sexta-feira, 13 de julho de 2018

Efésios 1 Comentários Pr Heber Toth Armí

EFÉSIOS 1 
Comentários Pr Heber Toth Armí

 A carta de Paulo aos crentes de Éfeso é uma matéria teológica de Eclesiologia. O que é a igreja? Como ser igreja? Como viver como membro da igreja? Qual o papel da igreja na comunidade?

O livro pequeno vai além destas perguntas e mostra o interesse de Deus pelo Seu povo e como através de Seu povo revela Seu interesse pelos que ainda não decidiram por fazer parte da igreja do Deus vivo aqui na Terra.

Em Cristo, os crentes foram eleitos antes da fundação do mundo. Deus não escolheu a tragédia do pecado para nós, mas escolheu enfrentar a tragédia do pecado para nos salvar. Ele nos escolheu salvar antes mesmo de escolhermos pecar. Assim como Deus foi livre para nos escolher, somos livres para escolher o que queremos, aceitar Seus planos ou rejeitá-los.

Perdão é ação contrária para quem merece punição. É reação contrastante para quem merece condenação. Jesus nos perdoou, esse é um ato de graça. Se fosse por algum mérito nosso não seria graça. Se fosse por algum tipo de conquista nossa Jesus não precisaria ter pago tão alto preço em sacrifício por nós.

O selamento de algo significa que não pode ser manipulado por qualquer pessoa. Uma carta que não foi aberta por seu destinatário foi violada. Jesus pagou com Seus precioso sangue o alto preço de nosso pecado, ao aceitarmos Seu sacrifício tornamo-nos propriedade exclusiva de Deus, então o Espírito Santo nos sela, e, assim temos a garantia de salvação e vida eterna.

Isso e outros detalhes mais você encontra no primeiro capítulo. Já no início nota-se porque muitos consideram essa missiva paulina como “rainha das epístolas”:

• Deus Pai, abençoou-nos e escolheu-nos para adotar-nos (vs. 1-6);
• Jesus o Filho, deu Sua vida e derramou precioso sangue a fim de erguer-nos e tornar-nos adoradores de Deus (vs. 7-12);
• O divino Espírito Santo sela-nos no coração visando nossa segurança eterna; ou melhor, de que o plano de nos resgatar não será abortado (vs. 13-14);
• Enfim, a Trindade deseja consagrar o grupo de crentes para um plano além de missionários no mundo, para adentrarem os portais do Céu (vs. 15-23).

Se você não vê nestes pontos, bons motivos para reavivar-se espiritualmente, o que mais Deus precisa fazer por você? – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...