terça-feira, 2 de abril de 2024

Ezequiel 8 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ezequiel 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EZEQUIEL 8 – O poder de uma sociedade corrompida é forte para penetrar no círculo do povo de Deus. Tanto líderes religiosos quanto os membros das congregações do povo de Deus devem estar alertas.

Ezequiel 8 oferece uma poderosa mensagem sobre a responsabilidade dos religiosos em proteger suas congregações dos perigos da influência secular, das filosofias humanistas e da idolatria – tanto descarada quanto camuflada.

O profeta Ezequiel, transportado em visão para Jerusalém, testemunha as práticas abomináveis ocorrendo dentro do templo, onde líderes religiosos estavam envolvidos em idolatria e adoração a outros deuses. Esta visão, que explica o cativeiro babilônico dos judeus, não apenas condena as ações pecaminosas, mas também alerta sobre os perigos de permitir que influências corruptoras permeiem a comunidade religiosa (Ezequiel 8:5-18).

No contexto contemporâneo, líderes espirituais enfrentam desafios semelhantes. Vivemos numa sociedade secular onde os valores e princípios não estão alinhados com os ensinamentos do Reino de Deus. Nesse ambiente, os líderes religiosos têm responsabilidade crucial de proteger suas congregações da contaminação espiritual e moral. Assim como Ezequiel foi chamado a denunciar as práticas abomináveis dentro do templo, os líderes consagrados de hoje são chamados a identificar e confrontar as influências nocivas que infiltram sorrateiramente na vida da igreja.

Os líderes das igrejas devem estar atentos às tendências e pressões da sociedade ao seu redor, garantindo que suas congregações locais não se conformem com os padrões mundanos, mas sejam transformadas pela renovação da mente (Romanos 12:2). Isso requer discernimento espiritual para reconhecer as distorções doutrinárias e as sutis formas de idolatria e comportamento que podem se infiltrar na vida da igreja.

O cristianismo, ao longo de sua história, foi influenciado por várias filosofias pagãs; conceitos como, a dualidade entre o mundo material e o mundo das ideias, a imortalidade da alma, o culto aos “santos”, distorções entre corpo e alma/espírito, a noção de sofrimento eterno no inferno, um céu “espiritualizado”, a transferência do ministério de Cristo para o clero e à Maria, o culto ao dia do sol (domingo) como substituto do dia do Senhor (sábado), entre tantos outros!

Em Ezequiel 8 somos chamados à responsabilidade de preservar a doutrina bíblica, e a confrontar influências corruptoras da fé cristã! Precisamos atualmente fazer autoanálises bíblicas para, então, promover um reavivamento e uma reforma! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...