Leitura Bíblica : Salmos 89
Comentário: Beatrice Neall
Etã, o ezraíta, lembra, durante os setenta anos de cativeiro na Babilônia, da maravilhosa aliança de Deus com Davi . O Todo-Poderoso havia prometido: “Estabelecerei a tua linhagem para sempre e firmarei o teu trono por todas as gerações” (v. 4 NVI).
Etã é eloquente ao descrever a fidelidade de Deus, Sua majestade e poder na terra, no céu e no mar (v.1-14).
Depois de exaltar a promessa de Deus (v. 19-37), Etã é ousado em reclamar: “Mas Tu o rejeitaste, recusaste-o e te enfureceste com o Teu ungido. Revogaste a aliança com o Teu servo e desonraste a sua coroa, lançando-a ao chão” (v. 38, 39 NVI. Ver tb v. 40-45). Deus havia prometido a Davi não ficar oprimido pelos inimigos (v. 22), mas esta promessa aparentemente havia sido cancelada (v. 43, 44). Quando Etã escreveu isso, o trono de Davi estava vazio e seus filhos haviam sido mortos em batalha (2 Cr. 36). Jerusalém estava em ruínas e os habitantes eram cativos na Babilônia pagã.
O salmista, então, se lembrou de que Deus mesmo havia previsto essa possibilidade e havia prometido ser fiel a Seu povo mesmo que este fosse infiel ao concerto (v. 30, 31, 33, 35,36).
Como Deus poderia prometer a eternidade para Davi e o seu trono? As bênçãos prometidas viriam através de um Davi maior, o Messias, o nosso Senhor Jesus Cristo, que um dia reinará para sempre e sempre (Ap 11:15). Não só Ele reinará , mas o seu povo reinará com ele (Dn 12:3).
Senhor Jesus, obrigado por nos assegurar de que irás vencer a batalha contra as forças do mal, e que um dia reinaremos conTigo. Que esse grande dia chegue logo!
Beatrice Neall
Professora aposentada de Religião
Union College, EUA
#rpsp
Nenhum comentário:
Postar um comentário