terça-feira, 4 de abril de 2017

Provérbios 5 Comentário Pr. Heber Toth Armí

Provérbios 5
Comentário Pr. Heber Toth Armí

O casamento é um ato de sabedoria tanto quanto o adultério é um ato de loucura. Deus criou o casamento, entretanto o diabo inventou o divórcio. A vida de muita gente é uma loucura desgraçada, simplesmente por desprezar às sábias instruções divinas!

Salomão fala “de homem pra homem”, discursa francamente a seus filhos (e aos jovens de hoje também). Neste capítulo ele escancara contra a infidelidade sexual.

O texto é iniciado com uma “introdutória típica do destinatário com o pedido por atenção (5.1-2), acompanhado das razões motivadoras (vs. 3-6). O corpo principal mostra a insensatez do adultério (vs. 7-14) e a sabedoria da atividade sexual dentro do casamento (vs. 15-20). A palestra termina com uma predição sombria acerca das consequências fatais de se pecar contra Deus e rejeitar a instrução do pai (vs. 21-23)” – sintetiza Bruce K. Waltke.

Sexo é bênção de Deus no casamento, fora é uma maldição. O pai que deseja o bem do filho ensina o que Salomão ensinou aos seus filhos em Provérbios 5.

• Viver a sabedoria revelada por Deus e ensinada pelos pais piedosos preserva do sofrimento dos males indesejados (vs. 1-2).

• Ainda que palavras dos pais piedosos, sejam duras, difíceis de engolir, e contra nossos desejos, o resultado final é incomparável em relação às palavras dóceis e sedutoras das mulheres que não têm “ideia do que é a vida de verdade, nem de quem ela é, nem para onde está indo” (vs. 3-6).

• Quem rejeita aos princípios revelados pelo Pai Celestial desperdiçará completamente sua curta existência, depois lamentará os conselhos sábios ignorados – quanta insensatez; ser sábio é fugir das tentações do pecado e das seduções do diabo para ser feliz de verdade (vs. 7-14).

• O prazer sexual é essencial à vida conjugal – deve ser profusamente aproveitado. A fidelidade deve ser preservada, e jamais destruir-se com alguns supostos momentos com distração sexual, afogando-se nos engodos da prostituição (vs. 15-20).

• O pecado contra o corpo é um ato contra o Criador. Ele levará a juízo, portanto, viva com sabedoria (vs. 21-23; I Coríntios 6:15-20; 3:16-17).

“Mulher da vida” leva à morte; é melhor curtir a vida com a esposa! Quantas lágrimas evitaríamos se vivêssemos mais os princípios de sabedoria celestiais!

Há vida plena nos planos divinos! Vamos vivê-los? – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...