domingo, 12 de março de 2017

Salmo 132 - Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 132
Comentário Pr Heber Toth Armí

 Sem o dom do livre arbítrio não poderíamos escolher entre o certo e o errado, entre confiar ou desprezar a Deus. Nem mesmo haveria necessidade de opção para obediência ou desobediência.

Já que podemos optar, vamos escolher:

1. ...Colocar a Deus em primeiro lugar em nossa vida, priorizar fazer bem feito a Sua vontade e dedicar tempo para fazer a Sua obra aqui na Terra? (vs. 1-5);
2. ...Louvar a Deus com entusiasmo em Sua presença quando descobrimos onde podemos operar em Seu favor, agir em prol de Sua causa e promover atitudes corretas? (vs. 6-9);
3. ...Considerar a presença de Deus e conversar com Ele sobre assuntos revelados em Sua Palavra, reclamar Suas promessas e reafirmar o compromisso com Ele? (vs. 10-12);
4. ...Confiar na capacidade de Deus abençoar àqueles que optam por depender dEle em todas as circunstâncias da vida? (vs. 13-18).

Davi foi um excelente rei, mas foi muito limitado para cumprir tudo o que este salmo indica. Por isso, “o texto menciona o Ungido, um dos descendentes mais poderosos de Davi. Jesus, o Messias (Mt 1:17), é o único capaz de cumprir todas as expectativas contidas neste salmo. O reinado do verdadeiro Messias durará para sempre” (Bíblia de Estudo Andrews). Sim, “as promessas de uma dinastia perpétua se cumpriram no Senhor Jesus Cristo” (William MacDonald).

Davi decidiu colocar Deus em primeiro lugar em sua vida apesar dos obstáculos que enfrentou. O interesse dele pela casa de Deus (vs. 1-10) resultou em grandes recompensas (vs. 11-12), as quais passariam pelo Messias e chegariam até a Sua segunda vinda ao mundo, ou melhor, se estenderiam até o milênio (vs. 13-18).

Não somos como animais, guiados por instintos, mas temos capacidade de decisão. Podemos escolher orar ou não, ler a Bíblia ou ignorá-la, meditar nas coisas celestiais ou preocupar-se com as coisas terrenas.

Hoje precisamos tomar uma decisão, “Deus em Cristo está rogando diariamente aos homens que se reconciliem com Ele. De braços estendidos, está pronto a receber e dar as boas-vindas, não somente aos pecadores, mas aos pródigos. O amor por Ele manifestado mesmo quando moribundo, no Calvário, é a garantia do pecador quanto a sua aceitação, paz e amor” (Ellen G. White).

Deus espera nosso compromisso para abençoar-nos mais! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...