quarta-feira, 3 de abril de 2024

Ezequiel 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ezequiel 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EZEQUIEL 9 – Em meio à apostasia generalizada, Deus conhece os poucos que se consagram a Ele. Deus protege no julgamento àqueles que lamentam por causa dos pecados que assolam e atormentam aos pecadores que sofrem as consequências de suas desobediências.

No contexto de Ezequiel 9, o povo de Deus, por volta do século VI a.C., experimentava um tempo de juízo divino devido à sua desobediência aos mandamentos de Deus e prática abominável da idolatria (Ezequiel 8:1-5). Na Babilônia de Nabucodonosor, os judeus estavam divididos entre os que ainda mantinham a fé em Deus e os que se desviaram para a idolatria e a corrupção moral – isso não mudou hoje em dia! Portanto,

• Do mesmo modo que Deus Se afastara do Templo devido à gritante corrupção (Ezequiel 8:6), logo o Espírito Santo irá retirar-se da Terra.
• Da mesma forma que Deus não agiu para sempre no pecador antes do Dilúvio (Gênesis 6:3), também não agirá para sempre no tempo que antecede à segunda vinda de Cristo (Lucas 17:26-27).
• Quando o poder refreador de Deus é retirado, o caos se instala por todos os lados (Apocalipse 7:1); todavia, Deus tem Seus meios de proteger aos que Lhe pertencem – estes serão divinamente selados (Apocalipse 7:2-3).
• De igual modo que os judeus estavam na Babilônia, os cristãos estão na Babilônia espiritual; e assim como havia uma distinção entre quem servia a Deus de verdade e os que não O serviam, também há no contexto atual (Apocalipse 18:1-4; Mateus 7:21-23).
• Assim como Deus revelou a Ezequiel imagens de execução e julgamento para retratar a severidade do Seu juízo sobre os pecados de Israel no passado (Ezequiel 9:3-7), usa também no contexto do tempo do fim na visão dada a João exilado em Patmos (João 14:14-20).

Da perspectiva escatológica, o selo de Deus indica que os cristãos serão marcados como propriedade de Deus e protegidos por Ele durante os eventos finais da história humana. Quem sela é o Espírito Santo (Efésios 4:30), mas os mandamentos de Deus é a prova de amor a Ele (João 14:15); e, a aliança de compromisso, é o sábado (Ezequiel 20:12, 20), que é um sinal evidente de um compromisso interno (Apocalipse 14:1-5) – como é a aliança de casamento!

Busquemos compromisso sério com Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...