segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Projeto RPSP- Josué 23


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Josué 23
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/js/23
Comentários do Pr Heber Toth Armí 

Depois de cumprir suas obrigações, o servo do Senhor transmite orientações àqueles que continuarão após sua despedida desta vida. Chegando ao fim de seu ministério público, Josué fez um sermão de despedida exortando o povo de Deus a jamais se aliar com as nações pagãs que ainda permaneciam na terra; na verdade, com o tempo, estas nações deveriam ser eliminadas para sempre. A mensagem é clara, Deus não quer Seu amado povo amando o mundo, se envolvendo com ele e aderindo suas práticas pecaminosas. Você está alerta a essa mensagem? As palavras de Josué, inspiradas por Deus, é a mensagem de amor de Deus a você que hoje está lendo Josué 23.

Em seu sermão de despedida, Josué, o grande líder espiritual e militar do povo de Deus, advertiu o povo e concluiu com um forte apelo (Josué 23). E Josué é bom em apelo. Depois de destacar a bondade e a fidelidade de Deus (vs. 3-5), depois de exortar sobre a obediência à lei de Moisés - Pentateuco (vs. 6-11), depois de alertar sobre a ruína que lhes sobreviria, caso não se mantivessem afastados dos pagãos e suas práticas idólatras (vs. 12-13), depois, de tudo isso Josué fez um tremendo apelo (vs. 14-16). O apelo originava do conhecido e passava para o desconhecido: Ao ser fiel o povo foi abençoado ricamente por Deus, porém, caso desobedecesse e se apostatasse as bênçãos seriam substituídas por aflições e maldições. Esse sermão é para a igreja do século XXI que vive num contexto puramente secular. Josué ainda fala! Ouça com atenção!

Amor é compromisso. Na falta de amor, faltará compromisso. Assim, o amor é visível no relacionamento sério e comprometido. Com as pessoas funcionam assim, com os casais funcionam assim e, com Deus não seria diferente. Aprendemos com Josué 23 que somente a renovação do compromisso com Deus é que estaremos à altura de uma divindade que não tem limites físicos e temporais. Somente uma consagração contínua a um relacionamento íntimo e exclusivo com Deus permitirá que evitemos a mistura da fé com as práticas seculares e pagãs representada pela cultura dos cananeus no contexto de Josué. Em suma, ou rejeitamos à cultura pecaminosa ou rejeitamos a Deus e Seu plano de nos abençoar. Ou temos intimidade com o pecado ou temos intimidade com Deus.

Hoje, agora, renove seu amor por Deus, fuja do pecado e tenha um dia repleto de bênçãos! Deus é fiel e te ama, e quanto a você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...