sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Lucas 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Lucas 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


LUCAS 1 – O evangelho de Jesus, escrito por Lucas, é interessantíssimo. Lucas foi médico e não foi um dos doze apóstolos. Ele foi um historiador meticuloso e examinou detalhadamente os acontecimentos relacionada à vida de Cristo.

O destinatário explícito do Evangelho é uma pessoa chamada Teófilo, mencionado no início do livro de Lucas (Lucas 1:3), quanto no livro de Atos (Atos 1:1) – que também foi escrito por Lucas.

O Evangelho de Lucas, como é chamado o terceiro o evangelho, “é um relato feito a Teófilo, um aristocrata da época, o qual provavelmente ajudou Lucas a escrever, copiar e transmitir o evangelho a outros, com os quais o autor queria partilhar as boas novas sobre Jesus. Assim, a história retrata Jesus como o próprio Filho de Deus e o prometido Messias, enviado para salvar o mundo. Além disso, Lucas salienta a coerência das tradições cristãs, de modo que ao confiar em Jesus Cristo eles recebem o prometido Espírito Santo” (Bíblia do Discípulo).

Lucas escreveu para dar uma explicação ordenada e detalhada dos eventos que formam a base do cristianismo, com a intenção de fornecer a Teófilo (e, por extensão, a todos os leitores) a certeza das verdades que haviam sido ensinadas (Lucas 1:1-4).

Lucas 1 está repleto de recursos literários que revelam a habilidade e a intenção de Lucas ao escrever para Teófilo. Ao utilizar uma combinação de narrativas históricas (vs. 5-29, 34-41, 43-45, 56-66, 80), poesias (vs. 30-33, 42) e cânticos (vs. 46-55, 68-79), Lucas não apenas comunica a mensagem cristã, mas também o faz de maneira que ressoe profundamente com o contexto cultural e intelectual de seu destinatário, um aristocrata culto.

O uso de poesia e cânticos entre as narrativas cristológicas serve a dois propósitos principais:

• Conexão intertestamentária: Através dos cânticos teológicos Lucas faz uma ponte entre o Antigo e Novo Testamento – é um método poderoso de conectar a tradição judaica à nova revelação em Cristo.
• Elevação espiritual: O estilo poético e as expressões de louvor transportam o leitor para uma experiência de adoração e reflexão, proporcionando uma compreensão emocional e espiritual das verdades divinas. Lucas deseja que a história de Jesus não seja meramente sobre eventos lineares, mas a culminação de uma narrativa cósmica que exige resposta e adoração.

Como responderemos? Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...