terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Jó 36 - Comentários

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Jó 36
Comentário: Koot van Wyk

Eliú, o jovem interlocutor, fez um longo discurso. Ele começou no capítulo 32 e, agora, no capítulo 36, ainda continua a falar, como alguém que teme que seu microfone seja retirado de suas mãos. É possível que algum ouvinte manifestasse intenção de se levantar e ir embora, mas Eliú disse: “Peço-lhe que seja um pouco mais paciente comigo, e lhe mostrarei que se pode dizer mais verdades em defesa de Deus”. Ele exalta a justiça do seu Criador e sente-se confiante de que seu público irá aceitar suas palavras, pois não são falsas (versos 1-4).

Para Eliú, se alguém está acorrentado em vestes de pobreza, como Jó, então Deus lhe revela suas transgressões, pois certamente agiu com orgulho. Deus abre os ouvidos dessa pessoa para a disciplina e pede-lhe para se arrepender da sua iniquidade (versos 8-10).

A resposta humana resulta nas seguintes ações divinas: Se as pessoas ouvem o que Deus diz e passam a servi-Lo então elas findarão os seus dias em prosperidade e alegria (versículo 11). Embora estas palavras soem como verdade do evangelho, e na verdade o são, o problema é que sem uma compreensão da história do grande conflito, Eliú vê o cumprimento dessas promessas no aqui e agora, e as entende principalmente no sentido material. Eliú fala sobre como Deus (da maneira como ele entende) lida com os seres humanos. Os abençoados são orientados por Deus, mas os orgulhosos não o são.

Querido Deus,
És o Grande Doador da sabedoria. Louvamos o Seu nome por causa disso. Sem a Sua profecia ficaríamos perdidos em meio a tantas explicações. Obrigado pela segurança da profecia.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul

#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...