domingo, 30 de dezembro de 2012

Projeto RPSP- I Samuel 22


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 22
Leia ou ouça o capítulo de hoje: em http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/22

Neste capítulo, contemplamos os resultados do fracasso de Davi em não confiar totalmente no Senhor (1Sm 21:2) face à sistemática perseguição de Saul. Reunindo a corte em sua casa, Gibeá, Saul lança suspeitas de que seus próprios oficiais estejam dando cobertura para Davi. Neste momento, Doegue, o edomita, chefe dos pastores de Saul, conta a ele que viu o sacerdote Aimeleque dar a Davi pão e a espada de Golias.

Imaginando ver conspiradores mesmo entre os sacerdotes, Saul convocou a Aimeleque e toda a sua família. Os sacerdotes, é claro, não tinham idéia do porquê Saul queria vê-los. Nos versículos 14 e 15 temos a defesa razoável de Aimeleque em favor de Davi, mas Saul estava fora do alcance da razão. Ele ordenou que seus oficiais matassem os sacerdotes, e quando eles se recusaram ordenou que Doegue o fizesse. Então Doegue assassinou 85 sacerdotes. Toda a população da pequena cidade de Nobe foi, então, massacrada. Apenas um dos filhos de Aimeleque, Abiatar, sobreviveu.

A Bíblia não retrata Davi com um halo de perfeição. Ela mostra as coisas como realmente são, para o nosso próprio proveito. O erro de Davi levou à morte de todos os sacerdotes, assim como as pessoas da vila. Se tão apenas ele tivesse sido totalmente honesto com Aimeleque, quanta amargura poderia ter sido evitada!  Que arrependimento Davi deve ter sentido!
As palavras, "se tão apenas" ou: "eu poderia ter feito diferente!", podem ser muito tristes, às vezes. Porém o Senhor não abandonou Davi, como lemos a seguir.

A história de Davi é um testemunho vivo da misericórdia de Deus. Aquele que fere outros pelos seus erros pode ser perdoado e restaurado, se ele se arrepender e renovar sua confiança no Senhor.

Ralph Neall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...