terça-feira, 5 de setembro de 2017

Jeremias 42 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 42
Comentário Pr Heber Toth Armí

A situação pode piorar quando parece que não dá para ficar pior. Após a deportação dos judeus, um grupo ficou abandonado na terra. Houve conspirações e mortes!

A situação para o resto de Israel na terra de Judá ficou pior quando se pensava que pior não poderia ficar. Daí, quando a coisa parece sem solução, as pessoas lembram-se de Deus.

Joanã, que apoiara o governador Gedalias ao ser nomeado por Babilônia (II Reais 25:23; Jeremias 40:8) após a destruição de Jerusalém; que ofereceu para assassinar secretamente a Ismael, o qual conspirava para matar Gedalias (Jeremias 40:13-16); que teve sua proposta rejeitada e viu o plano de Ismael ter sucesso; que perseguiu e libertou o grupo que Ismael havia capturado (41:11-16); agora, procura a Jeremias em busca de orientação de Deus (42:1).

Em situações complicadas, as pessoas agem por medo; por isso, até quem antes rejeitou o profeta agora o procura. “Após o assassinato de Gedalias, todos foram consultar Jeremias. O texto deixa claro que até as pessoas que o haviam desprezado antes estavam ansiosas para consultá-lo (Jr 42:1)” (Imre Tokics).

• Precisamos aprender a buscar humildemente a Deus em meio ao caos da existência; precisamos respeitar os servos de Deus e saber pedir que a eles que intercedam por nós em nossas aflições e preocupações; e, também precisamos estar dispostos a atender a mensagem de Deus seja ela agradável ou não, prazerosa ou amarga; pois, Deus sabe o que não sabemos, sabe o que é melhor para nós (vs. 1-6).
• Precisamos aprender a esperar a resposta de Deus. A nossa pressa pode nos incomodar e nos fazer perder o que Deus quer nos orientar (v. 7).
• Deus vê o que não vemos, por isso Sua interpretação da situação é incomparavelmente melhor que a nossa. Além disso, Ele sabe dizer quais os resultados de decisões que precisam ser tomadas, e tem interesse em nos alertar dos prós e contra de cada uma delas (vs. 8-22).

O remanescente não devia fugir ao Egito; se o fizesse, morreria. Deveria permanecer em Judá; assim, as bênçãos divinas seriam derramadas sobre eles. Contudo, tomou-se a pior decisão!

Quando se busca a Deus por não restar nenhuma outra opção, Deus não ignora; Ele responde (mesmo sabendo que será ignorado!) – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...