terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Projeto RPSP 1 Samuel 3


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 3
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/3
Texto de hoje do http://revivedbyhisword.org/en/bible/rth/3/

As palavras de Cristo: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito" (Lucas 16:10), foram exemplificadas na vida do menino Samuel. Quantas vezes o idoso Eli pediu para Samuel ajudá-lo não sabemos, mas estava se tornando uma ocorrência normal. Uma das tarefas diárias de Samuel era abrir e fechar as portas do santuário.

Eli sabia que seus filhos estavam violando as leis do sacerdócio e conversou com eles a respeito. Então Deus novamente deu uma mensagem de advertência para Eli, desta vez através de Samuel, que ainda não era uma pessoa adulta! Mensagens de advertência para Eli foram dadas repetidamente a Samuel como um teste de fidelidade. O sacerdócio passou da família de Arão para o jovem profeta Samuel, o qual transmitiu fielmente as mensagens de Deus a Eli. Um profeta não guarda em segredo a mensagem que Deus lhe dá. Ele deve compartilhar a mensagem com aqueles a quem ela se destina. A frase inicial do capítulo quatro, "E a palavra de Samuel espalhou-se por todo o Israel" deveria estar no final do capítulo três. O Senhor queria que a mensagem do juízo prestes a vir sobre Eli e seus filhos servisse de advertência para todo Israel a fim de que eles se voltassem para Ele.

Eli aceitou a repreensão divina, mas não tomou as medidas necessárias. Que final trágico para o idoso sacerdote. Em seus 40 anos como líder de Israel as únicas menções positivas a seu respeito foram as palavras ditas a Ana e o seu cuidado para com Samuel. Ele amava Samuel, referia-se a ele como "meu filho." Ele, sem dúvida, queria que seus filhos tivessem sido como Samuel.

Apenas desejar não faz as coisas acontecerem. Imaginar fazer grandes coisas para Deus não realiza nada a não ser que a fé nos conduza à ação. É preciso tomar posse das promessas de Deus e pela fé agir a favor dEle.

David Manzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...