Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Mateus 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí
MATEUS 8 – Jesus como “O Soberano da criação de Deus” (Apocalipse 3:14), identificado como “O Primogênito da criação” (Colossenses 1:15), significa que “nEle foram criadas todas as coisas, nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades” que “todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste” (Colossenses 1:16-16).
Jesus é o agente através de Quem “Deus fez o Universo”; Jesus sustenta “todas as coisas por Sua palavra poderosa” (Hebreus 1:2-3). João inicia seu livro dizendo: “No princípio era Aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle; sem Ele, nada do que existe teria sido feito... Aquele que é a Palavra tornou-Se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua glória, como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:1-3, 14).
Desta forma, em Mateus 8, nota-se o Criador em forma humana, cheio de graça e verdade, restaurando a humanidade sofredora, devido à deterioração do pecado.
Desde o início do Evangelho, Mateus se empenha em apresentar Jesus como o Messias prometido, o Emanuel (Deus conosco). Em Mateus 8, o Messias entrou em ação, restaurando vidas e demonstrando Seu poder divino. Cada milagre registrado nesse capítulo evidencia fortemente a presença do Criador entre nós.
A sequência de milagres de Mateus 8 revela a divindade de Jesus e Sua missão redentora. Este capítulo é essencial para a compreensão da natureza de Cristo e Seu papel na restauração dos sofredores deteriorados pelo pecado.
Ao curar o leproso instantaneamente, Jesus não demonstrou simplesmente Seu poder sobre a doença, mas Sua autoridade para purificar e restaurar (Mateus 8:1-4).
Ao curar através das palavras ao servo do Centurião, não sendo ele judeu, além de revelar a universalidade de Sua missão, Jesus demonstrou que Suas palavras são as mesmas proferidas no princípio, na criação (Mateus 8:5-13; Gênesis 1:1-31).
Ao curar vários enfermos (Mateus 8:14-17), acalmar a tempestade (Mateus 8:23-27) e libertar endemoninhados (Mateus 8:28-34), Jesus está invadindo o reino das trevas para implantar Seu Reino.
Jesus tem poder para restaurar o estrago feito pelo pecado. Por isso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário