Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 58
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
Há um Deus no Céu que conhece o coração e as ações de todos; conhece a bondade e a maldade, a justiça e a injustiça, o bem e o mal…
Além disso, os grandes e soberanos na Terra que pensam que não serão pegos, ou por estarem na ponta da liderança nacional ou mundial, ninguém fará nada diante de suas corrupções e perversidades, é bom observar que o Salmo em questão aborda esse assunto.
1. O maioral da política nacional ou mundial precisa saber que existe um Juiz Universal que fará justiça sobre toda injustiça cometida por quem quer que seja.
2. Os presidentes de todo órgão governamental, de sistemas administrativos mundiais ou redes institucionais ou empresariais precisam saber que há um Deus que preza pela moral da humanidade e pedirá contas de todas as tramoias e esquemas fraudulentos praticados.
3. Os multimilionários, os democratas e líderes da economia mundial, e também os donos de empresas de tráfico de crianças, adolescentes, mulheres e homens, sem se esquecer dos líderes truculentos do império das drogas… todos precisam saber que terão de prestar contas diante do santo e justo Juiz do Universo.
Oficiais de justiça, Juiz de direito, empresários, bancários, etc. todos os poderosos do mundo terão de responder por seus atos. Ninguém está livre disso. Manipular a justiça, subornar ou aceitar suborno, fazer acepção de pessoas, corromper-se, praticar imoralidades, explorar os mais simples, liderar a igreja indiferente aos princípios bíblicos, etc. será investigado no grande tribunal celestial.
Saul havia colocado bajuladores que satisfaziam seus caprichos corruptos em cargos de autoridade na administração política do povo de Deus. A corrupção corria solta, o desprezo à legislação divina estava em alta e a moralidade em baixa. Nesse contexto que Davi escreve este Salmo, o qual Warren W. Wiersbe o separa em três partes:
• Acusação – o desrespeito às leis (vs. 1-5);
• Condenação – o desrespeito às leis é punido (vs. 6-8);
• Justificação – a retidão é louvada (vs. 9-11).
Aqueles que, agora “suspiram e gemem, por causa de todas as abominações” (Ezequiel 9:4), logo se alegrarão quando Deus fizer justiça (Mateus 5:6). As imprecações que revelam insatisfação e incapacidade de fazer alguma coisa, são orações que serão atendidas trazendo satisfação ao coração!
Logo, Deus trará tudo a limpo! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 58
Comentário:Garth Bainbridge
Nós esperamos que os juízes não se corrompam e que os governantes mantenham a lei e a ordem e estabeleçam uma sociedade segura. Mas como dito pelo Barão Acton em 1887, “O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe completamente”.
A história está repleta de atos terríveis de opressão e injustiça. Quando contemplamos, pela imaginação, os corpos de milhões de vítimas massacradas ao longo dos séculos por governantes e juízes corruptos, somos levados a gritar com Davi “Quebra os dentes deles, ó Deus; arranca, Senhor, as presas desses leões!” (v. 6, NVI). Certamente temos o direito de sentir a máxima indignação para com o desumano abuso de poder exercido por eles, e a ansiar pelo dia em que “os ímpios serão varridos” (v. 9) Não sabemos hoje porque Deus não intervêm para evitar tragédias como estas, mas o que sabemos é que um dia todos concordarão: “De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra” (v. 11, NVI).
Mas considere o seguinte: Cada um desses homens, nasceu como um meigo bebê. Como essa aparente inocência transformou-se em algo tão mau? Na verdade, desde o início, o potencial estava lá: “Os ímpios erram o caminho desde o ventre; desviam-se os mentirosos desde que nascem” (v. 3, NVI). A assustadora verdade é que todos nós nascemos com semelhantes tendências para o mal. Como disse um pregador: “Não fosse pela graça de Deus, qualquer um de nós poderia cometer os mesmos pecados”. Se não estamos seguindo os passos dos ímpios, é unicamente graças ao trabalho do Espírito Santo de Deus!
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 57
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
Dificuldades surgem para pessoas boas. Problemas e ameaças incomodam os justos. Tem desafios que enfrentamos simplesmente por fazer a coisa certa. O brilho dos justos incomoda àqueles que preferem as trevas do pecado. Davi e Jesus sofreram inocentemente.
Neste Salmo, “Davi clama por libertação quando o rei [Saul] procurava tirar sua vida” (Bíblia Andrews). Embora Davi só havia feito o bem ao rei, este só queria o mal daquele; contudo, Davi ao clamar a Deus, o faz baseando-se na misericórdia divina, não em algum mérito humano.
“O Salmista não exige livramento, como se tivesse direito de esperá-lo. Pede-o como uma demonstração da misericórdia de Deus, uma bênção imerecida, resultante de Sua bondade. Sem fazer caso do ambiente abafado e escuro onde se encontra, considera-se protegido à sombra das […] asas de Deus, como um pintinho aninhado sob as asas da galinha. Ali permanecerá até que passem as tempestades da vida. Desse lugar privilegiado de proximidade consciente, ele clama ao Deus Altíssimo, confiando de que nada nem ninguém podem impedir o Senhor de realizar Seus propósitos para a vida de Seu povo. Quando a resposta vier dos céus, constituirá livramento para o coração confiante e desonra para aqueles que o oprimem. Será uma demonstração inesquecível da segurança e do amor de Deus” (William MacDonald).
1. A intimidade com Deus gera tranquilidade no coração ao travar uma conversa com o bondoso e poderoso Altíssimo através da oração: “Da sua morada no céu, Ele dá ordens e me salva, humilham aos que me agridem. Deus ama generosamente e confirma Sua palavra” (vs. 1-3).
2. Quem conhece a Deus sabe que pode tirar os olhos dos que devoram com sua língua e ameaças de morte, para fixar no Deus que desarma as armadilhas dos perversos (vs. 4-6).
3. Um coração escondido em Deus levará o indivíduo a cantar, louvar, exaltar e glorificar ao Salvador apesar do “furacão”, “dos leões”, das “flechas” e “armadilhas” (vs. 7-11).
“A oração por auxílio muda o coração do salmista, levando-o do desespero à confiança exultante. Rodeado de pessoas de violência selvagem (57.4), ele pode cantar com alegria a Deus (57.8-9)” (Duane A. Garrett).
A oração tira nossos olhos dos problemas para fixá-los em Deus, nossa salvação! Então, consagremo-nos à oração! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 57
Comentário:Garth Bainbridge
O título do Salmo 57 ”Hino de Davi, quando fugia de Saul, na caverna”, indica que ele segue cronologicamente os acontecimentos do Salmo 56. Em 1 Samuel 22:1 diz-se que: ”Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão” (NVI). Foi, então, que “também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles”(1Sm 22:2 NVI). No entanto, apesar de liderar um grande grupo, em seu coração Davi estava sozinho com seus medos, dúvidas e confusões especialmente sobre como Deus cumpriria o chamado para que ele se tornasse rei. Para todos os efeitos, Saul é quem tinha no momento o comando do seu destino: ele estava no trono e Davi era um mero fugitivo escondido em uma caverna.
Enquanto estava na caverna, Davi escreveu este Salmo e recuperou a coragem com um espírito surpreendentemente positivo de confiança e louvor. Ele declara: ”Eu me refugiarei à sombra das Tuas asas, até que passe o perigo” (v.1b NVI). E enquanto espera que as coisas mudem em seu favor, ele diz: ”Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus, que para comigo cumpre o seu propósito” (v. 2 NVI).
”Caso houvesse muito mais louvor ao Senhor, e muito menos repetição de desânimos, muito mais vitórias seriam obtidas”(Evangelismo, p.499). Não deixe que sua caverna seja a sua sepultura; preencha-a com a luz da presença de Deus, por meio do louvor.
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 56
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
Às vezes precisamos clamar veementemente em prol de socorro devido à opressão de inimigos. Quando a voz, as ações, as iniquidades e o furor destes inimigos nos ameaçam precisamos pedir a intervenção de Deus intensamente.
Ao recorrer a Deus em oração é necessário ser transparente e abrir-Lhe totalmente o coração, expressar a dor, medo de morrer, angústias; contar da vontade de fugir, de descansar e de sumir da situação de confusão e destruição.
Davi foi procurado e perseguido de todos os lados; a tal ponto de ter de escolher entre que tipos de inimigos seria melhor esconder-se. Tristemente, ele teve de optar por ficar entre inimigos de fora do povo de Deus, pois os inimigos dentre o povo de Deus eram piores que os de fora (I Samuel 21).
Davi superou tal perseguição, e deixou-nos o segredo para lidar com oposições medonhas. Observe o Salmo em apreço com atenção e oração. Depois reflita:
Diante dos que querem devorar nossa alma, dos que oprimem o coração do justo, dos que humilham e combatem contra os fieis é preciso colocar a confiança na misericórdia de um Deus que nos dá esperança através de Sua Palavra (vs. 1-4);
Os maus são persistentes, tentam manchar a reputação dos servos de Deus e buscam aliados para tramar seus ataques traiçoeiros, criam oportunidades ou as inventam. Diante destas situações, peça a intervenção direta de Deus em oração (vs. 5-7).
Ainda que os sensíveis servos de Deus perdem o sono e derramam muitas lágrimas por causa dos opositores, os justos sofredores sabem que Deus está atento a cada uma de suas lágrimas e cada sono roubado. Coitado dos opressores (vs. 8-9).
Apesar das situações opressoras pelas ações de opositores e rebeldes revoltados contra os servos de Deus, estes humildes crentes encontram satisfação em Deus e depositam toda sua confiança nEle: “O que podem fazer comigo os simples mortais?” (vs. 10-11).
As libertadoras ações de Deus geram fidelidade nos salvos e, gratidão inunda o coração dos perseguidos, pois Deus ilumina os seus caminhos (vs. 12-13).
O Deus que liberta dos inimigos é o Deus que guia no caminho aos Seus amigos. Vale a pena andar diariamente e intimamente com Deus. Com Ele a vida é um milagre todos os dias! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 56
Comentário:Garth Bainbridge
Em meio à turbulência Davi diz três coisas que nos encorajam e confortam ao sentirmos que o mundo inteiro está contra nós.
Primeiro, ele expressa a sua total confiança em Deus, apesar das circunstâncias contrárias. “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?” (v. 3-4). Ele adiciona, ainda, a estas palavras, sua expressão de confiança pessoal: ”Deus é por mim”.
Em segundo lugar, Davi pede a Deus: “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?” (v. 8). Deus toma nota dos nossos sofrimentos, cada dor que sentimos dói em seu próprio coração. Ele é especialmente tocado pelos sofrimentos de Seus filhos quando atacados por pessoas que se sentem incomodadas simplesmente pela presença de pessoas boas.
A terceira expressão de esperança proferida por Davi é a seguinte: “Pois me livraste da morte e aos meus pés de tropeçar, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos” (v. 13, NVI). Jesus aplicou essas palavras para aqueles que O seguem : “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”(João 8:12, NVI). Não importa o que aconteça com a gente neste mundo onde o sofrimento e o perigo são inevitáveis, e onde a morte parece dar a última palavra, Jesus nos garante que se o seguirmos nós nunca, nunca andaremos em trevas, mas teremos a luz da vida.
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 55
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
O quê fazer quando somos cercados por inimigos? Como agir quando um dos nossos melhores amigos se torna nosso pior inimigo? Como lidar com pessoas de nossa mesma igreja que nos perseguem?
Davi lidou com tudo isso nesse Salmo, sem fazer justiça com as próprias mãos. Temos muito que aprender e aplicar em nossa vida.
• Em meio à aflição devido a relacionamentos difíceis, o melhor caminho é recorrer a Deus em oração (vs. 1-3).
• Diante de fortes ameaças inclusive de morte, é sábio depositar todo medo, angústia e dor aos pés do Deus que atente, socorre e abriga aos aflitos (vs. 4-8).
• Como o juízo divino trará absolvição aos justos e condenação aos ímpios, os servos de Deus anseiam urgentemente pela vinda do juízo universal (vs. 9-11).
• Quando um amigo íntimo que nos conhece bem se levanta contra nós devemos entregá-lo a Deus em oração, tal atitude é bem melhor e mais nobre do que tentar vingança com as próprias mãos (vs. 12-13).
• Às vezes, inimigos surgem de dentro da casa de Deus, de crentes que mantínhamos comunhão – consequentemente devemos orar pelo juízo que começará pela casa de Deus (vs. 14-15); ver I Pedro 4:17).
• Colocar-se nas mãos de Deus, entregar-se sem reservas e depender totalmente de Seu poder para defender-nos nos dá tranquilidade e confiança mesmo em meio a um campo minado de inimigos declarados e disfarçados (vs. 16-21).
• Quando Deus executar Seu juízo os que confiaram e se refugiaram nEle serão protegidos e absolvidos, por outro lado, os fraudulentos e violentos serão condenados (vs. 22-23).
Voz maldosa que ameaça, olhar perverso e cheio de ódio e, línguas que ferem com calúnias podem até intimidar os humildes servos de Deus, mas jamais ao Deus destes pequeninos.
Aqueles que perturbam aos súditos do reino de Deus terão que enfrentar ao Deus que é justo Juiz e está atento a tudo. Jesus toma as dores dos sofredores (Lucas 17:1-2; Mateus 18:6-9). Tenho pena daqueles que creram que, “os que saem da igreja por causa das pessoas nunca entraram lá por causa de Jesus” e com suas atitudes afastaram aos humildes filhinhos de Deus.
O ponto positivo deste salmo é que humildes perante Deus serão protegidos! Os salvos serão absolvidos. Portanto, oremos: “Senhor, reaviva-nos” – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 55
Comentário: Garth Bainbridge
Desde suas primeiras palavras o Salmo 55 apresenta um tom de urgência desesperada: “Escuta a minha, ó Deus, não ignores a minha súplica; ouve-me e responde-me!” (v. 1, 2a NVI). Davi fala de turbulência emocional: “Os meus pensamentos me perturbam e estou atordoado (ou: “em pânico”, New English Bible). […] O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam. Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim.” (v. 2b, 4,5 NVI).
Aqui temos um caso de extremo estresse, de grande ansiedade. O sofrimento de Davi não vem das ameaças dos habituais inimigos conhecidos. Muito pior: “Não era um inimigo que estava zombando de mim; se fosse, eu poderia suportar; nem era um adversário que me tratava com desprezo, pois eu me esconderia dele. Porém foi você, meu companheiro, meu colega e amigo íntimo! Íamos juntos adorar com o povo no Templo e conversávamos com toda a liberdade.” (v. 12-14 BLH).
Isso lhe soa familiar? O nível de ansiedade que se pode sentir depende da percepção de quão ameaçadora a situação é, de quão significativo é o seu relacionamento com essa pessoa, e da lembrança de como foi tratar anteriormente com situações e ameaças semelhantes.
Geralmente a primeira reação é querer fugir e se esconder. E era assim que Davi se sentia. Ah, quem dera se ele pudesse voar como uma pomba para algum canto do deserto para se abrigar de tudo! Algumas pessoas habitualmente se afastam de qualquer conflito. Elas ficam paralisadas por ele e esperam que ele vá embora; Porém isso geralmente não acontece. Na melhor situação, apenas adiamos o confronto para outro dia.
Davi, ao invés de fugir da situação ameaçadora, entregou-a a Deus: “Eu, porém, clamo ao a Deus, e o Senhor me salvará. à tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz. ele me guarda ileso na batalha, sendo muitos os que estão contra mim .” (v. 16-18 NVI)
Refletindo sobre a experiência de Davi, a congregação em adoração é incentivada a cantar: “Confia os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (v. 22).
Aqui está um convite e uma promessa que dos quais você pode se apropriar. Quando seu dia de ansiedade chegar, você não tem que carregar o problema sozinho. Como Pedro escreveu mais tarde: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7 NVI).
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 54
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
Este Salmo apresenta-nos dois tipos de indivíduos: Os que vivem na presença de Deus; e, os que vivem distantes dEle.
Leia o salmo, depois reflita:
· Os que buscam a Deus anseiam pela salvação, mas os que O ignoram vivem no caminho da perdição.
· Os que recorrem a Deus anseiam por Sua justiça neste mundo injusto, os que O desprezam são responsáveis por propagar injustiças.
· Os que exaltam a Deus e O adoram de coração esperam que Ele faça justiça aos perversos, mas quem não quer compromisso com Deus, fará o mal liberalmente.
· Os amigos de Deus devem saber que terão inimigos, não por fazerem algo para prejudicar ou provocar alguém, mas porque inimigos de Deus não gostam dos amigos de Deus.
· Os que oram, adoram e louvam a Deus são pessoas do bem, não fazem justiças contra os injustos com as próprias mãos; em contrapartida, os ímpios apreciam as imoralidades praticadas, eles mesmos fazem “justiça” contra quem eles alegam que os prejudicou, pagando mal com mal.
· Os que têm familiaridade com Deus clamam por ajuda através da oração, os que têm familiaridade com o pecado são causadores de confusão.
· Os amigos do mal são a razão do sofrimento dos amigos do bem; a única solução é esperar que Deus livre de todas as tribulações e faça alguma coisa aos que amam viver distantes dEle; somente assim haverá harmonia e felicidade na sociedade, no mundo e no Universo inteiro.
Este lamento de Davi foi proferido quando ele fugia de Saul (I Samuel 23:19-23; 26:1-25). E pode ser dividido em três partes:
1. Prece dirigida a Deus em meio à perseguição (vs. 1-3);
2. Convicção de que Deus age em prol dos que O buscam sinceramente (vs. 4-5);
3. Expressão de gratidão pela bondade do Deus que age para nossa salvação (vs. 6-7).
Saul e Davi pertenciam ao povo de Deus; porém, a diferença entre eles estava na intimidade com Deus. Portanto, reflita:
· Você anda com Deus?
· Você reflete o caráter divino?
· Tua vida revela o quê?
Diga-me que andas com Deus que te direi quem és! Em outras palavras, se você diz que anda com Deus e tuas atitudes não condizem com a transformação resultante de tal intimidade, duvidarei de você.
“Senhor, reviva-nos!” – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 54
Comentário: Garth Bainbridge
A idéia central do Salmo está no versículo 4: “Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém” (NVI). É por isso que Davi em sua angústia volta-se para Deus. Os dois primeiros versos são um clamor a Deus. Em hebraico, os dois primeiros versos começam com a mesma expressão de súplica: “Oh, Deus!”: “Oh, Deus, salva-me!”; “Oh, Deus, escuta-me!” A oração de Davi é simples e direta.
Quando você está em apuros, suas orações se tornam mais simples e diretas. Muitas vezes um mero “Ajuda-me, Senhor!”. Deus não vai desprezar a simplicidade e a espontaneidade de tal oração.
Davi visualiza antecipadamente a chegada do seu socorro, dizendo: “Eu te oferecerei um sacrifício voluntário; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque Tu és bom. Pois Ele me livrou de todas as minhas angústias…” (v. 6-7, NVI). A oferta voluntária não é exigida, nem forçada – é uma oferta “extra” dada voluntariamente como um sinal de gratidão a Deus, nosso Salvador. Devemos reconhecer que nossas vitórias só acontecem porque Deus age poderosamente em nosso benefício.
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 53
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
Vamos repensar nossas atitudes antes que comece um novo ano; pois, atitudes velhas geralmente nos prejudicam e prejudicam aos outros, roubando a paz do ambiente em que vivemos.
O Salmo em tela tem muitas verdades que confrontam nosso conformismo familiar, social e até eclesiástico. Observe cada uma de suas linhas com atenção e oração; depois, parta para as mudanças necessárias para que tua vida seja cada vez melhor:
· Os insensíveis a Deus e ao trabalho do Espírito Santo, que confiam em seu orgulho e arrogância, criam suas próprias práticas, tentam fazer o bem trilhando pelo caminho do mal, inventam e creem em suas próprias teorias estranhas, desprezam Deus e Seus puros e sábios ensinamentos (v. 1).
· O interesse de Deus por algum tipo de interesse humano pelas coisas espirituais é retratado num olhar atento do Céu para a Terra; porém, a constatação divina é que “todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um” (vs. 2-3).
· Os que não invocam a Deus são impostores; devoram o povo de Deus com suas críticas mordazes, opressão e perseguição humilhante; são obreiros da iniquidade, escravos do pecado, agentes do diabo; andam estressados e sem tempo para orar, pois acham que há coisas mais importantes que buscar a Deus (v. 4).
· Quem não tem tempo para Deus vive perdendo tempo. Vem ano e passam anos, mas as coisas ficam no mesmo caos simplesmente porque não há interesse pelo Deus que livra, liberta, protege, acolhe em dias críticos… (v. 5).
· Aqueles que confiantemente esperam em Deus vivem motivados, mesmo quando a situação está deplorável. Com olhos da fé enxergam no futuro o que ninguém mais vê: Um tempo em que Deus irá restaurar todo o planeta e o mal será eliminado para sempre trazendo alegria indescritível ao coração dos salvos (v. 6).
O tempo do fim se aproxima, o interesse pelas coisas de Deus despenca velozmente. Por conseguinte, uma noite de pesadelos e densas trevas espirituais assombrará a justos e ímpios. O resultado, é que os justos atravessarão vitoriosos estes desafios, mas os ímpios apavorados não os suportarão (ver Apocalipse 6:12-7:1-3).
Não podemos vencer fazendo de conta que Deus não vê, ou que Ele não existe. Ele vê! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 53
Comentário: Garth Bainbridge
O salmo 53 é uma cópia quase exata do salmo 14. Davi escreveu o Salmo 14 como o temos agora, mas o salmo 53 foi adaptado deste para refletir uma nova situação. Ambos os Salmos se direcionam aos tolos malfeitores que dizem que Deus não existe, mas cada capítulo responde a um grupo diferente daqueles que negam a existência de Deus. Este Salmo diz que eles foram "tomados de pavor, quando não existe motivo algum para temer! Pois foi Deus quem espalhou os ossos dos que atacaram você" (v. 5, NVI). Podemos imaginar isto sendo escrito após Senaqueribe ter atacado Jerusalém, só para ter seu exército de 185 mil soldados destruído por um anjo de Deus, que deixou seus ossos espalhados do lado de fora das muralhas da cidade.
"Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe!’ ” Isto não quer dizer que o tolo realmente nega a existência de Deus - no mundo antigo praticamente ninguém era ateu, todos acreditavam na existência de seres sobrenaturais. Mas o tolo vive sem a referência de Deus. Para ele, Deus pode interferir na vida dos humanos, mas preferiria não fazer isso. Entretanto, quando as coisas vão mal, o tolo instintivamente se volta para um poder maior do que ele próprio.
Se nós conduzimos nossas vidas diárias como se Deus não existisse, nós somos os maiores tolos de todos. Isto também é verdade se mantemos Deus associado somente ao Sábado e prosseguimos nosso atrapalhado e egoísta modo de vida pelos próximos seis dias, com quase nenhum pensamento dirigido a Ele até o próximo Sábado.
Os tolos que dizem que Deus não existe "corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem” (v. 1b, NVI). Remova Deus do cenário e não mais haverá ponto de referência moral. Todo mundo faz o que é correto aos seus próprios olhos. Os ateus acreditam que a moralidade está inteiramente relacionada com a cultura social ou à consciência do indivíduo, mas ambos os conceitos têm se mostrado não confiáveis e incapazes de levar à moralidade.
Num mundo governado pelo conceito evolutivo da lei do mais forte [original: tooth and claw – dentes e garras], a regra é “cada um por si”, independente do meio utilizado. A auto-preservação é a lei básica desse conceito em que Deus é excluído. Auto- promoção é o seu maior objetivo; porém no final temos a auto-destruição. No entanto, eles utilizam qualquer argumento que desvincule o universo de seu Criador.
Mas Deus não se separa de Sua criação: “Deus olha lá dos céus [...] para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus” (v. 2 NVI). Ele não está longe de nós;
Ele se preocupa conosco e quer que saibamos que o melhor da vida gira em torno dEle . A arrogância intelectual de uma ciência que rejeita a noção de Deus nunca pode satisfazer a fome de verdade da alma ou restaurar a profunda fragilidade de nosso mundo. Mas onde quer que se busque e se encontre a Deus há uma sensação de paz e plenitude, de propósito e esperança.
Senhor, neste tempo de tanta descrença, eu Te busco. Restaura-me! Restaura o Teu povo!
Garth Bainbridge
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 52
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
Davi, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu esta reflexão que deve levar qualquer leitor a repensar suas atitudes. Aos que se orgulham da maldade que praticam, que se acham ágeis para explorar o próximo, que usam suas habilidades para causar problemas… devem meditar atenciosamente:
• Pecadores têm seu obcecado prazer no poder e na maldade, não na nobre bondade de Deus (v. 1).
• A língua dos que não têm satisfação em Deus e Seu caráter tem prazer em falar para ferir, enganar e humilhar, em vez de edificar com suas palavras (vs. 2-4).
• Estes pecadores que desprezam ao próximo serão desprezados por Deus, aliás, o texto diz que Deus os destruirá, serão arrancados de sua casa e extirpados da terra dos viventes – não viverá eternamente num inferno borbulhante (v. 5).
• A justiça divina sobre os perversos injustos, arrogantes e estúpidos pecadores, trará satisfação ao coração daqueles que são injustiçados (v. 6).
• Aqueles que confiam em seus bens, nas obras das próprias mãos, e na imponência de seus atos perversos, ainda que se orgulhem, logo perceberão que a única fortaleza segura é Deus (v. 7).
• Conhecer o caráter de Deus gera confiança, essa confiança deve gerar compromisso, o qual resulta em adoração e esperança de salvação eterna (vs. 8-9).
A vaidade humana impede muita gente sair da estrada de perdição para entrar pelo caminho da salvação. O orgulho do coração é o maior obstáculo para fazer compromisso sério com o Soberano do Universo; pois, a humildade é essencial para dar o primeiro passo para tal compromisso.
O pano de fundo deste Salmo é quando Doegue, servo de Saul, que tentou promover-se pisando na verdade e esmagando a justiça, usou sua língua para divulgar a visita que Davi fizera a Abimeleque, o sacerdote. Ele espiou, fugiu e dedurou Davi para Saul querendo a desgraça do servo de Deus, depois executou um massacre crudelíssimo (ver I Samuel 21:1-9; 22:6-19).
Reflita: Enquanto os…
• …caluniadores serão arrancados e extirpados, os que humildemente se refugiam em Deus serão preservados.
• …que se apegam a estratégias fraudulentas para subir na vida cavam sua própria sepultura, os que se apegam a Deus terão estrutura para lidar com as injustiças e obter vitórias.
Enfim, aqueles que tentam alcançar sucesso prejudicando ao próximo serão condenados! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 52
Comentário: Garth Bainbridge
Este Salmo refere-se a um evento específico: “Poema de Davi, quando o edomita Doegue foi a Saul e lhe contou: ‘Davi foi à casa de Aimeleque’ “. Este foi um dos momentos mais sombrios da história de Israel . Saul assassinou todos os sacerdotes da família de Aimeleque, e também os habitantes de Nobe (1 Samuel 22), por terem ajudado a Davi quando ele fugia de Saul.
A mensagem é perfeitamente aplicável ao mundo de hoje. Você já conviveu com uma pessoa opressora fisicamente ou emocionalmente? Alguns de vocês, que estão lendo este comentário, certamente sabem como é a vida sob um ditador cruel, um empregador insensível e explorador, um cônjuge abusivo, ou um relacionamento com um manipulador ardiloso. Esta é a situação a que o Salmo 52 se refere.
Os primeiros quatro versos descrevem o abusador de poder, o “homem poderoso”, que planeja a destruição dos outros, que se vangloria o tempo todo, que ama o mal em vez do bem, a falsidade em vez da verdade, e cujas palavras são enganadoras e nocivas. Tal pessoa, diz o versículo 1, é uma vergonha para Deus.
As primeiras palavras do versículo 5 introduzem um fator que o homem mau não leva em consideração: “Certamente Deus. . . “. A seguir, em termos mais drásticos, apresenta o que Deus fará com o homem ímpio. Seja nesta vida ou na futura, sua ruína será definitiva e completa.
Por outro lado, no início do verso 8, encontramos Davi, identificado por meio de duas palavras: “Mas eu. . . “. Em contraste com o ímpio “homem poderoso”, que será destruído, as palavras de Davi são todas sobre a vida eterna e um futuro sem fim, porque ele confia no amor infalível de Deus e põe a sua esperança no bom nome de Deus.
Que palavras você prefere ter em sua lápide? As do versículo 7: “Veja só o homem que rejeitou a Deus como refúgio; confiou em sua grande riqueza e buscou refúgio em sua maldade!” (NVI), ou as do versículo 8: “eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre” (NVI)? Essa escolha terá resultados eternos.
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 51
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
Há pessoas apodrecendo no pecado, agarradas nos braços do diabo, aliadas às tramoias dos demônios, usando máscaras de sorrisos; estão definhando, carregando peso de amargura e fardos de tristezas.
Neste salmo, “talvez o que mais se destaca é a atrocidade do pecado; o autor não pode descansar até que seja perdoado”, comenta Roland E. Morphy.
Após diversos pecados cometidos, Davi foi confrontado pelo profeta do Senhor; então, humildemente, expôs profundos sentimentos do coração. “Plenamente convencido do pecado, Davi deixa as palavras de penitência jorrarem de seu coração quebrantado e contrito” observa William MacDonald.
Desta forma, este Salmo “é uma oração por perdão e por santificação por meio do Espírito Santo. Votos de gratidão pelas misericórdias de Deus e promessas para o futuro acompanham a petição. Talvez nenhuma outra passagem do AT descreva com tanta clareza o genuíno pecador arrependido que confia no poder de Deus para perdoar e restaurar como este relato da experiência de Davi” (Francis D. Nichol).
Portanto, “esse Salmo é uma escada que começa em um poço horrível, de lama suja e vai até as alturas de ensolarada alegria, onde brota o cântico do pecador arrependido e perdoado. Aí está o gemido da ovelha perdida toda arranhada de espinhos, perseguida por cães selvagens, lançada no pantanal, mas que o pastor achou e, jubiloso, levou para casa. Esse caminho já foi trilhado por miríades de arrependidos” (F. B. Meyer).
Agora, observe atentamente e com oração alguns pontos importantes do Salmo:
1. A maneira correta de lidar com o pecado é: Encará-lo, confessá-lo para, então, ser perdoado.
2. O perdão é real e traz alegria e paz ao culpado que expressa confissão sem fingimento e exprime um quebrantamento genuíno.
3. Usar máscaras para encobrir pecados é sofrer calado sabendo que há um caminho para a libertação dessa escravidão e sofrimento angustiante.
4. Pecar contra pessoas é rebelar-se e atacar a Deus, é fazer o mal perante os olhos divinos. Contudo, em Deus existe plena restauração e satisfação.
Precisamos apelar à misericórdia divina (vs. 1-2), reconhecer que pecados atingem a Deus (vs. 3-4), confessar e pedir perdão (vs. 5-13), para, então, fazer votos de louvor (vs. 14-15), rever os conceitos de adoração (vs. 16-17) e, desejar a restauração do próximo (vs. 19-19) – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 51
Comentário: Garth Bainbridge
Os salmos 51 a 63 são muito pessoais e referem-se a eventos específicos da vida de Davi. O salmo 51 é uma oração de confissão sobre seus pecados no caso de Bate-Seba. Seu lamento, brotado do fundo do coração, é tão atemporal e universal quanto a nossa condição humana; cada palavra reflete nossa busca pelo pleno perdão e completa restauração. Davi suplica por perdão e renovação, para ser definido como justo tanto perante Deus quanto perante si mesmo.
O sistema sacrifical do Velho Testamento fazia provisão de expiação para todos os pecados, exceto dois: estupro (ou incesto) e assassinato. Ambos os crimes roubam a vida de uma pessoa, de uma forma ou de outra. Então para estes crimes nenhum sacrifício de animal era aceito. A pessoa deveria ser morta.
Deus havia estabelecido uma legislação que apontava o caminho para o perdão e a restauração. Entretanto, ao pecar contra Bate-Seba e seu marido Urias, Davi colocou-se numa situação para a qual esta legislação não oferecia uma solução. Assim, ele se lança sobre a misericórdia, graça e bondade de Deus. Na oração de Davi não se vê nenhuma pitada de auto- justificação, ele apenas suplica pela graça de Deus (v.1). Ele não minimiza seu pecado, mas exalta seu Salvador.
O amor infalível de Deus é o amor que nunca cessa, que nunca desiste de nós, seus filhos, do qual nunca podemos estar totalmente separados. “Pode uma mãe esquecer o bebê em seu peito e não ter compaixão do filho que gerou? Ainda que ela se esquecesse, eu não te esquecerei!” (Is 49:15).
Davi não tem nada a trazer para Deus a não ser seu coração quebrantado, o qual ele acredita que o Senhor não desprezará. Deus não quer que pensemos que podemos comprar Seu favor com algum tipo de oferta de paz; tudo o que Ele quer é que levemos nosso quebrantamento a Ele para cura e renovação. Então teremos uma história a contar que converterá pecadores a Ele e elevará louvores ao misericordioso Senhor.
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 50
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
Este Salmo é importante e relevante para nosso tempo: Entre a introdução – uma descrição de um contexto jurídico (vs. 1-6) –, e, uma conclusão – revelando o objetivo do julgamento (vs. 22-23) –, o poema insere dois pontos que merecem nossa total atenção:
• Uma religião mecânica, superficial, ou ritualística ainda que baseada na Bíblia, sem submissão total a Deus desprovida de adoração genuína, não satisfaz o coração do Soberano do Universo (vs. 7-15);
• Uma vida religiosa apenas de aparência não passa de perfeita formalidade, a qual Cristo a chama de hipocrisia; tal não serve para nada senão para enganar os outros, e também a si mesmo diante do tribunal do Supremo Juiz (vs. 16-21).
Muitos usam carcaça de cristão para esconder a podridão do coração:
• Existem gente que fala de Deus (e da Bíblia) como se fossem amicíssimos, embora nunca tiveram um encontro real (v. 16).
• Há crentes que arrotam santidade sem nunca dar devida atenção a Deus; além de tratar com desdém a Sua Palavra (v. 17).
• Há religiosos que apreciam mais as amizades dos perversos, adúlteros e ladrões do que a dos simples, honestos e puros de coração (v. 18).
• Há “cristãos” que abrem a boca para falar dos outros e prejudicar o próximo com fofocas, calúnias e críticas mordazes quando deveriam aproveitar seu tempo para evangelizar (vs. 19-20).
• Exatamente por existirem muitas pessoas usando máscaras de consagração, carcaça de espiritualidade e casca de cristianismo, que Deus fará um julgamento meticuloso (v. 21).
Jesus não morreu na cruz para criar uma capa para cobrir ou mascarar as imundícias do coração do pecador, mas para salvá-lo totalmente, transformá-lo verdadeiramente e torná-lo um adorar íntegro.
Nenhum sucesso compensa o fracasso espiritual; por outro lado, “por certas coisas vale a pena ser despedido; por outras vale a pena perder a herança; por outras vale a pena ir para a cadeia; e ainda por outras vale a pena fracassar na faculdade” (Erwin W. Lutzer). Só não vale a pena deixar de ser um verdadeiro adorador (v. 23).
Deus deve ser celebrado. Suas ações no mundo devem motivar-nos a louvá-lO com todas as nossas forças. Sua graça em meio à nossa desgraçada vida neste mundo mergulhado no pecado deve impulsionar-nos aos mais altos e finos louvores! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 50
Comentário: Garth Bainbridge
Este Salmo descreve um momento grandioso e solene quando Deus abre uma sessão do tribunal a fim de julgar seu próprio povo. A questão neste caso judicial é que Israel realiza todos os rituais do povo da aliança, mas não vive à altura das exigências da aliança. Eles são muito religiosos, mas não totalmente obedientes. Eles praticam as formas, mas não vivem a vida.
Em termos surpreendentes Deus apresenta a sua acusação contra o seu povo: “Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo a minha aliança? Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras!” (v. 16-17, NVI).
O inesperado remédio de Deus para a maldade religiosa do seu povo é que eles tragam oferendas de agradecimento e O agradeçam pelo que Ele tem feito. Isto faz com que Ele se torne real em nossa experiência. É possível estar envolvido nas formas de religião, sem nunca se envolver com Deus. Ações de Graças avivam a nossa confiança de que Deus irá intervir em nossas vidas, reconhecem a Sua atuação em nossas atividades diárias e levam a nossa adoração para fora das paredes da igreja, para nossas casas e ruas.
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 49
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
As pessoas que bebem do lamaçal deste mundo para satisfazer a sede da alma, jamais sentirão o sabor do manancial celestial refrigerando seu coração.
Este Salmo nos oferece ensinamentos magníficos, dos quais precisamos muitissimamente:
“Um dos grandes enigmas da vida é o fato de os perversos com frequência desfrutarem prosperidade material enquanto os fieis, muitas vezes, são pobres e desfavorecidos. Mas essa não é a história toda. A riqueza na qual os ímpios confiam com tanta devoção os deixará na mão na hora da maior necessidade. Não tem poder para salvá-los da morte nem para evitar que se corrompam na sepultura. Não podem desfrutá-la para sempre, leva-la consigo ou voltar para usufruir dela. Em longo prazo, é insensato confiar no dinheiro, em vez de confiar no Senhor! Essa é a essência do Salmo 49” (William MacDonald).
A vaidade é um dos principais motivos que impedem um verdadeiro e profundo fervor espiritual e um real e elevado compromisso com o soberano Senhor. As riquezas muitas vezes se tornam um dos maiores obstáculos para muitos se renderem plena e genuinamente ao Salvador. Por isso, Satanás parece envaidecer a muitos.
• Ricos e pobres devem dar atenção à filosofia da vida do ponto de vista de um sábio inspirado pelo Espírito Santo, que tem informações que não se encontram em nenhum outro livro – nem pode ser descobertas de nenhuma outra forma (vs. 1-4).
• Orgulhosos e ostentadores precisam saber que não existe nenhum seguro contra a sepultura; os inimigos do bem e da justiça estão a um passo da morte; os violentos, orgulhosos e arrogantes não conseguem libertar-se do terrível fim que lhes espera (vs. 5-9).
• Intelectuais e ignorantes morrem do mesmo jeito, todos se tornam vizinhos no cemitério; a não ser que haja uma busca fervorosa ao Deus que estende Suas poderosas mãos para resgatar acorrentados à morte (vs. 10-15).
• Fama e fortuna podem parecer o máximo, mas nada fazem para mudar o definhamento do indivíduo até a morte. Ricos, orgulhosos, intelectuais e famosos morrem tanto quanto os analfabetos, miseráveis, indigentes e ignorantes (vs. 16-19).
Então, quem realmente aproveita a vida é quem se prepara nesta vida curta para receber a vida eterna que Deus outorga aos que se Lhe submetem integralmente!
O que você acha? – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Salmo 49
Comentário: Garth Bainbridge
A vida é realmente um enigma e requer sabedoria inspirada entender o que está acontecendo. Se somos surdos à sabedoria, seremos apanhados pela publicidade e propaganda superficial , tais como: “beleza em um pote de cosmético; felicidade no seu bolso; segurança em suas finanças”.
Este é o evangelho dos deuses deste mundo, deuses de ouro, ferro e madeira. Os sistemas de valores da nossa sociedade nos levam a definir sucesso em termos materialistas.
Somos lembrados neste Salmo que o rico não comprará favores ou acomodações para além desta vida. “Não se aborreça quando alguém se enriquece e aumenta o luxo de sua casa; pois nada levará consigo quando morrer; não descerá [à sepultura] com ele o seu esplendor” (v. 16,17 NVI). Nos tempos antigos, as pessoas abasteciam seu túmulos com bens terrenos para tornar a pós-vida mais confortável. Mas os únicos que se beneficiaram disso foram os ladrões de túmulos.
Que valor atribuímos à vida de um ser humano, especialmente alguém a quem amamos? São milhões de dólares demais ou muito pouco? O versículo 8 declara que o resgate de uma vida é caro, nenhum pagamento é suficiente. E quando se trata da vida eterna, como poderíamos dar a Deus um pagamento adequado para o nosso resgate? Só por um ato de Deus uma vida humana pode ser resgatada (v.15).
Será que algum dia compreenderemos o quanto custa nos redimir da sepultura? “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23). Qual foi o preço deste presente? O que custou a Deus para que Seu Filho se tornasse um ser humano, se vinculasse para sempre a esta raça humana, e ao final, se submetesse a abuso degradante e uma morte horrível? Poderíamos penetrar as nuvens escuras que envolveram o Calvário e compreender a imensidão daquela hora? Acima de tudo, como Deus poderia suportar a agonia infinita de ver Seu Filho receber o impacto final do nosso pecado e rebelião?
O próprio Deus pagou pela nossa redenção. Qualquer coisa que ofereçamos como pagamento não poderia contribuir em nada para a nossa redenção.
A expressão “Deus amou o mundo de tal maneira” abre uma dimensão totalmente nova de existência para nós. A poderosa atração da sepultura é interceptada por Sua promessa de que “todo aquele que crê n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
#rpsp