros por nossos próprios erros. Nossas palavras, gestos, palpites, astúcias, fofocas, incitam confusões. Deus odeia seis coisas, mas há uma que Ele odeia mais (vs. 12-19):

a) Arrogância;
b) Mentiras;
c) Assassinos de inocentes;
d) Estrategistas de maldades;
e) Impiedade;
f) Falsidade;
g) O que provoca brigas e discórdias – esta é a pior, a que mais suscita ódio no coração de Deus!

4. O adultério é uma bomba que arrebenta com muitas vidas – fique bem longe dele. Para que teu casamento não termine em divórcio aplique sabedoria na escolha do(a) namorado(a). Não namore pessoas devassas, levianas, sedutoras, maliciosas. Escolha bem para não ter inveja do cônjuge de ninguém, nem fiques desejando quem não é teu cônjuge. Antes de casar coloque na mente que, casamento que não for para toda a vida arruinará para sempre tua felicidade e alegria (vs. 20-35).

A idiotice e a ignorância impedem os jovens de perceberem quanta loucura existe em certas atitudes. Ser fiador, deixar-se dominar pela preguiça, possuir um mau-caráter, e trair o cônjuge, são ações que minam nossa alegria de viver.

Dívidas, preguiça, mau-caráter e traição prendem e escravizam nosso coração. Portanto, quanto mais cedo na vida aprendermos os ensinamentos providos por Deus, melhor viveremos a vida terrestre preparando-se para a vida celeste! (vs. 20-23).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...