quinta-feira, 2 de março de 2017

SALMO 122 – Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 122 
Comentários Pr Heber Toth Armí

Pessoas que têm prazer em adorar a Deus sentem-se felizes em se congregar para adorar Àquele que ama nos alegrar.

Este Salmo esbanja alegria. “O salmista se alegra com a oportunidade de se juntar a outras pessoas na jornada para adorar em Jerusalém. Há alegria em adorar na companhia de irmãos na fé” – destaca o Comentário Bíblico Adventista.

Com foco no Novo Testamento, o mesmo comentário faz a seguinte aplicação: “Os v. 8 e 9 afirmam dois grandes princípios que impulsionariam todo o cristianismo: (1) amor pelos irmãos e (2) amor pela igreja. Aqueles que amam a Deus amam os irmãos que compõem a igreja de Deus”.

A igreja é o corpo de Cristo. Quem se une a Cristo se liga ao Seu corpo aqui na Terra. A união é a marca que caracteriza o cristianismo. “Cristianismo é a revelação do mais terno afeto de uns pelos outros”, declara Ellen G. White. 

Contudo, por que é tão raro ver evidências dessa harmonia espiritual?

1. Porque as pessoas não estão tão dispostas a relacionarem-se umas com as outras corretamente, com alegria, entusiasmo e humilde disposição (v. 1; ver Hebreus 10:25).

2. Porque não nos sentimos tão satisfeitos e realizados por congregarmos no templo/igreja como o salmista (v. 2); assim como muitos não estão tão empolgados para chegar ao Céu (Lucas 12:42-46).

3. Porque muitos ignoram a prática dos princípios do reino de Deus na Terra; não buscam o caminho verdadeiro revelado na Palavra para nutrirem misericórdia, justiça, paz, alegria e amor divino no coração e, muito menos na sociedade – às vezes nem mesmo na igreja (vs. 3-5; ver Gálatas 5:15).

4. Porque muitos que enxergam defeitos e falhas na igreja são indiferentes, outros são críticos e acusadores e, ainda outros se afastam, quando na verdade todos deveriam fazer a diferença. Como? Orando e influenciando com atitudes positivas, movidos pela força graciosa do Espírito Santo (vs. 6-9; conferir Efésios 3:14-21).

“A chegada a Jerusalém, onde o povo de Deus adorava, era motivo de celebração” diz Richard O. Lawrence. Atualmente, a celebração na igreja é a prévia da celebração quando chegarmos à Nova Jerusalém. Os que verdadeiramente experimentam uma conversão do mundo para Deus caminham alegremente rumo à Casa do Senhor! 

Vamos juntos nos alegrar? – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...