A SÓS COM JESUS
4 de abril
O Jesus dos Casos Perdidos
Deixou a Judéia, retirando-Se outra vez para a Galiléia. E era-Lhe necessário atravessar a província de Samaria. São João 4:3 e 4.
O povo judeu era um povo cheio de preconceitos. Quando colocava a marca na testa de alguém, nada podia livrar essa pobre pessoa do estigma que carregava como uma espécie de maldição para toda a vida.
No verso de hoje, encontramos Jesus indo da Judéia para a Galiléia. A Judéia ficava embaixo ao sul, a Galiléia ficava ao norte e entre ambas estava Samaria, o povo condenado pelos judeus. Até os discípulos, certa ocasião, sacudiram o pó de suas sandálias e João pediu para cair fogo do céu e consumir aqueles obstinados samaritanos. Os habitantes de Samaria eram tão rejeitados que os judeus, para ir da Judéia à Galiléia, atravessavam o rio Jordão e subiam pelo deserto, mas não pisavam a terra daquele povo que, na opinião dos judeus, “não tinha mais salvação”.
Mas com Jesus, as coisas são diferentes. Para Ele não existe caso perdido. Para Ele ninguém foi tão longe que não possa voltar, ninguém é tão duro que não possa um dia abrir o coração. Jesus não precisava Se desviar do caminho para não Se encontrar com alguém indigno, porque para Ele todas as pessoas são necessitadas, e precisam desesperadamente dEle. Ele veio buscar e salvar os perdidos. Ele veio procurar os casos sem solução, as vidas desenganadas, os homens sem esperança de recuperação.
Acaso não curou Ele o leproso, condenado a morrer com sua carne caindo aos pedaços? Acaso não ressuscitou a Lázaro, que já cheirava mal? Não foi Jesus em pessoa que sarou o paralítico, que durante 38 anos carregou sua miséria pelo chão da vida?
Se você vê um homossexual, talvez pense para si: “Eis aí um caso sem esperança.” Se eu falasse com um marginal, assassino e estuprador, talvez arrazoasse para mim: “Será que Deus pode fazer algo por semelhante homem?” Você e eu talvez atravessaríamos o rio Jordão e subiríamos pelo deserto para não passar por Samaria, a terra dos homens condenados, mas, graças à Deus, Jesus é o Salvador dos casos perdidos. Se você se sente um deles, louve o nome de Deus agora, porque Jesus veio por você. Ele o ama. “Era-Lhe necessário passar por sua cidade para encontrar você.” Nem tudo está perdido. Para os homens, talvez sim. Para você, quem sabe, sim. Não para Deus! Você O aceita?
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário