sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Jeremias 38 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 38
Comentário Pr Heber Toth Armí

O sábio não fala tudo o que sabe, mas sabe tudo o que fala. O sábio não é tagarela, nem fofoqueiro. Ele não diz a verdade, doa em quem doer. Ele é ético, sabe quando, como e o que falar. Ele é educado, polido e precavido.

Jeremias era sábio, ele não omitia a verdade mesmo correndo sérios perigos de morte (vs. 1-13). Ele não devolvia com a mesma moeda o mal que lhe faziam; pelo contrário, ele insistia em apresentar a Palavra de Deus a quem precisava mudar de atitude para a própria salvação (vs. 14-23).

Com respeito aos versículos 24-28, William MacDonald fornece-nos as seguintes observações:

“Zedequias pede a Jeremias que não conte a ninguém o teor da conversa, mas diga apenas que rogou para não ser levado de volta à prisão. Os príncipes interrogaram o profeta, e ele respondeu conforme o rei havia pedido. A resposta de Jeremias levanta uma questão ética. O profeta falou a verdade, uma meia verdade ou uma mentira completa? Aquilo que ele disse provavelmente era verdade, mas não se sentiu na obrigação de relatar tudo o que sabia”.

Os últimos versículos do capítulo contém o último apelo de Jeremias ao rei Zedequias. “O sábio conselho do profeta de render-se a Nabucodonosor, dado havia tanto tempo, foi rejeitado mais uma vez, e agora definitivamente” (Merril. F. Unger).

Alguns detalhes:

• Há evidência de que a prisão de Jeremias no capítulo 37 é diferente da prisão do capítulo 38. Jeremias era um profeta da prisão assim como Paulo era apóstolo em cadeias.
• Jeremias tinha cerca de 60 anos quando o estrangeiro negro Ebede-Meleque tomou providências para tirá-lo do atoleiro de lama da cisterna onde fora jogado; por isso, foram necessários cuidados especiais para retirá-lo.
• Edede-Meleque seria poupado na destruição que viria em breve sobre Jerusalém por seu ato de misericórdia (Jeremias 39:15-18).

Amigos, reflitam:

Ser fiel à Palavra de Deus pode não resultar em sucesso, pode te levar ao fundo do poço, te colocar em apuros; contudo, isso não significa ter falhado perante Deus, mas ter agido com sabedoria, apesar da loucura da oposição.

Os verdadeiros mensageiros de Deus não devem esperar aplausos populares, mas esperar livramento no Senhor. Isso é sabedoria!

Onde estão os sábios de hoje? – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...