quarta-feira, 19 de março de 2014

Desígnios de Deus -Isaias 23


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 23
Desígnios de Deus 
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A soberba é como muro que separa o soberbo da fonte da vida que é Deus. Arrogância, orgulho e egoísmo atraem o juízo divino, porque pessoas com tais características ignoram Deus e, sem Ele não há vida. Materialismo, hedonismo, racionalismo, humanismo e tantos outros “ismos” que focam o pecador, visa tirar Deus do centro e exaltar ao eu como senhor; sendo que sem Deus não há vida, viver sem Ele resulta em morte. Leia, medite e aprofunde-se em Isaías 23 e tire grandes e preciosas lições para serem praticas a fim de que a vida tenha mais sentido e seja vivida com objetivos nobres. Após listar motivos dos desígnios de Deus, o profeta revela aspectos positivos entre tantos aspectos negativos. A sobremesa é doce tanto quanto a mensagem final de Isaías a Tiro. Após Tiro sofrer um declínio que duraria 70 anos, a cidade seria restaurada a sua condição normal, que, a partir daí seus orgulhosos moradores estariam substituindo a arrogância pela dependência do Senhor, reconhecendo que tudo vem dEle. A lição é clara: Deus humilha para libertar e salvar, não a todos, somente àqueles que aprendem a lição.

A falta de juízo nos seres humanos atrai juízos divinos. A mortal letargia espiritual causada pelo pecado nos últimos dias está paralisando dia após dia à sensibilidade humana. Pecado já não parece tão ruim como a Bíblia declara. Com mente entorpecida, apelos incessantes do Espírito Santo são ignorados como mortos não respondem a nenhum estímulo. Olhando para Isaías 23, uma profecia contra Tiro, a revelação inspirada constata que, [1] Excesso de amor próprio gera excessiva confiança em si mesmo, ignorando assim a Deus; entretanto, atrai a justa ira divina, pois orgulho é base para tantos outros pecados; [2] Excesso de confiança na própria capacidade a ponto de não aceitar repreensão de servos de Deus, não resta outra coisa a não ser colher frutos que o egoísmo acarreta; e, [3] Excesso de confiança na própria forma de pensar expressa meras opiniões baseadas na ignorância como se fossem fortes convicções; nem o Espírito Santo encontra espaço para conduzir tais pessoas à salvação. Todavia, Deus humilha a todos a fim de que alguns poucos encontrem o caminho do arrependimento e da conversão (vs. 14-18).

Nesta época de tantas atividades, correria e agitação é preciso aprender algumas lições de vida. É preciso abrir a Bíblia e aplicar seus sábios ensinamento à vida. Em Isaías 23 aprendi que para reconhecer a Deus como centro de tudo é preciso abandonar de vez o excesso de amor-próprio, excesso de confiança na própria capacidade e na própria forma de pensar. Deixe Deus ser o centro de toda a tua vida, Ele dará jeito para que tudo seja harmonia e paz em tua alma. Tiro foi humilhada a fim de que algumas pessoas se salvem ao aprender que o orgulho é perigoso demais e por demais destrutivo. Nossas cidades estão muito parecidas com Tiro descrita pelo profeta Isaías e precisamos aprender as lições desta profecia para que ao tempo não experimentemos o que seus habitantes experimentaram. É imprescindível cair de joelhos e confessar nossos erros. Diga a Deus: “Querido Deus, quantas vezes Te substituí por coisas supérfluas pensando que assim seria mais feliz e, por fim, percebi que conTigo eu era feliz e não sabia; portanto, agora quero voltar e depender somente de Ti. Quero substituir tudo em que confiava a fim de confiar única e exclusivamente em Ti. Para isso livra-me do excesso de amor próprio, do excesso de confiança em minha própria capacidade e em minha própria forma de pensar. Dá-me uma nova chance para recomeçar. Amém!”
Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...