domingo, 4 de novembro de 2012

Projeto RPSP - Josué 16


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Josué 16
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/js/16

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/16/):

Caleb confia na Promessa de Deus

Como vimos no capítulo anterior e agora, em Josué 16, Josué e Calebe foram os únicos que restaram de todos os adultos que escaparam do Egito, atravessaram o Mar Vermelho e vaguearam pelo deserto com Israel por 40 anos. Josué concedeu Hebrom a Calebe, a cidade que tanto havia aterrorizado os espias por conta dos gigantes anaquins que ali viviam, 45 anos atrás. Confiando no Senhor, o idoso mas vigoroso Caleb, de 85 anos de idade, expulsou os anaquins e depois marchou contra Quiriate-Sefer. Otniel, seu sobrinho, tomou a cidade e reivindicou Acsa, a filha de Calebe como recompensa.

Infelizmente muitos outros em Israel não tiveram a mesma fé de Calebe. Os membros da tribo de Judá (judaítas) não conseguiram desalojar os jebuseus de Jerusalém, e 16:10 relata que os efraimitas não desalojaram os cananeus. “Ao permitirem os estrangeiros permanecerem no meio deles, os efraimitas se expuseram a um perigo espiritual. A história posterior da tribo mostra que ela caiu tão completamente na idolatria que Deus, por intermédio de um profeta, declarou: ‘Efraim está entregue aos ídolos: é deixá-lo’ Os 4:17).” (CBASD, Vol. 2, p. 260). Nos capítulos que se seguem, lemos que os manassitas não foram capazes de ocupar algumas de suas cidades, porque os cananeus "estavam decididos a viver naquela região" (17:12 NVI), e os danitas tiveram muita dificuldade em tomar posse de seu território.

Se eles tivessem tido fé e se esforçado, o Senhor lhes teria dado a vitória como deu a Calebe. Deste modo foi preparado o caminho para a apostasia futura.

E o que dizer a nosso respeito? Teremos fé e coragem suficientes para expulsar de nossa vida tudo aquilo que desagrada a Deus e dificulta a nossa plena posse da promessa de Deus? Se nos apegarmos ao Senhor a nossa vitória será certa, assim como aconteceu com Calebe.

Ralph Neall
Professor aposentado e missionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...