terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Salmo 120 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 120 – 

Comentários Pr Heber Toth Armí

Aqueles que se dedicam a servir a Deus neste mundo cheio de indivíduos alheios a Ele e aos Seus princípios são perseguidos por ódio, vitupério e falsidades. 

• Rebeldes, religiosos formais e fanáticos propagam baixas incriminações e boatos caluniadores dos fieis servos de Deus.
• Há muitos zombadores, críticos e acusadores dos verdadeiros adoradores; sempre existiram, e, a tendência é de multiplicar-se quanto mais adentramos nos últimos dias deste mundo. 
• Unir-se-ão ao mundo incrédulo os ministros eclesiásticos não firmados na verdade e os religiosos iludidos com propostas espirituais sedutoras.

Diante disso, precisamos aprofundar-nos no estudo integral da Palavra de Deus, e em especial o Salmo em questão, o qual nos revela muitas informações relevantes para nossa realidade atual e futura.

• Estamos neste mundo, longe da Pátria Celestial; rodeados de indivíduos que são agentes declarados do mal. Somos peregrinos em terra estranha. Precisamos ser puros em meio às impurezas de uma sociedade imoral; verdadeiros, em um ambiente falso, entre mentirosos; fieis, num século fraudulento... (vs. 1-2).

• Em um mundo regido por uma filosofia antibíblica, numa cultura desprovida dos princípios do reino de Deus, somos atingidos pela angústia devido às injustiças titânicas proliferando nas pessoas a nossa volta, onde estilhaços de todos os tipos ferem nossa alma, precisamos da intervenção de um Deus que age em prol dos que O buscam (vs. 3-4).

• Num ambiente onde a luz é incompatível com as trevas, o mal está sempre provocando o bem e, as brigas estão sempre tentando extinguir a paz, tornamo-nos infelizes, ansiosos para ir a um lugar bem distante daqui; pois viver constantemente entre gente má não dá para ser feliz de verdade (vs. 5-7).

Roland E. Murphy destaca que o salmo é “uma lamentação individual de um homem que se vê rodeado por inimigos que o caluniam em uma região hostil”. A seguir, destaco os três pontos importantes do salmo dividido por D. L. Moody: Um...

1. ...grito por livramento. Senhor, livra-me (vs. 1-2);
2. ...pedido de retribuição. Que te será dado? (vs. 3-4);
3. ...lamento pela paz. Ai da mim... Sou pela paz (vs. 5-7).

Em meio a esse grande conflito, esperamos pela Nova Jerusalém, a cidade da paz. Enquanto essa esperança não se concretiza, oremos pela direta intervenção divina em nossa vida. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #ebiblico #rbhw #rpsp

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

SALMO 119 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 119 

Comentários Pr Heber Toth Armí

Bebidas alcoólicas, cigarros, drogas, sexo sem compromisso, jogos de azar, e todo tipo de prazer que é contra os princípios divinos apenas iludem, pois são apenas paliativos que apenas arruínam a alma humana.

Estudar a Bíblia de verdade, com oração e dedicação intensa, resulta em alegria e prazeres que superam aos prazeres mundanos mesmo concentrados. O Salmo 119 é o maior dos Salmos, o maior capítulo bíblico, com 176 versículos. Por que alguém escreveria tanto sobre a Palavra de Deus senão por prazer?

Uma síntese do Salmo realizada por E. W. Grand revela o apreço do Salmista pela Palavra divina:

1. A bem-aventurança de obedecer a Palavra (vs. 1-8);
2. Purificação pela Palavra (vs. 9-16);
3. Discernimento pela Palavra (vs. 17-24);
4. Insuficiência pessoal percebida por meio da Palavra (vs. 25-32);
5. O poder da Palavra (vs. 33-40);
6. Vitória por meio da Palavra (vs. 41-48);
7. Descanso e consolo por meio da Palavra (vs. 49-56);
8. A perseverança na Palavra (vs. 57-64);
9. A preciosidade da Palavra em bons e maus momentos (vs. 65-72);
10. Discernimento por meio da Palavra (vs. 73-80);
11. O aflito é fortalecido pela Palavra (vs. 81-88);
12. O caráter eterno da Palavra (vs. 89-96);
13. Sabedoria por meio da Palavra (vs. 97-104);
14. A Palavra é lâmpada e luz para todas as ocasiões (vs. 105-112);
15. Os perversos e a Palavra (vs. 113-120);
16. Separação e livramento por meio da Palavra (vs. 121-128);
17. Alegria e comunhão por meio da Palavra (vs. 129-136);
18. Zelo pela Palavra (vs. 137-144);
19. Experiência por meio da Palavra (vs. 145-152);
20. Salvação por meio da Palavra (vs. 153-160);
21. A perfeição da Palavra (vs. 161-168);
22. Oração e louvou por meio da Palavra (vs. 169-176).

Cada estrofe contém oito versículos, iniciando com cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico – um magnífico poema artístico exaltando a Palavra de Deus revelada à humanidade.

Um ponto relevante deste Salmo é que não existe reavivamento espiritual genuíno, sólido e duradouro fora da Palavra de Deus (vs. 25, 37, 40, 50, 88, 107, 149, 154, 156, 159). “A Palavra de Deus tem um poder vivo, porque a Palavra escrita não pode ser separada de Sua pessoa” (Neil T. Anderson).

Sejamos reavivados pela Palavra – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Salmo 118 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 118

Comentários Pr Heber Toth Armí

Muitos gastam seu suado salário em coisas supérfluas. Outros fazem dívidas para adquirir coisas desnecessárias. Do mesmo modo, muitos investem seu precioso tempo em coisas insignificantes em relação ao que realmente importa na vida.

O Pr. Erton Köhler convida-nos a refletir profundamente:

• Se você tem uma semana especial na igreja e um convite para comer pizza com os amigos no mesmo horário do culto da noite, qual dos dois escolhe?
• Se tem apenas 15 minutos pela manhã, você escolhe a comunhão pessoal ou o desjejum?
• Onde você gasta mais tempo: nas redes sociais ou nos momentos devocionais?
• As perguntas poderiam ser diferentes, mas Deus realmente ocupa o primeiro lugar?

O Salmo enfatiza amor ilimitado, infinito e imensurável de Deus por nós que, ao percebê-lo, devemos reagir positivamente. O que só será possível colocando Deus em primeiro lugar em nosso coração, agenda e vida.

• Devemos agradecer a Deus por Ele ser bom, temos que contar ao mundo sobre Seu amor e, unir-nos para impactar as nações com Seu amor em ação através de nós (vs. 1-4).
• Ao confiarmos em Deus, de todo coração, experimentaremos respostas incríveis a nossas orações, livramento indescritível e satisfação inigualável por Suas sublimes ações em nosso favor (vs. 5-16).
• Os que são reavivados por Deus quando a morte sufocava, que recebem a vida eterna como resultado da substituição do pecado pela justiça de Cristo, agradecem, louvam e exaltam a Deus destemidamente (vs. 17-20).
• A salvação ofertada ao desgraçado pecador resulta em gratidão, devoção e celebração festiva ao Senhor quanto recebida de bom grado (vs. 21-25).
• Sinceridade na adoração ao Deus que operou nossa salvação gera fidelidade no louvor a Ele; isso desperta outras pessoas a terem a mesma experiência, aumentando, assim, o número dos adoradores do verdadeiro Deus (vs. 26-29).

Certamente, nunca será tempo perdido ou atitude vã louvar e adorar a Deus mesmo com coração triste e angustiado, mesmo com a vida toda destruída. Pois, ao erguer-se em louvor e adoração ao Ser amoroso e bondoso, o coração será renovado, restaurado e vivificado.

Em suma, quanto mais aproximarmos de Deus, mais nítido nos tornará Seu caráter. Quanto mais íntimo dEle tornarmos, mais perceberemos Quem Éle é e quão bom é Ele! Assim, confiaremos mais nEle! 

Valerá a pena! – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw

sábado, 25 de fevereiro de 2017

SALMO 117 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 117
Comentários Pr Heber Toth Armí

Este é o menor dos salmos, com uma mensagem que inclui o mundo inteiro. Eu e você somos contemplados nele.

“Uma compreensão correta deste salmo nos ajuda a dar o devido valor a pelo menos quatro privilégios do povo de Deus”, afirma Warren W. Wiersbe. Os quais ele destaca:

• Adorar a Deus (v. 1a): ...Quando louvamos ao Senhor, não apenas Lhe falamos de Sua grandeza, mas também O elogiamos diante daqueles que ouvem nossos cânticos. A adoração e o louvor são as ocupações mais elevadas às quais podemos dedicar nossa voz e as atividades que nos ocuparão por toda a eternidade!

• Compartilhar o evangelho (v. 1b): ...A Igreja de hoje deve levar a luz do evangelho a todo o mundo (Atos 13:47). Paulo cita esse versículo em Romanos 15:11, como parte de sua explicação sobre a relação entre a igreja e Israel. Os apóstolos e outros judeus cristãos da igreja primitiva louvavam ao Senhor tanto entre judeus quanto entre gentios (Romanos 15:9), conforme relata o Livro de Atos. Por meio desse testemunho cada vez mais amplo, muitos gentios vieram a crer em Cristo e passaram a louvar a Deus com os cristãos judeus (Romanos 15:10), pois cristãos judeus e gentios constituíam um só corpo em Cristo (Efésios 2:11-22)....

• Depender do grande amor de Deus (v. 2a): ...Se não fosse pela bondade misericordiosa de Deus, ainda estaríamos em trevas, condenados à morte... Somos salvos pela graça e vivemos pela graça, dependendo exclusivamente da generosidade do Senhor em Jesus Cristo. Uma igreja arrogante é uma igreja fraca. Desfrutar o louvor dos homens é perder a bênção de Deus [ver Efésios 2:8-10; Lamentações 3:22]...

• Descansar nas promessas de Deus (v. 2b): ...Quando Deus nos chama para fazer alguma coisa, Ele é fiel e nos ajuda a cumprir nossa missão (I Tessalonicenses 5:24). Confiar em nossa fé é o mesmo que crer na fé, mas confiar na fidelidade de Deus é crer no Senhor. Nossa segurança é a Palavra de Deus e o Deus da Palavra.

1. Deus não quer crentes enclausurados em quatro paredes, mas espalhados aos quatro cantos do mundo testemunhando do Seu gracioso caráter.

2. Deus não quer um povo exclusivista, mas inclusivista – que inclui todos os povos na adoração.

Sejamos crentes benevolentes! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SALMO 116 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 116 
Comentários Pr Heber Toth Armí

O sofrimento aqui no mundo pode ser amenizado com um compromisso sério com o Deus que habita no Céu, que, apesar da distância de residência, Ele não mede esforços para nos atender em nossas necessidades.

Aqueles que creem, confiam e submetem-se a Deus através da oração suplicante possuem a mais nobre postura para receber grandes bênçãos derramadas das sublimes alturas celestiais. Temos muito que aprender de Davi ao humilhar-se ao extremo diante do Supremo Salvador, reconhecendo nossa tremenda necessidade de ajuda.

Matthew Henry divide da seguinte forma este Salmo:

1. A grande aflição e perigo em que o salmista estava que quase o levou ao desespero (vs. 3, 10-11);
2. O pedido que ele fez a Deus nessa aflição (v. 4);
3. A experiência que teve da bondade de Deus para com ele em resposta à oração:
a) Deus ouviu-o (vs. 1-2);
b) Deus teve compaixão dele (vs. 5-6);
c) Deus libertou-o (v. 8).
4. O cuidado que teve em relação ao reconhecimento que tinha de fazer pela bondade de Deus para com ele (v. 12):
a) Ele amaria a Deus (v. 1);
b) Ele continuaria a recorrer a Ele (vs. 2, 13, 17);
c) Ele descansaria no Senhor (v. 7);
d) Ele andaria diante dele (v. 9);
e) Ele pagará publicamente seus votos de ação de graças, nos quais reconheceria o terno cuidado de Deus para com ele (vs. 13-15, 17-19);
f) Ele continuaria a ser o servo fiel de Deus até o fim de sua vida (v. 16).

Muitos se desesperam por não aceitarem dar nenhum passo em direção ao Ser que tem a única solução para sua aflição. 

• Uma vida desprovida de oração certamente será repleta de situações desesperadoras. 

Outros encontram esperança/solução em Deus, porém, não avançam como Davi fez neste Salmo, em gratidão e ação de graças ao Salvador que operou em Seu favor. 

• Precisamos reconhecer coisas sublimes Deus nos fez e permitir que o coração se incline ainda mais em devoção a Ele.

Quando estamos no limite, Deus nos salva; quando não sabemos o quê fazer, Deus nos auxilia; quando a morte nos amedronta, Deus nos acalma; quando ninguém nos ouve, Deus nos acode!

Por isso, devemos amar a Deus, ser-Lhe fiel, comprometer-se com Ele e adorar-Lhe! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SALMO 115 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 115 
Comentários Pr Heber Toth Armí

Estudar profundamente as Escrituras robustece a fé, e fortalece a estrutura do indivíduo ao colocar em prática os princípios dali extraídos. 

Os resultados são ainda mais evidentes quando cada crente entende que os receptores da mensagem divina são transmissores dessa mensagem para promover a vida da humanidade desfalecida.

Priorizar Deus em nosso viver diário é a melhor forma de passar nossa existência desde o berço até a sepultura. Reflita...

• As sábias instruções divinas nos dão suporte para nossas ações; 
• As incomparáveis revelações escriturísticas dão o norte para nossas decisões;
• As elevadas informações inspiradas são úteis para rejeitarmos filosofias pagãs e religiões fraudulentas.

Antes de esboçar os pontos importantes do Salmo em foco, abra a tua mente para que sejas moldado pelas revelações do Senhor e não pelas informações humanas (ou pior, criadas pelos demônios).

1. Os ignorantes desprezam a Deus e provocam ao Seu povo; até o Senhor operar, deixando-os sem argumentos (vs. 1-3). Um dia os incrédulos terão que responder por suas atitudes e ficarão sem palavras.

2. Deuses falsos, imagens de esculturas de pessoas boas que morreram, ídolos, embora sejam de materiais valiosos, são obras das mãos humanas (vs. 4-8), que podem ter... 

• boca, mas são incapazes de predizer o futuro;
• olhos, mas não velam pelo povo;
• ouvidos, mas não ouvem a aflição dos sofredores;
• nariz, mas não sentem cheiro das ofertas;
• mãos, mas não seguram nem abençoam nada;
• pés, mas não saem do lugar sem ajuda de alguém.

3. Há um enorme contraste na existência de quem deposita sua fé no Deus vivo e aqueles que confiam em insignificantes ídolos. É bem melhor servir a Deus corretamente (vs. 9-15).

4. A crença em imagens de esculturas (ídolos) tem muitas razões para ter sido aceita, a principal delas é a rejeição da crença de que os mortos se encontram inertes e, em silêncio absoluto. Nada sabem e nada fazem (vs. 17-18).

Não priorizar a Deus facilita a absorção de crenças espúrias, a aceitação de doutrinas falsas e ao terrível ato de criar deuses, que não passam de ídolos absolutamente inúteis. Pois, quando Deus não ocupa o primeiro lugar em nossa vida, inventamos, reverenciamos e adoramos o que não é Deus de fato.

Experimente: A presença divina certamente transforma nossa vida! – Heber Toth Armí #ebiblico #rbhw #rpsp

Salmo 114 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 114
Comentários Pr Heber Toth Armí

O Salmo em foco é arte antiga para revelar verdades eternas. “O salmista usa metáforas poéticas intensas para ensinar história e teologia, uma abordagem que estimula a imaginação e que toca o coração” comenta Warren W. Wiersbe; o qual divide o texto inspirado em quatro tópicos:

• Deus é por nós (v. 1);
• Deus está conosco (v. 2a);
• Deus está acima de nós (v. 2b);
• Deus está adiante de nós (vs. 3-8).

Se Deus é por nós precisamos decidir ficar ao lado dEle para que coisas grandiosas aconteçam em nosso favor. Se Deus está conosco precisamos ter sensibilidade para sentir Sua presença operando em nossa vida. Se Deus está acima de nós, temos um Ser superior a tudo em quem podemos confiar e nos aconselhar. Se Deus está adiante de nós, temos um guia para nos guiar daqui para o reino dos Céus...

Maior que o êxodo israelita é o êxodo do reino das trevas para o reino da luz; mais impactante que a libertação da escravidão babilônica é a libertação da escravidão do pecado. Embora o êxodo israelita liderado por Moisés seja real, serve como ilustração de um Libertador bem maior liderando os cristãos ao reino dos Céus...

Jesus é o caminho, a verdade e a vida; sem Ele ninguém chega a lugar algum que tenha real sentido. Ele é o Emanuel, Deus conosco; enviado do Pai para nos libertar do pecado e nos levar à Pátria Celestial. Ele é maior que Moisés, e mais poderoso que Josué. Seu reino é maior que o de Davi; e, Sua sabedoria ultrapassa a de Salomão.

Jesus é a verdade que nos liberta. Albert Einstein disse algo interessante sobre a importância da libertação: “Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu”. Jesus morreu para que isso seja possível, para que tenhamos valor. Atualmente o povo de Deus é Sua igreja!

Deus pode...

• ...mudar qualquer situação;
• ...libertar-nos de qualquer escravidão;
• ...outorgar-nos recursos humanamente impensáveis para nosso bem;
• ...fazer qualquer coisa por aqueles que fazem Sua vontade.

Aceitar a graça divina implica ser livre de nossa desgraça! A presença de Deus em nossa vida faz uma diferença radical. Nossa busca por Sua vontade nos trará total felicidade.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

SALMO 113 – Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 113 – 

Comentários Pr Heber Toth Armí

Não há coisa tão boa quanto estudar a Bíblia e aplicar os princípios divinos em nossa vida, pena que muitos desprezam essa fonte de prazer. 

Louvar a Deus é expressão de todo aquele que O conhece de verdade e mantêm relacionamento sério com Ele. Os Salmos deixam isso muito claro. Na sequência do saltério temos três grupos notáveis de louvores, conhecidos como “Hallel” (isto é, “louvor” em hebraico):

1. O Hallel egípcio (Salmos 113-116);
2. O grande Hallel (Salmos 120-136);
3. O Hallel final (Salmo 145-150).

Sobre o Salmo 113, Merril F. Unger divide assim “louvado seja o Senhor pelo que Ele é [vs. 1-6), e pelo que Ele faz” [vs. 7-9]. Duane A. Garret o compa “com o cântico de Ana em 1Samuel 2:1-10”. Após considerar estas informações, avance nesta reflexão. No que...

1. ...nem todos os que dizem serem servos de Deus são de fato, portanto, devem rever suas atitudes diante dEle e então, começar a louvá-lO de todo coração.
2. ...os desanimados e indiferentes precisam de incentivos para priorizar Deus em sua rotina diário.
3. ...os ignorantes e esquecidos precisam ser informados ou lembrados dos grandes atos de Deus aos pequeninos da Terra.

O Salmo 113 tem impactante mensagem para fazer uma lavagem cerebral em quem está com a mente poluída de indiferença, entupida de entulhos imorais, e abarrotada de conceitos errôneos.

William MacDonald, declara: “Nosso Deus é infinitamente exaltado, e portanto, digno de louvor” e, então esboça:

• POR QUEM? Por todos os Seus servos (v. 1);

• COMO? Ao bendizer Seu nome, ou seja, agradecer-Lhe por tudo o que Ele é (v. 2a);

• COM QUE FREQUÊNCIA? Agora e para sempre, continuamente (v. 2b);

• ONDE? Em todo lugar, desde as terras onde nasce o sol até onde ele se põe (v. 3a);

• POR QUE? 1) Por sua grandeza (v. 4), 2) Por Seu caráter incomparável (v. 5) Por Sua visão ilimitada (v. 6).

Deus realmente merece ser adorado por todos, pois além dos pontos acima, o Salmo diz que Ele atende ao pobre em sua miséria, o coitado em sua desonra, e o infeliz em sua tristeza (vs. 7-9) – Deus exalta aos humildes! (Tiago 4:6; I Pedro 5:5).

Reavivemo-nos! O Majestoso Deus Se inclina para atender aos desventurados pecadores! Adoremos-Lhe! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Salmos 112 - Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 112 
Comentários Pr Heber Toth Armí

Somente se Deus for temido e reverenciado como o primeiro em nossa vida, encontraremos sentido em nossa existência. Um estilo de vida desprovido das sábias instruções de Deus e distante de Sua presença resultam em dias frustrantes, tristes e deprimentes. 

Martinho Lutero percebeu a importância da Bíblia para sua vida, por isso declarou: “Nas Escrituras, cada florzinha é uma campina”. Leia o Salmo 112, dedique tempo a meditar em cada sentença. Peça sabedoria para compreender essas sublimes palavras. Então, avance nesta reflexão...

Não há nada mais útil do que aprender e viver a mensagem oriunda do Céu. Observe com atenção estes pontos:

• Os que temem ao Senhor reverenciando-O acima de tudo serão bem-aventurados (v. 1);
• Os que têm seu prazer não nos barzinhos deste mundo, nem nas boates, danceterias, ou shows demoníacos, mas nos princípios divinos, serão benditos neste mundo (v. 1);
• Os que temem ao Senhor e têm prazer em Seus mandamentos terão filhos abençoados, estáveis, equilibrados e saudáveis (v. 2);
• Os que experimentam as bênçãos da obediência e da piedade vivem milagres neste mundo deprimente, tenebroso e corrupto – vivem na luz, apesar das trevas (vs. 3-4);
• Os que refletem o caráter gracioso, compassivo e justo de Deus serão ricamente abençoados em seus afazeres, não serão iludidos nem fracassados, nem mesmo abalados diante de rumores e fofocas (vs. 5-7);
• Os que colocam sua confiança em Deus somente agem com generosidade para com os carentes sem medo de serem prejudicados com isso, pois sabem que Deus cuidará muito bem de sua vida (vs. 8-9);
• Por outro lado, os que não temem a Deus, que não confiam em Suas providências, que apegam em recursos materiais e ignoram os princípios espirituais, verão que de nada valeu a pena em sua vida de egoísmo e vaidades (v. 10).

Viver sem Deus é ter uma vida oca, vazia, desprovida de satisfação. Sem as bênçãos de Deus e a segurança que Ele nos dá, nada preencherá nosso coração! Sejamos conscientes e, obedientes! 

“Se alguém achar que a mensagem bíblica é irrelevante, e for com essa opinião para o túmulo, um dia irá descobrir que não existia nenhuma outra coisa que fosse mais relevante” (David Lloyd-Jones). 

Coloque Deus em primeiro lugar para que tua vida tenha mais sentido! – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Salmo 111 - Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 111
Comentários Pr Heber Toth Armí

 Eu não acredito que todos os que buscam a Deus na primeira hora do dia têm Deus como prioridade em Sua vida; mas, acredito que todos os que têm Deus como primeiro em sua vida dedicam as primeiras horas do dia para consagrar-se para as atividades rotineiras.

Suponho que muitos que dedicam a primeira hora do dia a Deus, O ignoram nas outras 23 horas do dia. Esse é um problema! Pois, como bem colocou o Dr. Adolfo Suárez, “Cristo é Senhor de tudo, ou não é Senhor de nada”.

Hoje começa o projeto “Primeiro Deus” na Divisão Sul Americana. Participe e convide outros a participarem também. Ele está vinculado ao Reavivados por Sua Palavra. Como ambos os projetos estão atrelados, o Salmo para nossa meditação é o 111. Pegue a tua Bíblia e cave-a fundo para extrair do texto sagrado preciosas lições para tua vida. Depois considere:

1. Deus faz tão grandes coisas pelos seres humanos desprovidos de graça que uma assembleia de justos deveria congregar-se para adorá-lO; Seus feitos são gloriosos e majestosos, todos deveriam considerar Suas obras e colocar o coração nelas (vs. 1-3);
2. Deus revela Sua imensurável generosidade e Sua magnífica piedade aos que O temem neste mundo de aflição e angústia (vs. 4-6);
3. Deus revela Seu caráter em Suas poderosas e bondosas ações para com os habitantes deste planeta. Ele é honesto, verdadeiro, fiel, reto e santo (vs. 7-9);
4. Deus é capaz de arriscar-se ao máximo a fim de resgatar ao pecador condenado à morte eterna. Ele deu Jesus, Seu único Filho, para pagar o preço de nossos pecados. Tem como ignorar um Deus assim? Tem como não louvar a um Salvador desse? (v. 10).

O ser humano neste mundo de pecado não teria esperança alguma se não fosse a Bíblia e o Deus que deixou-nos esse Livro.

1. Carecemos das magníficas obras de Deus para viver (vs. 1-3);
2. Precisamos dos graciosos recursos de Deus para que sejamos alguém (vs. 4-6);
3. Dependemos dos mandamentos de Deus para alcançar sabedoria (vs. 7-8, 10);
4. Necessitamos de libertação para salvar-nos da condenação de nossos pecados (v. 9).

Deus já merece nossa adoração pelo gracioso plano de salvação, ainda mais recebendo tantas outras bênçãos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

sábado, 18 de fevereiro de 2017

SALMO 110 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 110 
Comentários Pr Heber Toth Armí

Devemos estudar a Bíblia para encontrar Cristo nela, para que Ele transforme nossa vida transtornada pelo pecado. Isso só é possível mediante a ajuda do Espírito Santo, o qual está por trás de cada texto inspirado.

Martinho Lutero fez a seguinte declaração: “Da mesma forma como vamos até o berço tão-somente para encontrar um bebê, também recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo”.

O Salmo 110 é evidentemente messiânico. É fácil encontrar Cristo nele. Glauber Araújo, em sua exegese do Salmo, conclui que ele “apresenta o Messias como um rei vitorioso na luta contra seus inimigos, bem como um sacerdote que ministra pelo povo perante YHWH. Ele recebe poder e honra de YHWH e se assenta à sua direita. De seu trono (Sião) Ele rege a nação e tem o apoio de seu povo que se une a Ele em suas batalhas. Seus inimigos lhe são subjugados e finalmente eliminados”.

Araújo ainda destaca que, “além da função de rei, [o salmo] agrega a função de sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele [Jesus] julga os povos e executa a sentença para finalmente obter a vitória total... Devido às várias referências encontradas no NT, entendemos que Ele está assentado à direita de Deus e, conforme o livro de Hebreus indica, é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Esse salmo apresenta implicações cristológicas, eclesiológicas e escatológicas que devem ser consideradas dentro da luta de YHWH contra o mal”.

Esse salmo, declara o Comentário bíblico NVI de F. F. Bruce, “é o texto mais citado ou aludido no NT (cf. At 3.34,35; 1Co 15.25; Ef 1.20; Cl 3.1; 1Pe 3.22)... O autor aos Hebreus deu muito valor a este salmo; ele desenvolveu a aplicação do v. 4 ao fato de Cristo exercer o sacerdócio celestial, não araônico, depois do sacrifício do Calvário (Hb 1.3,13; 5:6-10; 6.20-10:21)”.

Conforme relata o Salmo, Jesus...

1. ...como Rei está organizando Seu povo como um exército para obter juntos a vitória final, a qual será total, sobre Seus inimigos de todas as espécies (vs. 1-3).
2. ...como Sumo Sacerdote julgará todos os reis e nações do mundo inteiro para eliminar o mal por completo do Planeta Terra (vs. 4-7).

Hoje, peça que Jesus reine em, e, interceda por tua vida! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

SALMO 109 – Comentários PR Heber Toth Armí

SALMO 109 –
Comentários PR Heber Toth Armí

Você já foi despedido do emprego por uma armação estratégica de alguém? Você sofreu punição porque alguém te acusou injustamente? Você já fez o bem e recebeu o mal como recompensa? Você já foi tratado com inveja, raiva e ódio por pessoas problemáticas?

Davi sofreu terrivelmente nas mãos de inconsequentes. Por isso ele fez orações em prol de justiça divina contra tais indivíduos. Antes de avançar, considere o sentimento de...

• ...uma jovem que preserva sua pureza virginal para o casamento sendo estuprada por jovens frios e imorais, bêbados e drogados.
• ...filhos que assistem ao assassinato de seus pais por delinquentes cruéis.
• ...um pai que descobre que seus filhos estão sendo violentados sexualmente por amigos da família.
• ...um membro da igreja que fica sabendo que seu líder religioso explora financeiramente os membros para adquirir drogas.

Davi indigna-se por coisas não tão ruins quanto estas. Observe o tipo de indivíduos que Davi tem em mente ao escrever esse salmo imprecatório (lista extraída da Bíblia de Estudo Andrews). Eles...

• Pervertem a verdade;
• Mentem;
• Acusam falsamente;
• Usam de má-fé na amizade;
• Odeiam;
• Atacam sem causa;
• Pagam o bem com o mal;
• Exploram os que lhes apresentam solicitações;
• São cruéis;
• Assassinam;
• Não ajudam aos necessitados;
• Menosprezam as pessoas;
• Abusam; e,
• Amaldiçoam o tempo todo.

Os cristãos não têm sangue de barata; contudo, não fazem justiça com as próprias mãos. Eles usam o recurso da oração. Observe...

1. O clamor do sofredor (vs. 1-5);
2. A intolerância à injustiça e ao pecado (vs. 6-20);
3. O anseio por justiça (vs. 21-29);
4. A aclamação ao Supremo Juiz (vs. 30-31).

Alguns pensam que salmos imprecatórios não são inspirados; outros, que eles estão ultrapassados aos cristãos, mas não aos judeus. Existem evangélicos que creem que eles sejam de natureza profética, não imprecatória; ainda outros alegam que eles devem ser entendidos figuradamente como sendo os sentimentos divinos no indivíduo que ora.

Entretanto, nenhum dos salmos perdeu sua relevância com a morte de Cristo. Sua morte ajuda-nos a ver relevância nas imprecações inspiradas. Revelando o que o pecado tem feito com um Ser puro, bondoso e santo ficamos ainda mais indignado, com mais aversão ao pecado.

Ao inclinarmos para falar de nossos sentimentos ao justo Juiz, levantaremos para, então, O exaltar. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

SALMO 108 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 108

Comentários Pr Heber Toth Armí

A Bíblia fala continuamente ao coração do leitor; na verdade, Deus fala diretamente ao pecador submisso que aplica seu coração ao estudo genuíno de Sua Palavra.

É possível que Davi tenha feito adaptações dos salmos 57 e 60 para a elaboração do salmo em questão. Os vs. 1-5 assemelham-se a Salmo 57:7-11; enquanto que, os últimos versículos são semelhantes a Salmo 60:5-12. A inspiração não é estática, ela é flexível dentro da revelação originada em Deus.

Até o tom e o objetivo do salmo mudaram após as adaptações realizadas por Davi da revelação recebida de Deus. “Para uso nosso”, diz Derek Kidner, “aqueles salmos anteriores podem muito bem servir para tempos de perigo pessoal ou coletivo, mas este é para tempos que exigem novas iniciativas e venturas de fé”.

A Bíblia não foi ditada! Warren W. Wiersbe faz esta aplicação contundente: “A verdade de Deus pode ser adaptada a situações novas, e cânticos podem se tornar um ‘cântico novo’ quando novos desafios são superados com uma teologia imutável”.

O conceito de revelação e inspiração deve ser melhor compreendido em nossa mente para não limitarmos o que Deus ampliou. Após essa explicação, foquemos nestes ensinamentos:

• Precisamos reavivar-nos para cantar exultantes louvores mesmo no escuro, na expectativa de um lindo amanhecer com Deus. Esse louvor extrapola as quatro paredes do lar tornando-se um meio de testemunhar ao mundo da imensurável misericórdia e fidelidade do Deus vivo e verdadeiro (vs. 1-5).
• Não é necessário as condições estarem como queremos para louvar a Deus; o salmista emite uma oração após louvar, onde fica evidente que era uma súplica em prol de seu povo que sofria nas mãos de opressores e não viam nenhuma luz no fim do túnel (v. 5).
• As orações despertam nossa esperança e confiança em Deus, nos faz relembrar do poder de Deus ao nos aproximarmos dEle. Deus cuida e abençoa ao Seu amado povo e promete-lhe a vitória sobre os inimigos e opressores (vs. 7-9).
• Da oração para os fatos, da esperança para a realidade, parece que Deus abandonou ao Seu povo. Esse é um problema que nós mesmos adquirimos por falta de discernimento (vs. 10-11).
• É preciso orar ainda mais para, então, celebrar as proezas que Deus fará (vs. 12-13).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Salmo 107 - Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 107
Comentários Pr Heber Toth Armí

 O livro de Salmos está dividido em cinco livros menores:

LIVRO I – Salmos 1-41
LIVRO II – Salmos 42-72
LIVRO III – Salmos 73-89
LIVRO IV – Salmos 90-106
LIVRO V – Salmos 107-150

O Salmo 107 é a abertura do quinto e último livro dentro do Livro de Salmos. Sua introdução (vs. 1-3) “dá ao salmo seu âmbito histórico na grande libertação de Israel do exílio, o tema sobre o qual o restante do salmo dá as variações. A palavra ‘remidos’ traz ecos do costume que obrigava o parente a se interpor para livrar seu aparentado próximo da dívida ou da escravidão. Deus fizera exatamente aquilo; e a palavra ‘congregou’ responde precisamente à oração de 106:47. Esta combinação entre a petição e a resposta tem persuadido alguns expositores que os Salmos 105-107 formam uma trilogia, a despeito da fronteira tradicional entre os Livros IV e V, contando a história da graça de Deus na Sua escolha e cuidado de Israel (105), Sua longanimidade e castigos (106) e, finalmente, Sua recuperação da nação (107). Kirkpatrick indica que há um elo entre os três na expressão ‘as terras’, que cristaliza a promessa (105:44), o castigo (106:27) e o salvamento (107:3)” (Derek Kidner).

O Salmo nos oferece quatro quadros em que pessoas experimentaram o livramento do Senhor quando clamaram com fervor: Os...

• ...perdidos e errantes do deserto (vs. 4-9);
• ...presos/cativos/escravos (vs. 10-16);
• ...enfermos/doentes (vs. 17-22);
• ...marinheiros solapados por tempestade violenta (vs. 23-32).

Deus está no controle de tudo e pode agir em qualquer adversidade, contudo, precisamos clamar a Ele com sinceridade (vs. 33-42).

Derek Kidner conclui seu comentário deste Salmo dizendo que “o livro de Oseias encerra-se com uma nota semelhante a esta [v. 43]: uma lembrança sóbria no sentido de não sermos levados pela eloquência, numa resposta pouco profunda àquilo que Deus fez em profundidade, ou na participação puramente imaginativa num capítulo da história. Neste quadro quádruplo da qual houve livramento, o leitor deve se reconhecer a si mesmo, e é a fidelidade de Deus que agora deve louvar com nova compreensão”.

Conforme o Salmo, Deus é...

• Bom;
• Misericordioso/gracioso;
• Fiel;
• Libertador/salvador;
• Abençoador.

Deus nos liberta das nossas aflições e nos redime dos nossos pecados para que O louvemos e anunciemos a Sua salvação (vs. 1-3). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

SALMO 106 – Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 106 – 

Comentários Pr Heber Toth Armí

A falta de reavivamento pleno está na vida desprovida de arrependimento genuíno. A falta de arrependimento nos dias atuais se deve ao fato de que Deus não é mais prioridade na vida de muita gente.

• Colocar Deus em primeiro lugar não significa apenas dedicar as primeiras horas do dia a Ele, embora aquele que O coloca em primeiro lugar não começará o dia sem buscar Sua presença.
• Colocar Deus em primeiro lugar é não colocar absolutamente nada mais como prioridade o dia inteiro. Nada na agenda nem de manhã, nem de tarde e nem de noite deve ocupar o lugar de Deus. Colocar Deus acima de tudo o que fizermos significa colocá-lO em primeiro lugar em nossa vida.
• Colocar Deus em primeiro lugar significa buscar Sua vontade acima de quaisquer das nossas vontades e desejos, sejam estes ruins ou bons. Porém, muitos do povo de Deus não têm Deus como prioridade em todas as coisas.

O que acontece com pessoas que não colocam Deus em primeiro lugar?

1. Praticam naturalmente o pecado sem perceberem a consciência acusando-os (v. 6);
2. Esquecem as orientações dadas por Deus no início da jornada espiritual (vs. 7-12);
3. Ignoram a providência divina evidente nos difíceis desertos da vida (vs. 13-18);
4. Desprezam a Deus com práticas que ferem Seus preciosos princípios de adoração (vs. 19-23);
5. Esquecem que Deus guia nos momentos críticos que exigem decisões e atitudes importantes (vs. 24-27);
6. Ignoram aos mandamentos de Deus quando os prazeres e as seduções pecaminosas parecem falar mais alto e forte ao coração e aos ouvidos (vs. 28-31);
7. Provocam aos líderes que Deus deixou para o bem de Seu povo (vs. 32-33);
8. Ignoram partes da missão divina, se acomoda e relaxa espiritualmente (vs. 34-39);
9. Sofrem as consequências dolorosas de atitudes espirituais mesquinhas (vs. 40-46).

“Por haverem deixado de executar Seu propósito [de Deus], tornaram-Lhe impossível cumprir as promessas de bênção. Não está fazendo o mesmo a igreja hodierna?” indaga Ellen G. White.

Pelo amor que Deus tem pelo povo negligente, somos motivamos a um louvor por Sua misericórdia e bondade no início do Salmo (vs. 1-5); e, advertidos com uma súplica por restauração oriunda do arrependimento, no final (vs. 47-48).

“Senhor, restaura-nos, reaviva-nos! Amém!” – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

SALMO 105 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 105

Comentários Pr Heber Toth Armí

 Meditar, refletir, discernir e relembrar os atos divinos na história humana nos fortalece a fé, nos dá convicção para testemunhar de Sua existência, amor e graça e, também nos dá segurança ao olhar para o futuro de nossa vida, família e igreja com esperança.

O Comentário bíblico F. F. Bruce destaca que “o povo de Deus se encontra para adorá-Lo. Esse salmo foi designado para ser um meio do Seu louvor. O seu tema geral é a fidelidade de Deus para com as Suas promessas (v. 8, 42). A história sagrada de Israel é esboçada de tal forma que destaca a lição espiritual de que Ele é absolutamente confiável e capaz de salvar e proteger”.

Do começo ao fim Deus esteve envolvido com Seu povo. Em cada fase do trajeto Deus esteve atuando. Deus não mudou. Ele continua fiel e gracioso como sempre foi. Como Derek Kidner destaca, os eventos do Salmo são:

• A promessa de uma terra (vs. 8-11);
• Proteção para os patriarcas (vs. 12-15);
• José abre caminho (vs. 16-22);
• Israel no Egito (vs. 23-25);
• Moisés e as pragas (vs. 26-36);
• O êxodo (vs. 37-42);
• A conquista [da terra prometida] (vs. 43-45).

Os Salmos 105 e 106 estão interligados. E, contém inúmeras lições para nos ensinar: “Amigos, lembrem-se da história e aprendam. Nossos antepassados foram guiados por uma nuvem e conduzidos milagrosamente através do mar [...]. Mas experimentar as maravilhas e graça de Deus não pareceu significar muito, porque muitos deles foram vencidos pela tentação no terrível deserto, e Deus não ficou satisfeito” (I Coríntios 1:1-5).

Ellen G. White afirma que “a experiência de Israel, a que o apóstolo faz alusão nas palavras acima, e segundo é registrada nos Salmos 105 e 106, contém lições de advertência que o povo de Deus nestes últimos dias precisa especialmente estudar”.

Vamos estudá-las? Observe algunas…

• Ao relembrar as ações de Deus em prol de Seu povo nos enche o coração de satisfação (vs. 1-3);
• Ao relembrar as obras de Deus em benefício de Seu amado povo nos faz aumentar nossa confiança nEle (vs. 4-6);
• Ao relembrar a origem e a trajetória do povo de Deus nos fará ter uma base sólida para nossa fé (vs. 7-45).

Avance... Escreva outras lições que você aprendeu! Compartilhe-as!– Heber Toth Armí #rbhw #ebiblico #rpsp

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Salmo 104 - Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 104 

Comentários Pr Heber Toth Armí

Faz muito bem aos seres pensantes erguerem seus olhos para além dos problemas desta vida e das angústias da alma humana para contemplar a beleza de um Deus que nos ama.

Uma análise do renomado teólogo Paul R. House reza: 

“O salmo 104 comemora a criação de Yahweh e o cuidado que Ele tem com a terra. É difícil imaginar uma declaração mais completa acerca de quão longe vai o interesse divino pela ordem criada. Toda a história começa com o Senhor, que num momento específico começou todos os acontecimentos. Louvor é a resposta natural de todos os que compreendem a importância de reconhecer Yahweh como o único criador e sustentador”.

O salmo em análise oferece grandes verdades. Derek Kidner não exagera quando declara que “parece que o salmo [104] foi escrito para ser companheiro [do salmo 103] (a julgar pela abertura e encerramento, que se equiparam nos dois salmos). Juntos, os dois louvam a Deus como Salvador e Criador, Pai e Sustentador, ‘misericordioso e poderoso’. Na galáxia do Saltério, estas são estrelas gêmeas da primeira grandeza”.

Após estas preciosas informações, observe estes tópicos teológicos extraídos do texto inspirado:

• Deus é glorioso e magnífico (vs. 1-4);
• Deus é o idealizador, criador e organizador do Planeta Terra (vs. 5-6);
• Deus é o sustentador e o provedor da vida no mundo vegetal, animal e humano (vs. 10-23);
• Deus é dono da plenitude da sabedoria evidentes em suas múltiplas obras criativas (vs. 24-26);
• Deus é o mantenedor e o zelador de Suas criaturas (vs. 27-30);
• Deus é merecedor do louvor de toda a criação, entretanto somente o ser humano foi criado com capacidade de reconhecer isso. Contudo, somos ingratos quando não O louvamos (vs. 31-35).

Há muitos eruditos que percebem uma lógica sequencial deste Salmo em comparação com o relato da criação em Gênesis. Porém, vamos além: “A fluência do salmo segue livremente a ordem da criação, como relatada em Gênesis 1.1-31, mas conclui (v. 35) com uma alusão aos fatos do final dos tempos, registrados em Ap 20-22” (John MacArthur).

O Deus que criou o que o diabo estragou restaurará tudo à sua forma original. Hoje podemos ser novas criaturas (II Coríntios 5:17) aguardando novos céus e nova terra! (II Pedro 3:13) – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

sábado, 11 de fevereiro de 2017

SALMO 103 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 103
Comentários Pr Heber Toth Armí

 Nossas orações podem ser individuais ou coletivas; pessoais ou nacionais; secretas ou públicas; para nosso próprio favor ou em favor dos outros (intercessora), mas nunca de forma egoísta e/ou desprovida de sinceridade.

O Comentário Bíblico Africano observa que “no salmo 102, o salmista expressou a Deus desânimo e aflição profundos sobre sua situação pessoal e a de sua nação. No salmo 103, muda de tom e agradece pelas muitas bênçãos que Deus concedeu a ele e à nação”.

• Sempre que orarmos extraindo palavras do fundo do coração, crendo que de fato Deus nos atende, certamente seremos atendidos; porém, tanto quanto somos atendidos devemos ser agradecidos.
• Sempre que orarmos por nós, deveríamos interceder por amigos, colegas de trabalho/escola, vizinhos, conterrâneos e pelas nações para que Deus atue para o bem de todos.

O Salmo em apreço pode ser dividido em três partes:

1. Devemos render graças a Deus por diversas razões. Devemos falar de nós mesmos e entregar-nos à reflexão para relembrar cada um dos benefícios que recebemos misericordiosamente de Deus (vs. 1-5). O salmista nos ajuda:
a) Ele perdoa cada um dos nossos pecados;
b) Ele cura cada uma de nossas doenças;
c) Ele nos liberta e salva de qualquer situação;
d) Ele nos coroa com amor e misericórdia;
e) Ele nos envolve com bondade;
f) Ele nos restaura e vivifica em Sua presença.

2. Devemos, como igreja ou como nação, coletivamente render graças ao Senhor (vs. 6-18); porque...
a) Ele faz justiça aos oprimidos da sociedade;
b) Ele não nos trata como merecemos, mas com misericórdia, amor, bondade e graça;
c) Ele perdoa nossos pecados, Jesus é Seu presente para nos livrar da condenação;
d) Ele sabe de nossas limitações, fraquezas e rebeldias, e nos trata como um Pai bondoso, mas firme para nos orientar e transformar.

3. Devemos nos unir aos seres de todo o Universo para render louvores ao Soberano Senhor (vs. 19-22):
a) Os exércitos de anjos louvam e obedecem ao Senhor, devemos nos unir a eles;
b) Todos os seres viventes do Universo devem louvar ao Criador.

Faça das palavras conclusivas do salmista as tuas palavras: “E você, ó minha alma, esteja pronta para falar bem do Eterno” (v. 22).

Senhor, ajuda-nos a louvar-Te como mereces! Amém. – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...