Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Lucas 4Comentário: Pr. Heber Toth Armí
LUCAS 4 – Tanto o batismo de Jesus quanto Sua genealogia revelam Sua centralidade no plano da salvação. Seu batismo simboliza uma vida que agrada a Deus e que é capacitada pelo Espírito Santo. A genealogia de Jesus, que traça Sua linhagem até Adão, reforça Sua missão de ser o Salvador da humanidade. Essa genealogia destaca que Jesus, como Filho de Deus, é também o Filho do Homem, identificando-Se plenamente com os seres humanos.
Lucas 3:21-38 conecta-se com Lucas 4:1-44 de maneira poderosa, demonstrando o início do desdobramento da missão messiânica de Jesus, impulsionada pelo Espírito Santo e validada por Sua vitória sobre o mal.
O Batismo de Jesus marca o início de Seu ministério terrestre. O Céu se abriu, o Espírito Santo desceu sobre Ele e o Pai declarou Ser Ele Seu Filho amado. Isso confirma que Jesus não é meramente um profeta, mas o Filho de Deus, o Messias prometido. Sua genealogia apresentada por Lucas reforça Sua conexão com a humanidade, traçando Sua linhagem desde Adão, sublinhado que Jesus, o Filho de Deus, é no Novo Adão, chamado para redimir o que foi perdido com a entrada do pecado no Jardim do Éden.
Após a confirmação divina no batismo, Jesus é levado ao deserto pelo Espírito, onde enfrenta Satanás com um intenso período de tentação (Lucas 4:1-13):
• Jesus, como o Novo Adão, resiste às tentações que o primeiro Adão não resistiu.
• A tentação também ecoa a jornada de Israel pelo deserto. Onde Israel falhou, Jesus saiu-Se vitorioso.
A vitória de Cristo no deserto O qualifica para ser o Salvador da humanidade. Por isso, na sequência, Lucas O descreve pregando, curando e expulsando demônios (Lucas 4:14-44). Esse ministério é uma demonstração do poder do Espírito que estava sobre Ele no Seu batismo.
Como o segundo Adão, Jesus é o novo início para a humanidade; ao resistir à tentação onde o Adão do Éden falhou, O tornou apto para assumir o papel de representante perfeito da raça humana (Romanos 5). Portanto,
• Assim como Jesus recebeu confirmação de Sua identidade no batismo, o pecador arrependido também recebe a adoção como filho de Deus no batismo.
• Ligados a Cristo, o cristão torna-se agente de Deus no mundo, trazendo libertação, restauração e, proclama o evangelho.
Enfim, devemos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário