domingo, 30 de abril de 2017

Provérbios 31 Comentário Pr Heber Toth Armí

Provérbios 31
Comentário Pr Heber Toth Armí

Certamente não foram apenas judeus que escreveram as palavras de Deus. Outra coisa, Deus nunca menosprezou mulheres, pelo contrário, na Bíblia ela sempre é valorizada pelo Criador.

Este capítulo em foco “desdobra-se em duas partes, ambas são declarações da mãe de Lemuel. O fato de que Lemuel e sua mãe provavelmente não sejam israelitas demonstra não somente a natureza universal da natureza do movimento da sabedoria, mas também a aceitação da sabedoria bíblica fora de Israel”, explica o teólogo Paulo R. House.

Desta forma, o próprio livro de Provérbios prova que suas aplicações servem para todos nós ainda hoje. Todos eles são aplicáveis universalmente, inclusive estes:

1. Pessoas sábias fogem da devassidão e da lascívia. A falta de sabedoria na escolha do cônjuge é a perdição inclusive de reis e rainhas (vs. 1-3).

2. Ainda que bebidas alcoólicas tenham alguma utilidade, os sábios não devem prejudicar sua capacidade de liderar, administrar, julgar e decidir ingerindo álcool (vs. 4-7).

3. Os reis e governadores, os políticos em geral, têm a obrigação de defender aos desamparados e prestar auxílio aos necessitados, nada deve fazê-los desviar-se destas responsabilidades – o constituiria loucura (vs. 8-9).

Mulheres e homens, gentios e judeus, podem ser igualmente sábios. Reflita nesta declaração do Dr. House:

“O livro é concluído com uma extensa definição de uma boa esposa (31:10). A mãe de Lemuel inclui toda característica de uma mulher honrada que poderia possivelmente contrastar com a característica da mulher má em outra parte do livro (7:6-27). Essa esposa trabalha incansável, efetiva e valentemente (31:10-24). Ela fala palavras sábias e tem força e dignidade (31:25-26). A mãe de Lemuel a elogia com o louvor mais alto que o livro oferece: ela teme o Senhor (31:27-31). Mais uma vez é a relação com Yahweh que conduz à vida sábia. Esse princípio é verdade para homens e mulheres, israelitas e gentios”.

Agur, Lemuel e sua mãe são provas reais de que a sabedoria está acessível inclusive aos não judeus, sejam homens ou mulheres. Rute, a Sulamita de Cântico dos cânticos, Abigail e Maria, mãe de Jesus, são exemplos de mulheres sábias.

Já que todos podem ser sábios... por que não...

• ...livrarmo-nos de vez da loucura?
• ...obtermos sabedoria?
• ...seguirmos diariamente os passos indicados em Provérbios?

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...