domingo, 1 de outubro de 2017

EZEQUIEL 11 Comentário Pr Heber Toth Armí

EZEQUIEL 11
Comentário Pr Heber Toth Armí

 Não é fácil ser profeta de Deus. Além de muitas vezes falar poderosamente e não obter nenhum resultado, às vezes, o profeta tem que enfrentar gente da pesada.

• O Espírito Santo leva Ezequiel para conhecer a trama maligna de um grupo de 25 homens perversos, depois recebe a incumbência de profetizar contra eles (vs. 1-4).

• Além desses homens terem ofendido a santidade divina com suas atitudes, eles massacraram, exploraram e assassinaram pessoas. O profete deferia confrontar estes homens cruéis (vs. 5-12)

• Ezequiel ficou preocupado com o que vê e com o futuro do povo de Deus; então, Deus lhe revelou Seus planos para encher seu coração aflito de esperança. Deus ainda estava com Seu povo, não o havia abandonado definitivamente (vs. 13-21).

• A glória de Deus é vista, então, a mover-se a um monte que fica ao leste de Jerusalém. E, novamente o Espírito Santo transporta Ezequie de volta aos exilados em babilônia (vs. 22-25).

Icabode (“foi-se a glória”) não foi uma visão ou revelação de Deus; foi, na verdade, a interpretação equivocada da mulher de Fineias estando à beira da morte num trabalho de parto, depois da morte do Sumo Sacerdote Eli, seu sogro; e a arca da aliança fora tomada pelos filisteus (ver I Samuel 4:17-22).

Entretanto, Deus não abandonou Seu povo naquela ocasião. Nem o abandonou quando este, com todos os seus pecados, se afastou deliberadamente de Sua presença. “A glória do Deus de Israel estava no alto, sobre eles” (v. 22).

Deus não desistira de Seu povo, apesar da terrível apostasia, rebeldia e rebelião em que mergulhara. Por isso a disciplina, a qual não é destrutiva, é corretiva. 

• O que Deus tem para Seu povo após o exílio babilônico?

“Eu os trarei de volta dos lugares pelos quais foram espalhados e darei novamente a terra de Israel a vocês. Também darei a vocês um novo coração. Porei em vocês um novo espírito. Arrancarei o coração de pedra e porei, no lugar, um novo coração, muito firme. Assim, vocês obedecerão aos meus estatutos e se guardarão em obedecer aos meus mandamentos. Vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus!”

Ainda este é o alvo divino para toda a humanidade. Permitiremos que Deus faça isso em nós? – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...