sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

1 Tessalonicenses 3

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 Tessalonicenses 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I TESSALONICENSES 3 – Este capítulo reflete o profundo cuidado pastoral de Paulo pelos cristãos de Tessalônica. Ele expressa preocupação por sua fé, relata o envio de Timóteo para fortalecê-los e regozija-se ao receber notícias encorajadoras sobre a perseverança dos crentes tessalonicenses.

Os três primeiros capítulos da carta em apreço revelam como Paulo abordou o tema do sofrimento enfrentado por sua amada igreja de Tessalônica. Este sofrimento se manifesta tanto na perseguição externa quanto nas dificuldades internas de manter a fé em meio às tribulações.

A igreja de Tessalônica foi plantada em meio à oposição (Atos 17:1-9). A cidade estava sob forte influência do paganismo e do culto imperial romano. Convertidos ao cristianismo, enfrentaram perseguições por rejeitarem os valores culturais e religiosos dominantes (I Tessalonicenses 1:8-9). Este contexto intensifica a relevância da mensagem de Paulo.

Paulo apresenta o sofrimento como parte inerente da experiência cristã. E, o exemplo dos tessalonicenses revelam que a alegria no Espírito Santo em meio às tribulações demonstra a autenticidade da conversão (I Tessalonicenses 1:6-10).

• Precisamos assimilar a capacidade dos crentes encontrar alegria mergulhados no sofrimento, o qual desafia a lógica puramente materialista, indicando uma força transcendente.

O sofrimento é uma prova de fé, mas também um meio de amadurecimento espiritual (Romanos 5:3-5). A história cristã mostra como a perseguição nunca conseguiu extinguir a fé, ao contrário, frequentemente a fortaleceu. Paulo percebeu isso também entre os tessalonicenses, e os motivou fornecendo um fundamento racional para confiar na justiça divina – uma resposta ao problema do mal e do sofrimento (I Tessalonicenses 2:14-16).

Em I Tessalonicenses 3, Paulo reconhece que o sofrimento é esperado, mas enfatiza que Deus usa essas circunstâncias para edificar a igreja (vs. 1-10). Os cristãos de hoje enfrentam diferentes formas de sofrimento – perseguição aberta, oposição cultural ou desafios pessoais. O último versículo, conclui exortando os crentes ao crescimento espiritual e preparação para a vinda de Cristo.

Então, considere:

• A perseverança dos cristãos diante da adversidade é um poderoso testemunho ao mundo incrédulo.
• Assim como Paulo enviou Timóteo, o discipulado e o suporte mútuo são indispensáveis para superar tribulações.
• A presença do sofrimento no mundo não é uma contradição à existência de Deus, mas uma demonstração da existência de Satanás (I Tessalonicenses 2:18).
• Portanto, precisamos apegarmo-nos perseverante a Deus!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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1 Tessalonicenses 3

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 Tessalonicenses 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I TESSALONICENSES 3 – Este capítulo reflete o profundo cuidado pastoral de Paulo pelos cristãos de Tessalônica. Ele expressa preocupação por sua fé, relata o envio de Timóteo para fortalecê-los e regozija-se ao receber notícias encorajadoras sobre a perseverança dos crentes tessalonicenses.

Os três primeiros capítulos da carta em apreço revelam como Paulo abordou o tema do sofrimento enfrentado por sua amada igreja de Tessalônica. Este sofrimento se manifesta tanto na perseguição externa quanto nas dificuldades internas de manter a fé em meio às tribulações.

A igreja de Tessalônica foi plantada em meio à oposição (Atos 17:1-9). A cidade estava sob forte influência do paganismo e do culto imperial romano. Convertidos ao cristianismo, enfrentaram perseguições por rejeitarem os valores culturais e religiosos dominantes (I Tessalonicenses 1:8-9). Este contexto intensifica a relevância da mensagem de Paulo.

Paulo apresenta o sofrimento como parte inerente da experiência cristã. E, o exemplo dos tessalonicenses revelam que a alegria no Espírito Santo em meio às tribulações demonstra a autenticidade da conversão (I Tessalonicenses 1:6-10).

• Precisamos assimilar a capacidade dos crentes encontrar alegria mergulhados no sofrimento, o qual desafia a lógica puramente materialista, indicando uma força transcendente.

O sofrimento é uma prova de fé, mas também um meio de amadurecimento espiritual (Romanos 5:3-5). A história cristã mostra como a perseguição nunca conseguiu extinguir a fé, ao contrário, frequentemente a fortaleceu. Paulo percebeu isso também entre os tessalonicenses, e os motivou fornecendo um fundamento racional para confiar na justiça divina – uma resposta ao problema do mal e do sofrimento (I Tessalonicenses 2:14-16).

Em I Tessalonicenses 3, Paulo reconhece que o sofrimento é esperado, mas enfatiza que Deus usa essas circunstâncias para edificar a igreja (vs. 1-10). Os cristãos de hoje enfrentam diferentes formas de sofrimento – perseguição aberta, oposição cultural ou desafios pessoais. O último versículo, conclui exortando os crentes ao crescimento espiritual e preparação para a vinda de Cristo.

Então, considere:

• A perseverança dos cristãos diante da adversidade é um poderoso testemunho ao mundo incrédulo.
• Assim como Paulo enviou Timóteo, o discipulado e o suporte mútuo são indispensáveis para superar tribulações.
• A presença do sofrimento no mundo não é uma contradição à existência de Deus, mas uma demonstração da existência de Satanás (I Tessalonicenses 2:18).
• Portanto, precisamos apegarmo-nos perseverante a Deus!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

1 Tessalonicenses 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 Tessalonicenses 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I TESSALONICENSES 2 – Na abordagem de Paulo sobre seu ministério em Tessalônica, aprendemos sobre o compromisso com a verdade ao invés da busca por aprovação humana (vs. 1-6); a importância de demonstrar o evangelho com ações, não apenas com palavras (vs. 7-8); o equilíbrio entre exortação, encorajamento e disciplina (vs. 9-13); o papel das Escrituras na transformação do caráter cristão (v. 13); a fidelidade em meio à oposição e perseguição (vs. 14-15); e, a igreja fiel como motivo de alegria e glória para os líderes espirituais (vs. 17-20).

Em I Tessalonicenses 2:16, o apóstolo faz referência a grupos que resistiam à pregação do evangelho, em especial a líderes religiosos e judeus indiferentes que rejeitavam a Cristo e perseguiam tanto os apóstolos quanto os novos convertidos. A “ira” mencionada reflete o juízo de Deus sobre a resistência persistente ao evangelho.

Note o tema do grande conflito entre o bem e o mal em I Tessalonicenses 2:

• No compromisso genuíno dos apóstolos em compartilhar o evangelho, mesmo sob ferrenha oposição (vs. 1-12).
• Na recepção da Palavra pelos tessalonicenses, que aceitaram como mensagem divina e não como meramente humana (v. 13).
• Na solidariedade dos tessalonicenses com outras igrejas que sofriam perseguições (vs. 14-15).

Em meio ao sofrimento causado pelas hostilidades dos adversários de Cristo neste mundo, Deus é o defensor de Seu povo e trará justiça no tempo determinado. Os inimigos do evangelho não escaparão do juízo divino – a justiça de Deus prevalecerá.

A ira de Deus não é impulsiva ou arbitrária, é o justo juízo divino contra o pecado/mal (Romanos 1:18-32); ela é progressiva e acumulativa, ou seja, Deus é paciente, mas o acúmulo contínuo de pecados leva ao limite de Sua longanimidade. A manifestação final da ira divina será no juízo escatológico, quando aqueles que rejeitaram persistentemente a graça divina receberão a consequência de sua resistência (Apocalipse 14:6-11).

Como Deus trouxe juízo sobre Israel em 70 d.C., Ele julgará o mundo no fim dos tempos (I Tessalonicenses 1:10). Deus vindicará Seu povo e realizará Sua justiça.

Por trás de cada oposição aos líderes espirituais e aos crentes fiéis está Satanás, que trabalha para atrapalhar o progresso do evangelho (I Tessalonicenses 2:17-20); porém, ele não conseguirá impedir o cumprimento pleno dos planos de Deus.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

1Tessalonicenses 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1Tessalonicenses 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I TESSALONICENSES 1 – O conteúdo principal desta carta “é a segunda vinda de Cristo a este mundo, a qual é mencionada em todos os capítulos... Este grandioso evento dá sentido à vida de cada pessoa. A iminência do retorno de Jesus deve inspirar todos os cristãos a desenvolver fé, esperando e amor. Suas esperanças vão além deste mundo” (Bíblia do Discípulo).

Os adventistas são assim chamados pela ênfase na crença do advento de Cristo. No Manual da Igreja Adventista, consta as seguintes palavras: “A segunda vinda de Cristo é a bendita esperança da igreja, o grande ponto culminante do evangelho. A vinda do Salvador será literal, pessoal, visível e universal. Quando Ele voltar, os justos falecidos serão ressuscitados e, juntamente com os justos que estiverem vivos, serão glorificados e levados para o Céu, mas os ímpios irão morrer. O cumprimento quase completo da maioria dos aspectos da profecia e a condição do mundo atual indicam que a vinda de Cristo está próxima” (pág. 182-183).

O alicerce para a crença e orientação da fé do cristão é a Bíblia. Considerando o texto sagrado, nota-se que Paulo era adventista, por defender fortemente a crença do segundo advento de Cristo. I Tessalonicenses 1 pode ser assim sintetizado:

• Introdução e saudação: “Graça e Paz” reflete o desejo de harmonia celestial e bem-estar espiritual da igreja (v. 1).
• Ação de graças: Reconhecimento da fé ativa (vs. 1-2).
• A eleição divina: A igreja escolhida e transformada (vs. 4-5).
• O testemunho da Igreja: Exemplo e influência (vs. 6-8).
• A transformação radical do evangelho: Dos ídolos ao Deus vivo (vs. 9-10).

O primeiro capítulo de I Tessalonicenses trata de uma celebração do evangelho na vida da igreja: Da saudação inicial, passando pelo conhecimento da obra divina, até o testemunho que ecoa por toda a região. Os crentes de Tessalônica são um modelo de fé ativa, amorosa e cheia de esperança na promessa de Cristo de voltar a este mundo.

A atuação conjunta do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo fornece o alicerce sólido para a esperança adventista dos crentes. A compreensão da Trindade em Tessalonicenses revela que a esperança cristã não é apenas uma ideia ou sentimento, é uma realidade viva sustentada pela plenitude da divindade. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Colossenses 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Colossenses 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


COLOSSENSES 4 – A carta aos colossenses é um convite irresistível para o cristão viver à altura da nova realidade que o evangelho traz: Uma vida completamente transformada em Cristo. Essa transformação não é apenas um ato moral ou uma mudança superficial, é uma renovação integral que abrange o coração, a mente e todas as nossas ações em todos os lugares e situações.

No contexto em que vivemos no tempo do fim, através da mensagem de Paulo aos Colossos somos chamados a viver à luz do grande conflito e da iminente volta de Jesus.

Colossenses 4 começa com apelo: Todos os líderes, seja na igreja ou fora dela, devem refletir o caráter justo e amoroso de Deus em todas as suas interações.

Na sequência, Paulo trata da oração como base da vida cristã. A oração de súplica, de agradecimento e especialmente a oração vigilante em um tempo de preparação para a volta de Cristo são essenciais. A oração intercessora, como a do apóstolo por sua missão (Colossenses 4:2-4), reflete o compromisso do cristão remanescente com a evangelização mundial.

• Orar significa alinhar-se com o propósito de Deus para viver e proclamar o verdadeiro evangelho no tempo do fim (Apocalipse 14:6-7).

Os cristãos precisam ser intencionais em suas interações com os descrentes (Colossenses 4:5-6). As palavras do converso devem possuir uma abordagem que une verdade e graça a fim de alcançar àqueles que estão na desgraça do pecado.

Na parte final, Paulo menciona vários colaboradores (Colossenses 4:10-18), destacando o papel missionário da igreja cristã:

• Aristarco, Tíquico e Onésimo: Todos são exemplos de servos fiéis unidos no mesmo propósito missionário.
• Epafras, Aristarco, Marcos, Lucas e Demas: Eles revelam a importância da cooperação na missão.
• Laodicéia, Ninfa e Arquipo: Ressalta a conexão entre comunidades e a necessidade de cada um cumprir com o ministério que recebeu de Deus.

Esse grande trecho sagrado de Colossenses 4:10-17 não é irrelevante. Ele apresenta uma visão prática da vida cristã em comunidade e serviço ao Senhor.

Essa porção inspirada ensina que o sucesso no desenvolvimento missionário da igreja depende de equipes bem estruturadas, compostas por pessoas de diferentes dons e habilidades.

A unidade, o apoio mútuo, a intercessão e a valorização do chamado divino são fundamentos indispensáveis para o avanço do evangelho! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Colossenses 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Colossenses 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


COLOSSENSES 3 – Cristo e Seu evangelho exercem poder grandioso na vida quem realmente se entrega a Ele e se converte do pecado.

As mudanças profundas que o poder do evangelho são transformações relacionadas a uma nova perspectiva, um novo caráter e um novo estilo de vida.

A vida do cristão está “escondida com Cristo em Deus”, indicando uma nova posição espiritual. Diante disso, o cristão precisa direcionar seus pensamentos e prioridades nas coisas celestiais, em vez de estar preso às preocupações terrenas (Colossenses 3:1-4).

Quando Cristo assume o controle da vida, o converso é chamado a “mortificar” (eliminar) práticas pecaminosas (Colossenses 3:5-9), como:

• Imoralidade sexual;
• Impureza;
• Paixões carnais;
• Desejos maus;
• E a ganância, que é idolatria;
• Ira;
• Indignação;
• Maldade;
• Maledicência;
• Linguagem indecente;
• Mentiras.

Isso reflete o abandono do “velho homem”, com seus hábitos e práticas.

O evangelho traz uma transformação radical do caráter do cristão, o qual, com a conversão, passa a ser chamado a se revestir do “novo homem”, renovado à imagem do Criador (Colossenses 3:10-14):

• Virtudes como: Profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
• Tolerância e o perdão mútuo, como Cristo nos perdoou.
• Acima de tudo, o amor, que é o elo perfeito.

Ao se submeter inteiramente a Cristo, o converso passa a ter uma nova direção para a vida (Colossenses 3:15-17). A paz deve ser o juiz no coração dos cristãos, promovendo unidade no corpo de Cristo. A vida do cristão é marcada por uma atitude de gratidão contínua; e a Palavra de Cristo habita ricamente no cristão, direcionando a sabedoria, a adoração e as instruções mútuas. Desta forma, cada ação, seja em palavras ou obras, será feita em nome do Senhor Jesus.

Acontece também com a conversão ao evangelho uma transformação poderosa nas relações:

• Na família (Colossenses 3:18-21): Paulo instrui sobre o papel de cada membro da família, refletindo o respeito mútuo e serviço amoroso. O papel da esposa, do marido, dos filhos e dos pais são definidos pelas Escrituras, não pela cultura.
• No serviço (Colossenses 3:22-25): Servos/escravos/funcionários são chamados a trabalhar com sinceridade, como para o Senhor, não para homens.

Colossenses 3 é uma convocação celestial para vivermos a plenitude do evangelho, abandonando as sombras do velho eu, abraçando a luz da vida em Cristo.

Cristo nos transforma! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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domingo, 26 de janeiro de 2025

Colossenses 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Colossenses 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


COLOSSENSES 2 – Colossenses lembra-nos que a transformação completa vem de uma vida unida a Cristo, o qual capacita-nos a viver para a Sua glória e revelar o evangelho ao mundo.

Paulo escreve para alertar os crentes contra ensinos que ameaçam a simplicidade e a pureza do evangelho. Esses ensinos misturavam elementos da filosofia humana, tradições religiosas e ceticismo, criando uma visão distorcida de quem é Cristo e do que Ele realizou. O apóstolo aponta que essas ideias, apesar de parecerem “sábias” ou “elevadas”, são vazias e incapazes de transformar verdadeiramente a vida de uma pessoa.

Em Colossenses 2:9, Paulo é enfático ao declarar: “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Isso revela que Jesus não é apenas um grande mestre ou profeta poderoso. Ele é Deus em sua totalidade. Quando entendemos que Cristo é tudo o que precisamos para nos relacionarmos com Deus, somos libertos do legalismo no cristianismo (vs. 1-8).

Os falsos ensinos levam os crentes à escravidão espiritual. Pessoas que parecem piedosas criam situações para afastar outros de Cristo. Quando nos afastamos da centralidade de nosso Salvador, acabamos buscando validação em coisas externas. Essa é uma armadilha que nos desvia da liberdade em Cristo e não produz transformação genuína (Colossenses 2:16-23).

Por outro lado, quando nossa compreensão de Cristo está alinhada com a verdade bíblica revelada, nossa vida é transformada de dentro para fora. Em Cristo, somos “circuncidados”, ou seja, passamos por uma transformação espiritual profunda que nos capacita a viver de maneira santa e plena (Colossenses 2:11-12). Não precisamos de complementos humanos; Jesus já fez tudo o que era necessário na cruz e intercede por nós no Céu (Hebreus 2:14-18).

Colossenses 2 aborda uma questão central à vida cristã: A compreensão distorcida de Cristo pode impactar profundamente o comportamento do crente.

Imagine que você está construindo uma casa. A fundação é o que sustenta tudo o que virá depois. Se a base estiver torta ou mal feita, toda a construção estará comprometida. Da mesma forma, nossa vida espiritual é sustentada por aquilo que acreditamos sobre Cristo. Se essa crença for distorcida, nosso comportamento, valores e decisões também ficarão desalinhados.

Considerando estas verdades e enxergando nossa real situação espiritual, precisamos crescer no conhecimento de Cristo a fim de reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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sábado, 25 de janeiro de 2025

Colossenses 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Colossenses 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


COLOSSENSES 1 – O destaque desta carta é Jesus Cristo. Ele é descrito como “Senhor (1:10; 30:17, 23-24); Filho do Seu amor (1:13, ARA); imagem do Deus invisível (1:15); primogênito de toda a criação (1:15); nEle foram criadas todas as coisas (1:16); Cabeça do corpo/Cabeça (1:18; 2:19); o princípio (1:18); o Primogênito dentre os mortos (1:18); o mistério que esteve oculto durante épocas (1:26); mistério entre os gentios (1:27, ARA); esperança da glória (1:27); Cabeça de todo poder e autoridade (2:10); sua vida (3:4); tudo e está em todos (3:11); Senhor (4:1)” (Bíblia do Discípulo).

A Bíblia Andrews afirma que “a mensagem da carta pode ser mais compreendida ao se notar cada vez que Cristo é mencionado. Quando Paulo relata suas orações e obras, é Cristo quem é exaltado e louvado (1:3-2:5). Ao abordar a ameaça de heresias, sua principal motivação é evitar que os crentes se afastem de Cristo (2:6-23). Paulo menciona brevemente a heresia, mas se concentra principalmente em Jesus, o personagem central, “o cabeça de todo principado e potestade” (2:10). Nos dois últimos capítulos, em que Paulo apresenta conselhos pastorais, Cristo permanece no centro (3:1-4:6). Mesmo na conclusão, ao dar instruções e estender cumprimentos, o apóstolo não deixa de mencionar Cristo frequentemente (4:7-18)”.

Em Colossenses 1, o erudito apóstolo apresenta o impacto profundo que a aceitação de Cristo e Seu evangelho têm na vida de quem se entrega completamente a Ele. A transformação é inevitável e visível na vida do cristão:

• Aqueles que aceitam Cristo desenvolvem um coração grato, reconhecendo as bênçãos recebidas, incluindo a redenção e a herança dos santos na luz. Paulo ainda se alegra por ser ministro do evangelho, apesar do sofrimento (vs. 3, 12, 24-29).

• O evangelho verdadeiro, quando genuinamente aceito, produz frutos na vida daquele que crê (vs. 6, 10, 28). Esses frutos se manifestam em boas obras, amor pelo próximo e crescimento no conhecimento de Deus. A transformação é visível em atitudes, palavras e ações que refletem os valores do Reino de Deus.

• Além disso, o cristão adquiri paciência por ser fortalecido pelo poder de Deus (v. 11), libertação dos pecados (vs. 13-14), reconciliação e santificação (20-22); e, persistência na fé (23).

Temos grandes e importantes motivos para reavivarmo-nos! Busquemos reavivar-nos ainda hoje com Cristo. Aceitas? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Filipenses 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Filipenses 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


FILIPENSES 4 – Este capítulo contém princípios importantes que orientam os membros da igreja sobre apoiar o ministro do evangelho.

Considere os seguintes pontos:

• Os crentes devem ser a alegria do ministro e a coroa deles, permanecendo firmes no evangelho e no serviço eclesiástico (Filipenses 4:1).

• Os líderes da igreja devem reconhecer aqueles que trabalham ao lado deles, e caso houver conflitos entre eles exemplificados no caso de Evódia e Síntique, os membros da igreja devem ajudar a buscarem a harmonia (Filipenses 4:2).

• O ministro reconhece aqueles que trabalham lado a lado com ele na pregação do evangelho. Ele valoriza essa parceria e vê nela um elemento essencial para o sucesso no ministério, como se vê na menção de Clemente e demais colaboradores (Filipenses 4:3).

• Os crentes ajudam aos ministros de Cristo quando são alegres, amáveis e unidos; pois, isso fortalece o ambiente espiritual da igreja e evita divisões, fofocas e desentendimentos (Filipenses 4:4-5).

• Quando os crentes aprendem a usar a força da ansiedade para buscar a presença de Deus em oração em prol de solução para seus problemas, alivia a carga do ministro; porque, na verdade, é Deus Quem age em prol de cada um de nós (Filipenses 4:6-7).

• Ministros e membros devem buscar a paz na congregação, desta forma  cria-se um ambiente propício para o crescimento espiritual e evangelístico. O caminho para alcançar essa paz é alimentar a mente apenas com aquilo que for nobre, correto, puro, amável, de boa fama e digno de louvor (Filipenses 4:8-9).

• Paulo destaca para a igreja a importância do contentamento em todas as circunstâncias. Ele ensina que confiar em Deus fortalece tanto o líder da igreja quanto seus membros (Filipenses 4:10-13).

• Os membros da igreja alegram a vida do ministro eclesiástico quando vivem na prática os princípios do evangelho. Paulo expressa gratidão à igreja de Filipos por ter compartilhado de suas aflições e enviado ajuda financeira para suprir suas necessidades. Os crentes podem auxiliar com recursos financeiros, doações de tempo e talentos, aliviando o ministro das preocupações cotidianas para que ele se concentre na missão evangélica (Filipenses 4:14-23).

• Diante da satisfação do ministro cristão, ele anseia que Deus supra todas as necessidades dos membros que demonstram generosidade e comprometimento com o sucesso do evangelho (Filipenses 4:19).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Filipenses 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Filipenses 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


FILIPENSES 3 – Paulo fala de “inimigos da cruz de Cristo” na Igreja. O apóstolo os menciona com lágrimas, mostrando não tratar deles com desprezo, mas com tristeza profunda pelo estado espiritual deles. Sua preocupação é que a comunidade de leitores (naquele tempo, os filipenses) permaneça firme no evangelho, sem que seus membros se desviem por influências que comprometem e corrompem a fé.

Conforme Filipenses 3:18-19, esses inimigos infiltrados estão em oposição ao caminho da salvação, que é a vida em Cristo. São perigosos! O deus deles é o estômago – expressão para uma vida centrada nos prazeres materiais.

Tais pessoas, em vez de se envergonharem do pecado, elas o exaltam. Isso pode se referir a práticas que contradizem os valores do evangelho. São indivíduos consumidos por preocupações e ambições deste mundo, ignorando as realidades espirituais e eternas. São seculares, materialistas, moldados por influências pagãs e filosofias anti-bíblicas (legalismo, libertinagem, mundanismo).

Por isso, Paulo encoraja os crentes fiéis a imitarem seu exemplo (Filipenses 3:17) e a fixarem sua mente nas coisas celestiais (Filipenses 3:20-21), lembrando-os de que sua cidadania está no Céu e aguardam a volta de Jesus.

Apesar da tristeza ao tratar dos “inimigos da cruz de Cristo”, a alegria é um tema dominante em toda carta aos Filipenses. Essa alegria transcende circunstâncias adversas e é central na vida cristã, pois está enraizada na fé em Cristo e na esperança da glória futura.

Apesar de Paulo demonstrar tristeza pelas pessoas revelando compaixão pelo estado espiritual delas, por não ser indiferente à perdição dos outros, essa tristeza não é paralisante ou dominante, por entender que a cruz de Cristo é a fonte da redenção e vitória do cristão. Sua dor não obscurece sua alegria na soberania de Deus e na obra redentora de Cristo.

Paulo iniciou Filipenses 3 alertando contra os maus obreiros. Ele demonstra, então, por meio da própria experiência, que tudo o que antes considerava valioso em termos humanos (origem e religiosidade corrompida) é considerado “como esterco” em comparação com o conhecimento de Cristo e a justiça que vem da fé (Filipenses 3:1-11).

O apóstolo reconhece ainda não ter alcançado a perfeição, mas vivia perseguindo o alvo da vocação celestial. Ele incentiva os crentes a terem a mesma mentalidade de progresso espiritual (Filipenses 3:12-16) – Heber Toth Armí.

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quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Filipenses 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Filipenses 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


FILIPENSES 2 – O cristão verdadeiramente convertido e submisso a Cristo será um lindo testemunho vivo na igreja e na sociedade. Paulo chama a atenção neste capítulo a que nosso foco esteja sempre na busca por refletir o caráter de Cristo e viver em obediência para glorificar a Deus.

Filipenses 2 é um texto rico sobre o caráter cristão; deveria ser profundamente estudado. Reflita:

1. O cristão deve buscar estar em harmonia com os irmãos, priorizando a unidade do corpo de Cristo. A humildade deve levar o cristão a valorizar os outros e os interesses deles, acima dos próprios interesses. Deve ter espírito de serviço, demonstrando estar interessado no bem-estar dos outros (Filipenses 1:1-4).

2. Cristo é a referência do cristão; o qual deve repudiar e renunciar o orgulho e dispor-se a servir, mesmo em posições humildes. A submissão à vontade de Deus é essencial, mesmo que implique sacrifício. Diante disso, o cristão deve confiar que a verdadeira honra vem de Deus, não de buscar a glória humana (Filipenses 1:5-11).

3. O cristão deve assumir a responsabilidade de crescer espiritualmente dependendo de Deus, e aprender a cultivar uma atitude pacífica, mesmo em situações difíceis – “sem reclamações nem discussões”. Assim, a vida do cristão será um testemunho poderoso de integridade moral e espiritual. Os representantes de Cristo neste mundo tenebroso precisam ser exemplos, destacando-se pelo seu caráter alegre em meio a uma sociedade corrompida e deprimente (Filipenses 1:12-18).

4. O cristão – como Timóteo e Epafrodito – deve buscar por um coração dedicado às pessoas e ao evangelho, sem qualquer interesse egoísta. Além disso, dispõem-se a sacrificar-se pelo bem-estar dos outros e, especialmente pela obra de Deus (Filipenses 1:19-30).

Paulo também trata das características de falsos cristãos e falsos líderes religiosos. Eles são orgulhosos, vaidosos, desprovidos de verdadeira humildade. Promovem divisões e têm aversão à unidade. São murmuradores e questionadores desnecessários. Estão desconectados da Palavra de Deus e incoerentes à prática do verdadeiro evangelho. Eles não possuem o espírito de sacrifício e serviço pelo próximo. São, na verdade, pedras de tropeço, prejudicando o testemunho da igreja (ver Filipenses 1:15-17; 2:1-8, 14-30).

Estes dois capítulos nos chamam a sermos vigilantes, discernindo motivações e frutos daqueles que nos rodeiam e. especialmente, de nós mesmos. Impactante, você não acha?

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Filipenses 1 - Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Filipenses 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


FELIPENSES 1 – Este capítulo apresenta Paulo como exemplo de liderança espiritual que combina compromisso, visão e abnegação. Ele escreve aos filipenses com um tom de encorajamento, mesmo enfrentando a prisão (vs. 7, 13). Suas ações demonstram que um verdadeiro líder não é definido pelas circunstâncias externas, mas pela fidelidade a Deus e à missão divina.

Um líder espiritual preocupa-se profundamente pelo bem-estar espiritual de sua congregação (Filipenses 1:1-11). Paulo começa sua carta com uma oração de gratidão e intercessão pelos filipenses.

Líderes espirituais devem enxergar cada situação como oportunidades para glorificar a Deus (Filipenses 1:12-19). Paulo vê sua prisão como chances para o avanço do evangelho.

A vida de Paulo estava completamente entregue à obra de Deus (Filipenses 1:20-26), o que deve servir de inspiração a todos os que lideram a Igreja atualmente.

Além de dar o exemplo de um cristão e líder espiritual, os líderes devem chamar seu público-alvo à unidade, perseverança e coragem na caminhada cristã, mesmo em meio ao sofrimento (Filipenses 1:27-30). Aqui Paulo nos ensina a:

1. Viver de forma digna do evangelho, refletindo o caráter de Cristo em todas as circunstâncias.
2. Trabalhar juntos, lutando “unânimes pela fé evangélica”, visando a proclamação do verdadeiro evangelho.
3. Encarar a perseguição aos cristãos com confiança na promessa de salvação.
4. Enxergar as provações como uma oportunidade de crescer na fé e participar do ministério de Cristo.

Dois textos merecem nossa atenção neste capítulo:

Filipenses 1:6 trata da:

• Justificação do cristão: “Aquele que começou a boa obra em vocês...”
• Santificação pela fé: “...vai completá-la...”
• Glorificação: “...até o dia de Jesus Cristo”.

Deus é o iniciador da salvação, é também o mantenedor e o finalizador. Esse projeto é de Deus. A obra não é nossa, é dELe. A obra não será abandonada, será completada.

Em Filipenses 1:21-23 nos ensina que melhor do que...

• ...viver neste mundo de maldades, crueldades e injustiças é poder estar com Cristo no Céu.
• ...morrer como mártir é partir para o Céu a fim de desfrutar da augusta presença de Cristo.
• ...qualquer coisa é estar pessoalmente com Cristo sem passar pela agonia do martírio.

Contudo, o maior anseio de Paulo era poder estar com os crentes pregando o evangelho (Filipenses 1:24-26). E nós? Qual é nossa maior alegria?

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Efésios 6 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Efésios 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EFÉSIOS 6 – Nesta carta aos Efésios, descobrimos muita coisa que, como cristãos, ainda precisamos aprender.

• A Bíblia do Discípulo sintetiza seu conteúdo: “Esta é uma carta sobre a natureza da igreja, suas origens e a importância de sua missão; sobre ser unidos, não viver como os gentios, e andar como filhos da luz. Há dois tópicos fundamentais...: “Cristo reconciliou toda a criação com Ele mesmo e com o Pai celestial; e Cristo uniu pessoas de todas as nações com Ele e uns com os outros em Sua igreja”. Paulo “convida os cristãos a permitir que Jesus viva dentro deles. Por isso é que a expressão ‘em Cristo’ é a chave desta carta. Estar ‘em Cristo’ ajuda a igreja a ter tolerância e amor uns pelos outros. Mas estar ‘em Cristo’ é uma experiência difícil para o orgulhoso coração humano. Se uma igreja não fizer de Cristo o seu foco, ela se tornará um lugar de divisão, discussão e discórdia”.

Desde Efésios 5, Paulo vem revelando a mudança radical de comportamento resultante de quem aceita estar em Cristo. Agora, Efésios 6, mostra como pais e filhos, escravos/funcionários e senhores/patrões devem aplicar o evangelho diariamente (Efésios 6:1-9).

A luta a ser vivida não é de uns contra os outros na família, no trabalho e na igreja. Certamente não! “pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”; contudo, é possível ficar firmes e desfrutar da vitória concedida por Cristo, utilizando as armas espirituais graciosamente disponíveis (Efésios 6:10-18). Fugindo das trevas para viver na luz!

Paulo encerra a carta aos Efésios pedindo oração para poder avançar com a pregação da Palavra de Deus (Efésios 6:19-22); e, então conclui com a essência do conteúdo da carta: Paz, amor, fé e graça aos que “amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível”.

• Nestes dias em que a igreja está se convertendo ao mundo em vez de converter o mundo à Cristo, quando os cristãos estão submetendo-se ao mundo, às suas práticas, costumes e egoísmos, precisamos não apenas tomar toda armadura disponível, mas lutar bravamente todos os dias a fim de vencer os dias maus!

Reavivemo-nos genuinamente! – Heber Toth Armí.
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domingo, 19 de janeiro de 2025

Efésios 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Efésios 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EFÉSIOS 5 – Muitos creem que a essência do cristão piedoso é só a aparência. Orgulhosamente atacam aquelas pessoas na igreja que usam roupas que fogem ao seu padrão pessoal. Condenam pinturas e outras práticas externas, mas ignoram a mudança sobrenatural que caracterizam o cristão fiel.

Não que a Bíblia libera livremente adereços que fomentam a vaidade; o problema é coar mosquitos e engolir camelos, enxergar ciscos ínfimos no olho do próximo e não perceber a viga titânica encrustada no próprio olho; é ter a língua maior que a saia, falar da vida alheia em vez de falar da vida de Cristo.

Em Efésios 5, Paulo nos chama a abandonar uma religiosidade superficial, para assumir nossa identidade como filhos da luz.

A vida cristã deve ser vivida na luz, não na aparência. Ser luz no Senhor não é ostentar uma fachada de piedade, mas refletir bondade, justiça e verdade. Isso não significa que a aparência não importa, mas que ela deve ser coerente com o coração transformado pelo Espírito Santo (Efésios 5:1-3, 8-13). Imoralidade sexual, impureza moral e cobiça não são próprios para cristãos. Não podemos ignorar a importância de um coração puro, humilde e submisso.

Jesus falou sobre isso ao repreender os fariseus por limparem o exterior do copo, mas deixarem o interior cheio de pecado (Mateus 23:25-26).

Em Efésios 5:3-7, o apóstolo condena não apenas práticas imorais, mas também a avareza, idolatria, gracejos e conversas inconvenientes (fofocas, calúnias, etc.). Aqui está a raiz do problema: O orgulho leva o suposto religioso a facilmente criticar o próximo em vez de confrontar as próprias falhas.

Somos desafiados a despertarmos do sono espiritual para uma nova vida em Cristo que reflita na comunidade (igreja). Esse despertar envolve abandonar as trevas de ignorância, do pecado e da apatia, a fim de viver na luz (Efésios 5:14-21). Não podemos desperdiçar tempo precioso em comportamento insensato.

A perspectiva de tudo muda com a conversão. Inclusive e, especialmente, no ambiente familiar. Submissão no contexto cristão não é opressão, mas um viver segundo o plano do idealizador do matrimônio, da família e da igreja (Efésios 5:22-33).

A transformação genuína inicia com o despertar espiritual, continua com a plenitude do Espírito Santo e se manifesta em nossas atitudes e relacionamentos. Vamos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.
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sábado, 18 de janeiro de 2025

Efésios 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Efésios 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EFÉSIOS 4 – Cristãos não estão livres da tentação nem da inclinação inerente para o pecado. Por isso, aos crentes em Éfeso, “parte considerável da carta (Ef 4:17-5:21) alertou que atos pecaminosos, enraizados em uma natureza pecaminosa, continuavam sendo uma ameaça para os cristãos. No entanto, isso significa que o ‘velho homem’ não deve mais dominar o crente, que, através do poder de Cristo, pode ‘deixar de lado a velha natureza’ e ‘se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade’ (Ef 4:22-24)”, explica John McVay.

Da mesma forma que os efésios antigamente, hoje precisamos de cada sentença da carta em apreço. Portanto, considere o capítulo em questão:

• O crente verdadeiro precisa andar de forma digna, com humildade, mansidão e amor, mantendo a unidade do Espírito e promovendo a paz (Efésios 4:1-3).
• O crente fiel deve saber que Deus é Pai de todos, e por isso há só corpo, um só Espírito e uma só esperança; complementando, há somente um Senhor, uma só fé verdadeira e um só batismo aceitável (Efésios 4:4-6).
• Cristo, cabeça da Igreja, concede dons aos membros, para a edificação do corpo (Efésios 4:7-10).
• Cristo, o proprietário da Igreja, provê líderes para equipar os santos e promover a unidade da fé (Efésios 4:11-13).
• O cristão fiel deve crescer em Cristo, a cabeça do corpo, firmado na verdade e no amor. Isso acontece “na medida em que cada parte realiza a sua função” (Efésios 4:14-16).
• O cristão não anda mais como pagão, cego na ignorância e endurecido de coração. Liberto da depravação, pratica a pureza em todas as suas ações (Efésios 4:17-19).
• O converso reveste-se de um novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e santidade (Efésios 4:20-24).
• O estilo de vida do cristão genuíno é visível devido ao contraste com quem está sem Cristo. Falar a verdade, perdoar, agir com bondade são apenas alguns aspectos que caracterizam o cristão numa sociedade incrédula e corrupta (Efésios 4:25-32).

“A igreja é constituída por indivíduos salvos, mas o fato de serem salvos é apenas o começo da vida que Deus visualiza para Sua igreja”, destaca Gheorghe Razmerita. Por isso, Efésios 4 enfatiza a necessidade de crescimento e amadurecimento.

É inadmissível estagnar na vida cristã; portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Efésios 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Efésios 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EFÉSIOS 3 – Existe continuidade entre Israel e a igreja. Há uma unidade eclesiástica da perspectiva divina do Antigo com o Novo Testamento, dos judeus e gentios.

Os judeus e a igreja não são dois povos distintos de Deus, com missão e propósitos diferentes. A igreja não substitui Israel como nação a partir de Cristo; nem surge como um novo povo de Deus. Na verdade, ela é a realização e cumprimento das profecias do Antigo Testamento.

O propósito de Cristo idealizado no passado se deu através de um remanescente fiel e piedoso de israelitas que passou a investir na inclusão dos gentios após o Pentecostes. Na abordagem de Paulo em Efésios, nem judeus nem gentios são excluídos do povo de Deus.

“A igreja é edificada sobre a revelação divina. Entretanto, Deus não tem duas revelações descontínuas, o Antigo e o Novo Testamento. Ele não revelou algo no Antigo Testamento apenas para abordar Seu plano e revelar um projeto totalmente novo. Seu plano é um, e Sua revelação é uma e contínua. Por isso, Paulo enfatiza que a igreja está edificada sobre os apóstolos e os profetas (Efésios 2:20)... Os apóstolos e os profetas estavam unidos em seu testemunho, que é o fundamento da igreja” (Gheorghe Razmerita).

Em Efésios 3 vemos esta abordagem:

• O mistério de Deus revelado: Judeus e gentios são co-herdeiros com Cristo (vs. 1-6). O mistério de Cristo foi revelado pelo Espírito Santo aos apóstolos e profetas: Em Jesus, os gentios são membros do corpo de Cristo e participantes da mesma promessa dos judeus.
• Paulo, servo da graça, proclama as riquezas insondáveis de Cristo (vs. 7-9). Ele declara que foi chamado para anunciar a todas as pessoas o plano de Deus, oculto por séculos, mas agora revelado em Cristo.
• A igreja manifesta a multiforme sabedoria de Deus aos poderes celestiais (vs. 10-11). Por meio da Igreja, a sabedoria de Deus se torna conhecida, segundo Seu eterno propósito em Cristo.
• Em Cristo, todos têm acesso a Deus (vs. 12-15). Toda a família no Céu e na Terra é uma só. Não precisamos jamais desanimar frente às tribulações.
• Fortalecidos no Espírito, enraizados no amor, conhecemos a plenitude de Deus (vs. 16-21). Ligados ao Espírito Santo compreenderemos o amor de Cristo, que excede todo entendimento.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Efésios 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Efésios 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EFÉSIOS 2 – Nosso resgate é o alvo supremo de Deus! Ele Se esforça ao máximo para que nós, pecadores, sejamos salvos!

Em Efésios 2 temos um histórico da conversão dos pecadores no relato de Paulo sobre os crentes de Éfeso. Após a conversão deve haver um contraste entre a vida pecaminosa anterior e as bênçãos da salvação, relacionadas com a ressurreição, ascensão e exaltação de Cristo (vs. 1-10). Isso deve inspirar-nos a celebrar o fundamento de nossa salvação: A graça e a obra de Cristo em, e através de nós.

Antes da conversão estávamos mortos em nossos pecados e acorrentados em Satanás. Quando nos convertemos genuinamente ao cedermos completamente ao Espírito Santo, nos conectamos com Deus, o único que pode nos restaurar, reavivar e transformar.

• O curso deste mundo e o príncipe da potestade do ar escravizam as pessoas.
• A prática do pecado leva a vícios de toda sorte, a práticas que nos destroem, a um estilo de vida que inevitavelmente desemboca em morte.
• Os prazeres deste mundo são venenosos para nossa alma e Satanás está a todo tempo investindo em nossa ruína e destruição.

Quem não é cristão é inclinado naturalmente à rebelião contra Deus e segue imperceptivelmente a regência de Satanás. Entretanto, Cristo veio a este mundo, sofreu, morreu, ressuscitou e ascendeu ao Céu para nos conceder a vitória. Desta forma, o cristão tem um passado horrível, vergonhoso – mas tal experiência ficou para traz; agora, em Cristo, experimenta a liberdade (Efésios 1:19-23).

A cruz de Cristo une judeus e gentios; em Cristo, toda a humanidade torna-se unida. Não existe separação, todos são abençoados com a salvação quando ligados a Cristo (Efésios 2:11-22). Em Cristo, os nichos sociais são unificados. O ódio, a disputa, a hostilidade, a rivalidade, tudo na sociedade é curado com os benefícios da morte de Cristo: Assim surge a Igreja, uma comunidade de crentes transformados!

• Brigas na igreja evidenciam a influência da vida sem Cristo.
• Divisões na comunidade de crentes revelam falta dos benefícios da cruz.
• Quando a Lei é utilizada como obstáculo para a reconciliação social, é necessária uma nova conversão.
• A paz que Cristo provê resulta em uma comunidade chamada Igreja.
• A união com Cristo produz a união com nossos irmãos convertidos.

Tais verdades são impactantes, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Efésios 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Efésios 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EFÉSIOS 1 – Deus quer nos salvar!

As estratégias e planos divinos cuidadosamente elaborados visam a nossa redenção. Paulo mostra ser importante louvar a Deus por isso (Efésios 1:1-14). Toda intenção divina visa nossa libertação; desta forma, só não participaremos do plano da salvação apenas por nossa rebeldia e rejeição do que Deus está fazendo por nós.

Nossa libertação tem um custo muito alto, na verdade, imensurável: “NEle temos a redenção por meio de Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual Ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento” (Efésios 1:7-8). Devemos celebrar o resgate da escravidão feito por nós – agora somos livres em Cristo Jesus!

• Deus não paga nada a Satanás. O plano de salvar a humanidade não tem parceria alguma com o príncipe das trevas.

O plano de salvação está centrado em Cristo e visa unir tudo nEle. Com Seu sacrifício Cristo nos comprou para Si e nos oferece uma herança eterna. Além dessa herança (Efésios 1:14; 3:6; 5:5), os cristãos se tornam herança de Deus. Os conversos têm alto valor para Deus, tudo isso para louvor da Sua glória (Efésios 1:11-14).

O Espírito Santo sela o cristão como propriedade de Deus visando a proteção contra os poderes malignos (Efésios 1:13-14). Isso garante a vitória do cristão sobre as hostes do mal.

Pela salvação dos perdidos e a aceitação dos pecadores arrependidos, Paulo mostra quão saudável é orar agradecendo (Efésios 1:15-16) e intercedendo por eles (Efésios 1:17-23).

Embora o Espírito Santo sele o crente no momento da conversão como propriedade de Deus, Paulo revela a necessidade de orar pedindo que os conversos adquiram discernimento espiritual a fim de que tenham discernimento mais profundo sobre Jesus.

Efésios 1, deixa claro que:

• Deus já preparou o caminho para nossa salvação! Ele nos abençoou em Cristo, revelou Sua graça e garantiu um futuro glorioso. Vivamos com os olhos na eternidade!
• Não apenas recebemos uma herança gloriosa de Deus; nós também nos tornamos herança preciosa dEle! Reconheçamos o valor que temos aos Seus olhos!
• O soberano poder de Deus sobre nós é incomparável; portanto, podemos viver com confiança, sabendo que o Espírito Santo age poderosamente em nossa vida.

Diante disso tudo, só nos resta reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

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terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Gálatas 6 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Gálatas 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


GÁLATAS 6 – Os destinatários de Gálatas eram gentios convertidos ao cristianismo, mas também havia judeus-cristãos entre eles.

Muitos desses gentios convertidos haviam anteriormente adorado deuses que por natureza não são deuses (Gálatas 4:8-9). Alguns cristãos de origem judaica pressionavam os gentios-cristãos a adotarem práticas da lei, como a circuncisão e a observância de dias e festas judaicas (Gálatas 2:3-5; 4:10).

Havia divisões e contendas na igreja (Gálatas 5:15), indicando que as diferenças culturais e espirituais estavam gerando atritos. Paulo aponta que os gálatas estavam rapidamente abandonando o evangelho da graça para seguirem “outro evangelho” (Gálatas 1:6). Por estarem sendo persuadidos por judaizantes que ensinavam ser necessário cumprir a Lei para ser aceito por Deus (Gálatas 5:1-4). Consequentemente, muitos estavam confusos entre a graça e as obras da Lei, não compreendendo completamente a liberdade que Cristo oferece (Gálatas 3:1-5).

• Essa carta é uma resposta pastoral para corrigir esses problemas e reafirmar o evangelho da graça, centralizando a justificação pela fé e a liberdade em Cristo.

Gálatas 6, o último capítulo desta carta é uma poderosa conclusão do apelo de Paulo aos crentes, com lições profundas sobre a vida no Espírito (vs. 1-5), a responsabilidade individual na comunidade cristã – igreja (vs. 6-10), e a centralidade da cruz (vs. 11-14); concluindo com uma bênção e destacando a paz da nova criação (vs. 15-18).

Gálatas 6 revela-nos que nossa fé não é estática; ela se expressa em ações, num relacionamento profundo com Cristo e num compromisso prático com o próximo. Paulo combate as raízes dos conflitos internos: Diferenças doutrinárias e teológicas (Gálatas 2:4-5), competitividade espiritual – presunção, inveja e provocação (Gálatas 5:26) e a falta de mansidão e amor cristão na abordagem eclesiástica (Gálatas 6:1), desafiando a comunidade a abandonar o julgamento severo e adotar uma atitude redentora (Gálatas 6:1-5).

A restauração com mansidão requer:

• Empatia: Entender a luta do outro sem orgulho ou superioridade.
• Humildade: Reconhecer que todos são vulneráveis à tentação.
• Maturidade espiritual: Apenas os que andam no Espírito (Gálatas 5:16-25) são capazes de liderar esse processo com sabedoria.

Conflitos internos são muitas vezes alimentados pelo orgulho e comparação (Gálatas 6:3). O evangelho elimina o terreno para a competitividade, pois a ênfase deixa de estar no “eu” e se volta para o “nós”.

Reavivemo-nos no evangelho bíblico! – Heber Toth Armí.

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segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Gálatas 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Gálatas 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


GÁLATAS 5 – Precisamos permanecer na obra do Espírito, rejeitando as distrações do legalismo, perfeccionismo, do orgulho humano ou das doutrinas que afastam da cruz de Cristo, para não perdermos a salvação!

Além de Paulo ensinar tais verdades, o teor de Gálatas 5 também combate a imoralidade, a iniquidade e, a libertinagem que a distorção de líderes espirituais desequilibrados apresentam.

Gálatas 5 complementa aquilo que os primeiros capítulos de Gálatas vem desenvolvendo. Ele é fundamental para entender o conceito de Reavivamento e Reforma espirituais, pois aborda a transformação que ocorre na vida do cristão ao viver sob a direção do Espírito após experimentar a conversão genuína.

Em Cristo há liberdade – que não é uma licença para pecar em paz, mas uma liberdade para servir a Deus e ao próximo em amor (Gálatas 5:1, 13-15). O Reavivamento é uma redescoberta dessa verdade, enquanto a Reforma implica num compromisso renovado de agir segundo a vontade de Deus.

Gálatas 5 apresenta o equilíbrio na doutrina da salvação. Para isso, Paulo destaca o conflito entre a natureza carnal e a espiritual implantada pelo Espírito (Gálatas 5:2-17). O reavivamento espiritual ocorre quando o pecador arrependido se entrega a Cristo, permitindo que Ele conduza seus pensamentos e ações. A reforma, por sua vez, envolve a rejeição das obras da carne (vs. 19-21) e a adoção de um estilo de vida que reflita a santidade – não a hipocrisia (v. 26).

Reavivamento e reforma genuínos se manifestam em uma vida transformada, evidenciada pelo fruto do Espírito Santo, como amor, alegria, paz, domínio próprio, etc. (Gálatas 5:19-24). Esses atributos indicam a ação contínua do Espírito no coração reformado.

• Reavivamento envolve buscar mais profundamente a comunhão com Deus por meio da oração, estudo da Palavra diariamente e rendição completa ao Espírito Santo.

• Reforma é a mudança visível na vida que demonstra o reavivamento interno, como abandono de vícios, brigas, fofocas, provocações, críticas, e adquiri um compromisso maior com a igreja e investimento nos relacionamentos.

A conversão genuína leva-nos a andar no Espírito (Gálatas 5:25). Desta forma, reavivamento é essencialmente viver uma vida cheia do Espírito Santo, onde cada decisão e passo é guiado por Ele.

Essa caminhada exige disciplina e mudança contínua, ou seja, uma reforma no estilo de vida para refletir os valores espirituais! – Heber Toth Armí.

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domingo, 12 de janeiro de 2025

Gálatas 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Gálatas 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


GÁLATAS 4 – O antídoto para a loucura espiritual é voltar ao evangelho puro e simples: Fé em Cristo como suficiente para justificação e santificação.

• Gálatas 3 estabelece o fundamento teológico: A salvação é pela fé em Cristo, não pela Lei.

• Gálatas 4, aplica essa verdade à vida prática, mostrando as implicações dessa liberdade: Viver como filhos amados, rejeitando a escravidão espiritual e abraçando a liberdade da graça.

Desta forma, Gálatas 4 complementa e expande os temas apresentados em Gálatas 3 ao aprofundar a ideia de nossa condição em Cristo e a liberdade da graça de Deus. Consideremos os seguintes itens:

1. Gálatas 3:26-29 afirma que todos os que creem em Cristo são filhos de Deus e herdeiros segundo a promessa.
2. Gálatas 4:1-7 aprofunda essa ideia ao explicar que, antes da vinda de Cristo, estávamos sob a tutela da Lei, como menores de idade. Com a chegada de Cristo, recebemos a adoção como filhos e a liberdade para chamar: “Aba, Pai”.

• Gálatas 4 reforça que a justificação e a filiação vêm exclusivamente pela fé em Cristo, confirmando o argumento de Gálatas 3 de que a lei não pode conferir vida ou liberdade espiritual.

3. Gálatas 3:23-25 apresenta a lei como tutor (ou “guardiões/administradores”) que nos conduz a Cristo.
4. Gálatas 4:1-3 expande essa metáfora ao descrever a condição de “menores de idade” que precisavam ser guiados até o momento certo, determinado por Deus, para a nossa adoção como filhos.

• Ambos os capítulos destacam que a maturidade espiritual só é alcançada pela fé, e nesse processo a lei é essencial, mas o alvo é Cristo e não a Lei.

5. Em Gálatas 3:6-9, Paulo ressalta que os verdadeiros descendentes de Abraão são aqueles que têm fé, não aqueles que seguem a lei.
6. Em Gálatas 4:21-31, ele ilustra essa verdade com a história de Sara e Agar. A promessa pertence aos filhos de Sara (aliança da graça, simbolizando a fé), não aos de Agar (aliança da escravidão, simbolizando a lei).

• Confiar na lei para a salvação é escolher a escravidão espiritual.

Paulo lamenta quando os crentes se voltam aos princípios elementares, fracos e sem poder para viver a religião; ele repreende os crentes visando o bem deles (Gálatas 3:1-5; 4:8-19).

Diante disso, reflitamos e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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sábado, 11 de janeiro de 2025

Gálatas 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Gálatas 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


GÁLATAS 3 – Textos como os seguintes são impactantes: “...Cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado”. “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim... Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente” (Gálatas 2:16, 20-21).

Mais forte, porém, é a abertura de Gálatas 3: “Ó gálatas néscios! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?”.

• O diagnóstico de “loucura espiritual” tem a ver com a disposição humana de abandonar a verdade do evangelho e voltar-se para esforços humanos ou doutrinas que distorcem a graça divina.

Conforme os argumentos de Paulo em Gálatas 3:1-5, é espiritualmente insensato/tolice tentar alcançar a justificação pelas obras da lei, como se a obra de Cristo não fosse suficiente.

• Quando colocamos tradições ou esforços humanos acima da graça, nos tornamos espiritualmente “loucos”, pois rejeitamos a única fonte de salvação e crescimento espiritual.

Paulo lembra que quem tenta cumprir a lei como meio de salvação está sob maldição (Gálatas 3:10-14), pois nenhum indivíduo com natureza pecaminosa – como são os seres humanos após o pecado – pode guardá-la perfeitamente.

• Abandonar a beleza do evangelho para se apegar ao legalismo é ser “enfeitiçado”, atraído por algo que parece ser bom, mas que é, na verdade, destrutivo.
• É “loucura espiritual” confiar mais em rituais ou regras do que no sacrifício de Cristo, que nos redime verdadeiramente da maldição da Lei.

Para fundamentar seus argumentos, Paulo recorre ao exemplo de Abraão, no Antigo Testamento (Gálatas 3:6-9, 15-29), que foi justificado pela fé, não pelas obras. Essa confiança simples na promessa de Deus é o oposto da “loucura espiritual” de complicar o plano da salvação.

Diante do que Paulo expôs, examine-se: Há áreas em tua vida onde você agiu com “loucura espiritual”, confiando em tuas obras ou méritos diminuindo assim a obra completa de Cristo?

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Gálatas 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Gálatas 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


GÁLATAS 2 – Servir a Cristo requer compromisso com a verdade, mesmo quando isso significa ir contra expectativas particulares ou enfrentar a resistência. Por isso Paulo, desde Gálatas 1, identifica que seu chamado e serviço pertencem exclusivamente a Cristo, não ao público. Ele reconhece que seu ministério foi recebido diretamente de Deus (Gálatas 1:12), o que significa que sua responsabilidade está em ser fiel ao evangelho que lhe foi confiado.

• A igreja não é uma instituição democrática onde as pessoas definem a missão, mas uma comunidade espiritual sob a autoridade de Cristo.

• O pastor ou os líderes espirituais não são empregados da congregação, mas servos de Deus chamados a guiar os membros da Igreja segundo a Palavra de Deus.

O foco do líder espiritual não é agradar as multidões, mas convocar as pessoas a adorar fielmente a Deus; não é conquistar a aprovação humana, mas a divina. Assim com Gálatas 1, Gálatas 2 é um chamado para colocar Deus no centro de tudo. Tanto a congregação quanto a liderança eclesiástica devem fazer isso, mesmo que para isso tenham que enfrentar oposição e incompreensão.

Ao relatar sua viagem a Jerusalém, Paulo deixa claro que buscava confirmar que o evangelho por ele pregado era o mesmo confiado aos demais apóstolos. Contudo, sua submissão não era às autoridades humanas, mas a Cristo (Gálatas 2:1-10). Isso nos lembra que a missão da igreja e a administração eclesiástica não devem ser definidas por consenso humano, mas pela direção divina.

A postura de Paulo em relação a Pedro (Gálatas 2:11-14) é um exemplo de coragem e fidelidade à verdade. Mesmo sendo Pedro uma figura de grande respeito, Paulo o confronta publicamente quando percebe que sua atitude não estava alinhada com o evangelho. Isso ensina que a lealdade à Palavra de Deus deve ser maior que o desejo de manter harmonia superficial.

• No corpo de Cristo, corrigir equilibradamente faz parte de preservar a pureza da fé e a unidade verdadeira.

• Os pastores não são chamados a adaptar a mensagem para agradar ao público (cultura), mas a chamar as pessoas a adaptar a vida à mensagem do evangelho bíblico.

Gálatas 2:15-21 nos mostra que a igreja deve ser um lugar onde a graça de Deus é proclamada, vivida e protegida contra distorções.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Gálatas 1-Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Gálatas 1

Comentário: Pr. Heber Toth Armí


GÁLATAS 1 – Enquanto alguns prezam pelo evangelho verdadeiro e alegram-se com a conversão de pessoas a ele, têm aqueles que após terem crido no verdadeiro evangelho, desviam-se para evangelhos falsos.

Paulo, como qualquer líder sério, expressa sua preocupação com os crentes da Galácia, pois, em vez de glorificar a Deus por sua conversão e ministério, eles estavam rapidamente se desviando do evangelho que ele havia pregado. Ele menciona que estavam sendo influenciados por falsos ensinamentos que distorciam o evangelho de Cristo.

Precisamos desta carta, pois...

• Como os Gálatas, podemos estar afastando-nos do evangelho verdadeiramente bíblico: Os crentes gálatas estavam substituindo o verdadeiro evangelho pelo falso, persuadidos por falsos mestres que pregavam algo contrário à graça de Cristo (Gálatas 1:6-9). E nós, não corremos esse risco no presente?
• Como os crentes da Galácia da época de Paulo, os crentes de hoje podem não reconhecer plenamente a autenticidade de um ministro chamado por Deus: Paulo reforça que seu chamado viera diretamente de Deus, não de homens (Gálatas 1:1-5, 11-24), destacando que sua autenticidade como líder espiritual e apóstolo era divina. Atualmente, membros da igreja que causam confusão, e vivem perturbando, devem reconhecer a autoridade dos líderes chamados por Deus.

Gálatas 1:10 reflete um princípio crucial no ministério cristão. A fidelidade a Deus deve ser superior ao desejo de agradar as pessoas. Diferente do mundo dos negócios, onde o cliente é frequentemente colocado no centro para garantir o sucesso financeiro, a igreja e o ministério têm como objetivo central a fidelidade a Cristo e ao evangelho.

Por isso, ao defender a autenticidade de seu chamado e do evangelho por ele pregado, Paulo confronta os gálatas por terem se desviados do evangelho verdadeiro. A tentação de agradar aos homens, adaptando a mensagem para ganhar aceitação, era real, mas Paulo rejeita essa abordagem – e todo líder religioso deveria fazer como Paulo – o qual deixa claro que seu compromisso não é com a opinião popular, mas com a verdade de Deus.

• A fidelidade a Deus é incompatível com uma postura de servidão ao favor humano.

• O líder chamado por Deus não cede à pressão de comprometer a verdade para ser popular.

Os membros da igreja não devem seguir pregadores que estão dispostos a desagradar a Deus para agradar as pessoas! – Heber Toth Armí.

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quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

2 Coríntios 13 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Coríntios 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CORÍNTIOS 13 – A conclusão apoteótica desta carta de Paulo chama os crentes leitores a um autoexame espiritual. Evangelho é mais um convite a autoexame do que examinar os outros.

O líder espiritual precisa pastorear as ovelhas do rebanho de Deus levando-as a tirar o foco colocado nos outros para colocar em si mesmas. Críticas precisam ser substituídas pela autocrítica.

• Se alguém não administrar corretamente a própria vida, quem dirá a vida dos outros?

Contudo, jamais alcançaremos autoavaliação correta desprovidos do estudo correto da Bíblia e da comunhão com Deus; veja que a comunidade de crentes de Laodiceia declarou: “Rico sou e de nada tenho falta”; quando, na verdade, o diagnóstico de Cristo era  contrário (Apocalipse 3:14-22).

Diante disso, é imprescindível atentar para cada detalhe do último capítulo da segunda carta de Paulo aos Coríntios, que eram crentes difíceis de lidar.

1. A disciplina e a exortação em amor são fundamentais para corrigir o foco da igreja que está desfocada. A exortação e repreensão só são necessárias após usar todos os outros recursos mais brandos, mas sempre se baseando na misericórdia, bondade e amor oriundos do reino dos Céus (vs. 1-4).

2. O autoexame deve ser uma prática constante na vida de cada crente. O líder espiritual deve convocar sua congregação a fazer isso de vez em quando. Faça o exercício você, agora mesmo. Leia o versículo 5, depois prossiga:

• Examine a si mesmo se realmente estás na fé; tua concepção de crente pode estar fora do padrão bíblico ou do que Cristo espera de ti.
• Provai-vos a vós mesmos, não os outros; quando colocamos o foco nos outros enxergamos o cisco no olho deles, para não perceber as vigas em nossos olhos.
• Se Cristo não está em vós, indubitavelmente já estais absolutamente reprovados; és crente apenas de fachada, cristão só de nome, causadores de problemas na igreja.

3. Ser reprovado pelos homens não significa ser reprovado por Deus; fique atento, pois Paulo é um exemplo disso (vs. 6-10);

4. Enfim, os crentes devem amadurecer/aperfeiçoar, consolar uns aos outros, buscar o mesmo parecer e viver em paz e amor, para que Deus Se manifeste entre eles (vs. 11-12).

5. A Trindade deve abençoar cada comunidade para que viva na plenitude da verdade (v. 13).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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terça-feira, 7 de janeiro de 2025

2 Coríntios 12 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Coríntios 12
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CORÍNTIOS 12 – Há pessoas complexas e complicadas na igreja. Os ministros devem ser firmes com elas.

Paciência é um dom que pastores devem pedir a Deus para ser coerente com o poder do evangelho.

Satanás incomoda demasiadamente. Apenas quando estamos envolvidos no amor de Cristo e confiando que Deus sabe o que é melhor para nós, é possível ter prazer em meio aos dissabores da vida, alegria em meio às fraquezas, satisfação frente à perseguição e oposição dos de fora e também dos de dentro.

II Coríntios 12 é instrutivo:

1. Ter privilégios espirituais ou visões excepcionais não garantem que o pastor será blindado frente aos infortúnios e obstáculos apresentados por Satanás (vs. 1-6).

2. Ser profeta ou apóstolo não é garantia de que a vida será pacífica, calma e isenta de problemas. Nem sempre nossas orações serão respondidas como queremos ou mais do que almejamos; contudo, sempre será como Deus intenciona, visando o aperfeiçoamento de Seus servos (v. 7).

3. A desgraça vivida pela humanidade só pode ser curada com a graça de Deus aliviando a dor e dando suporte para enfrentar o que não foi aliviado. Na fraqueza, precisamos aprender a depender da força divina; nas nossas limitações, devemos confiar no Deus Todo-poderoso (vs. 8-10).

• Quando Deus é prioridade, nada mais importa para Seus servos, somente Sua bendita vontade.

4. Deslealdade, ingratidão e irresponsabilidade dos membros da igreja não devem desmotivar aos ministros de Deus; apesar da indiferença e indisposição dos cristãos que vivem a infantilidade espiritual, os ministros devem, como Paulo, agir com paciência e tolerância (vs. 11-21).

Ser ministro não é fácil. Há problemas por todos os lados, o tempo todo. A pressão é grande, mas Deus é maior. Sendo assim, reflita:

• O ministério não é para pessoas fortes, mas para os fracos que dependem da força de Deus.
• Também não é para os perfeitos, mas para que aqueles que, como Paulo, dependem da graça de Deus frente aos espinhos - os quais são agentes satânicos causadores de dores.
• O ministério pastoral é uma função especial numa sociedade mergulhada no lamaçal do pecado, visando à transformação radical de quem se torna cristão.

A grande questão aqui não é porquê sofremos, mas como respondemos ao sofrimento. Portanto, reavivemo-nos com o poder da graça divina! – Heber Toth Armí.

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segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

2 Coríntios 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Coríntios 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CORÍNTIOS 11 – Acusações, críticas e tentativas de desmoralizar o ministério pastoral não são ações recentes. Paulo precisa se defender de acusações de falsos apóstolos em Corinto. E neste capítulo, ele mostra amor incondicional e a importância de discernir os verdadeiros líderes.

Paulo parece louco, mas sua aparente “loucura” é, na verdade, um reflexo do seu profundo amor pela igreja e seu compromisso com a verdade do evangelho. Em II Coríntios 11, temos os seguintes tópicos:

1. A paixão de Paulo (vs. 1-2). Seu zelo por Corinto era comparável ao de um noivo por sua noiva. Ele queria apresentar os crentes a Cristo puros e sem mancha.
2. A proteção contra a enganação (vs. 3-4). O alerta contra a astúcia de Satanás e a corrupção da mente é enfatizado. É necessário apegar-se à simplicidade do evangelho.
3. O sofrimento por amor (vs. 16-33). A extensa lista de sofrimento de Paulo valoriza seu ministério, não o descaracteriza. A razão por traz desses sofrimentos é o amor dele por Cristo e pela Igreja, o corpo de Cristo.
4. A verdadeira loucura (vs. 21-23). A ironia de Paulo ser acusado de fraqueza quando ele havia enfrentado tantos perigos revela uma grande verdade: A verdadeira loucura é rejeitar a verdade do evangelho.

A essência do ministério pastoral, à luz de II Coríntios 11, resume-se em dedicação sacrifical, zelo pela pureza da igreja e o compromisso com a verdade de Cristo.

A essência da liderança eclesiástica está em conduzir o povo a uma relação genuína com Cristo, livre de enganos ou distrações doutrinárias.

Paulo deixa claro que o ministério não é sobre conforto ou status, mas sobre entrega total e disposição para suportar dificuldades por amor ao rebanho e à obra de Deus.

Existem falsos cristãos, falsos líderes e falsos apóstolos que distorcem a mensagem de Cristo. O caos na igreja precisa ser enfrentado e combatido. O pastor tem papel de proteger a igreja de influências que possam desviá-la do verdadeiro evangelho.

O ministério pastoral envolve cuidado contínuo, empático e profundo pelos desafios espirituais e emocionais dos membros.

Diante de tudo o que significa o ministério pastoral, o foco do ministro fiel deve ser glorificar a Deus, conduzir o rebanho a Cristo, e, cumprir o propósito divino.

Reavivemo-nos eclesiasticamente! – Heber Toth Armí.

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domingo, 5 de janeiro de 2025

2 Coríntios 10 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – 2 Coríntios 10
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CORÍNTIOS 10 – Deus estabeleceu o ministério pastoral. Ainda que haja pessoas que questiona esse ministério, o texto bíblico apresenta a importância de honrá-lo e defendê-lo.

Neste capítulo, Paulo está defendendo sua autoridade espiritual diante de críticas e acusações feitas por falsos líderes em Corinto. Estes o acusavam de fraqueza e inconsistência: “As cartas dele são duras e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e a sua palavra é desprezível” (II Coríntios 10:10).

II Coríntios marca uma transição no tom da epístola, onde Paulo adota uma postura mais firme. Ele emprega linguagem de batalha espiritual para destacar a seriedade de sua defesa e missão no ministério evangélico.

Paulo enfatiza que sua autoridade foi concedida por Deus e estava orientada para edificação, não destruição (II Coríntios 10:8). Ele rejeita julgamentos baseados em aparências externas e reafirma sua dependência da força divina (II Coríntios 10:4-9).

Paulo, embora firma, apela para a mansidão e benignidade de Cristo, estabelecendo que sua postura não é arrogante ou carnal, nem mesmo incoerente (II Coríntios 10:1-2, 11). A passagem inspirada deixa claro ser fundamental destacar que o ministério pastoral deve combater ideias e práticas que desviam da verdade bíblica, usando a Palavra e dependendo do Espírito Santo (II Coríntios 10:3-6).

É importante rejeitar comparações superficiais e aprender a buscar medir o ministério pelo padrão de Deus, como fez Paulo (II Coríntios 10:12-18). Ele argumenta que o verdadeiro ministério é aquele que glorifica a Deus e se mantém dentro dos limites estabelecidos por Ele.

Assim como Paulo, pastores fiéis e sérios enfrentam críticas e desvalorização de seu ministério. Estes líderes precisam manter em mente que a fidelidade ao chamado divino é mais importante que agradar expectativas humanas.

Vivemos neste mundo num grande conflito entre o bem e o mal. Por conseguinte, pastores devem estar à postos para um combate incessante, para isso deve saber utilizar e usar sempre as “armas espirituais” descritas por Paulo; deve haver determinação como Paulo diante de situações combativas: “E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência...” (II Coríntios 10:6).

• As congregações devem unir-se aos pastores e apoiar sua liderança.
• Pastores devem buscar discernimento espiritual, permanecendo firmes na Palavra de Deus.

Inspirado no testemunho de Paulo, o líder espiritual deve ser humilde, e ao mesmo tempo, firme! – Heber Toth Armí.

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sábado, 4 de janeiro de 2025

2 Coríntios 9 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Coríntios 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CORÍNTIOS 9 – A teologia de Paulo sobre a doação de ofertas contrasta com muitas campanhas de doações contemporâneas, que apelam para a culpa, barganha ou a obrigação.

Para um público acostumado a questionar as instituições e a buscar experiências autênticas, aprofundar no estudo de II Coríntios 8 e 9 levará a uma compreensão correta, equilibrada e espiritual da contribuição financeira para o avanço do Reino de Deus.

O tema da alegria é um elemento central em II Coríntios 9. Em sua sabedoria, Paulo não impõe uma quantia específica ou estabelece uma forma de dar. Ao invés disso, ele enfatiza a atitude do coração: “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (II Coríntios 9:7).

Este capítulo nos desafia a refletir sobre o ato de dar, não apenas do ponto de vista material, mas especialmente, espiritual.

Após considerar com oração II Coríntios 9, dê atenção aos seguintes princípios:

• A alegria de contribuir deve começar antes mesmo da ação em si, como uma expressão de fé e de gratidão por tudo o que Deus já fez (vs. 1-5).
• Dar com alegria reflete uma compreensão espiritual madura da fé cristã. Quando damos generosa e alegremente, experimentamos a bênção de ser usados por Deus para impactar a vida de outras pessoas (vs. 6-7).
• A alegria vem de compreender que Deus é o verdadeiro provedor e que Ele nos abençoa a sermos bênçãos (vs. 8-10).
• Participar da obra de Deus através da generosidade nos conecta à alegria de testemunhar o impacto eterno de nossas ações (vs. 11-13).
• A generosidade une os crentes em amor, graça e gratidão, promovendo alegria mútua no corpo de Cristo (v. 14-15).

Atos de generosidade aumentam a felicidade e o bem-estar. Pois, ao doar, não apenas ajudamos os outros, mas alcançamos realizações que satisfazem o nosso coração. Além disso, interessante nesse texto sagrado é a promessa de Deus de suprir todas as nossas necessidades (II Coríntios 9:8). Assim, ao confiarmos em Deus, podemos experimentar uma paz e uma alegria que transcendem as circunstâncias.

A maior fonte de alegria é o reconhecimento do presente inefável de Deus, que é Jesus. Toda generosidade cristã é um reflexo da indescritível generosidade divina.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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