quinta-feira, 6 de março de 2014

Deus é Soberano-Isaias 10


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 10
Deus é Soberano
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Você quer hoje uma mensagem inspiradora? Veja que em Isaías 10, a mensagem de Deus aos fiéis de Seu povo era que a Assíria não deveria ser temida (vs. 24-27) mesmo diante de sua ferocidade e ameaças (vs. 28-32), pois Deus está no controle e dará fim súbito aos orgulhosos e arrogantes (vs. 33-34). Este capítulo sagrado, deixado a nós pelo Espírito Santo, ensina em pleno século XXI que:

1. Ainda que o mal pareça avançar rapidamente até entre os cristãos, Deus põe limites;
2. Ainda que a igreja ignore a Deus, Ele irá discipliná-la a fim de ser purificada, ficando o remanescente fiel;
3. Ainda que arrogantes, orgulhosos e carrascos creiam ter controle da situação, chegará o tempo que perceberão o que não reconheceram: Que Deus está no controle;
4. Ainda que as intenções do coração dos oprimidos e opressores não sejam totalmente percebidas, Deus sabe quais sãos as motivações e intenções de cada coração;
5. Ainda que o mal e o pecado com seus efeitos parecem dominar nosso mundo, certamente Deus dará a última palavra e o bem vencerá.

Quem teme a Deus não terá medo do mal, dos opressores e nem das pessoas e nações poderosas.

Deus é soberano, Ele tem tudo nas mãos. Ele controla o Universo, o mundo e as nações. Ele está atento a tudo, inclusive àquilo que está no íntimo de cada coração humano. Esse fato surpreende aos humildes que aceitam Seus planos; entretanto, preocupa aos orgulhosos, arrogantes e autoconfiantes. 

Em Isaías 10, Deus disciplina a Seu povo (Israel) usando a nação Assíria como instrumento; no entanto, ao receber tal permissão para realizar o que parecia grande, a nação tornou-se obcecada com os delírios de grandeza e com o Império, induzindo seus moradores a extrapolarem em suas atitudes; as quais Deus não tolerou. 

Em Sua ira, Deus anunciou que aniquilaria a Assíria num só dia; profecia que se cumpriu em 701 a. C., quando Deus dizimou os exércitos de Senaqueribe fora dos muros de Jerusalém. Paralelo à destituição da Assíria, Deus prometeu restaurar Seu povo, o qual fora reduzido pelos opressores assírios a mero remanescente. 

Naquele dia, o povo de Deus colocaria sua confiança no Senhor e no Messias (v. 21) e não em alianças estrangeiras. É preciso saber que a dependência de Deus é o caminho da alegria, da paz e da felicidade.

Deus puni a seu povo que prefere os pecados antes que um compromisso com a santidade. Deus usa instrumentos para levar ingratos, frouxos e relaxados na fé a uma atitude de compromisso sério. 

A Assíria foi o instrumento de Deus para corrigir Israel. Israel foi oprimido pela Assíria. Porém, a Assíria também será julgada por Deus. Estude, medite e reflita em Isaías 10. Veja que você pode ser instrumento de Deus ou pode estar sendo exortado e disciplinado por um de Seus instrumentos, que nem sempre precisa ser alguém consagrado – a Assíria não era nada consagrada a Deus. Não importa de qual lado você esteja (disciplinado ou disciplinador) é importante que estejas atento às orientações do Senhor. 

A tua atitude determinará o que Deus fará de você. Cuidado com o orgulho, arrogância, egoísmo, autoconfiança. Cuidado com extrapolar em teu comportamento em relação aos instrumentos de Deus ou como instrumento dEle. 

É importante que você esteja sempre em espírito de oração intensa. Portanto, comece agora: “Senhor Deus, as vezes ou quase sempre preciso de correção e disciplina ou as vezes o Senhor prefere usar-me como instrumento para exortar ou repreender alguém; dá-me discernimento em cada situação a fim de que minhas atitudes, palavras e decisões sejam as que Tu esperas de mim. Confio esta oração a Ti, em nome de Jesus. Amém”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...