segunda-feira, 31 de março de 2025

Apocalipse 6 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica:  Apocalipse 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


APOCALIPSE 6 – A Igreja Cristã está inserida num grande conflito. Sua história, desde o início revela essa clara verdade milenar.

Seis dos sete selos do livro selado (Apocalipse 5) estão contemplados neste capítulo, os quais revelam eventos históricos e espirituais que ocorreriam ao longo da era cristã, até o tempo do fim. Apocalipse 6 retrata a luta entre o bem e o mal ao longo da história, mostrando o avanço do evangelho, a perseguição da Igreja e os juízos divinos.

• O primeiro selo aberto liberou o cavalo branco, representando o período apostólico, quando o evangelho foi pregado com poder e pureza. O cavalo branco simboliza vitória, e o cavaleiro com arco aponta para Cristo avançando com o evangelho.

• Do segundo ao quarto selos, surgem outros três cavalos; porém, estes não se referem a Cristo. Revelam perversão do evangelho vinculado à perseguição, violência, hostilidade, sangue, guerra e opressão religiosa até chegar ao quinto selo, onde almas embaixo do altar representam mártires mortos por sua fé requerendo justiça.

A história cristã é dramática: “Mateus sofreu martírio pela espada na Etiópia. Marcos morreu em Alexandria, no Egito, depois de ser arrastado pelas ruas da cidade. Lucas foi enforcado numa oliveira, na Grécia. Tiago foi decapitado em Jerusalém. Tiago, o Menor, foi lançado de um pináculo do templo em Jerusalém, e depois espancado até morrer. Filipe foi enforcado numa coluna na Frígia, a oeste da Anatolia (atual Turquia). Bartolomeu foi esfolado vivo em Albanópolis (atual Derbent, na província russa de Daguestão). André foi preso a uma cruz, e dali pregou aos seus perseguidores, até morrer, na cidade de Pátras, na Grécia. Matias foi primeiro apedrejado e depois decapitado em Jerusalém. Barnabé foi apedrejado até morrer pelos judeus, em Salomônica, na Grécia. Paulo foi decapitado, e Pedro foi crucificado de cabeça para baixo na capital do império, em Roma, por ordem do imperador Nero. João foi posto num caldeirão de óleo fervente, mas escapou da morte e foi deportado para a ilha grega de Patmos, no tempo do imperador Domiciano” (Franklin Ferreira).

Depois piorou!

• O sexto selo aponta aos últimos eventos da história mundial: Grande terremoto (em 1755), sol escuro, lua ensanguentada (1780), queda de estrelas (1833), julgamento dos perversos – culminando no advento de Cristo.

Estamos no fim! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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domingo, 30 de março de 2025

Apocalipse 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica:  Apocalipse 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


APOCALIPSE 5 – Após Sua ressurreição, Jesus ascendeu triunfante aos Céus, cumprindo a promessa feita aos discípulos (João 14:1-3). Sua ascensão não foi um simples retorno, mas um evento de magnitude cósmica: Ele foi recebido com honra e glória, sendo entronizado à destra do Pai (Hebreus 1:3).

Ao subir, Cristo não apenas reassumiu Sua posição ao lado do Pai; Ele também iniciou uma nova fase em Seu ministério: Entrou no verdadeiro Santuário, onde intercede por nós como nosso representante (Hebreus 8:1-2). Sua obra na Terra estava completa – o Cordeiro foi imolado, o resgate foi pago, a morte foi vencida (Hebreus 2:14-15). Todavia, Sua missão pela humanidade não cessou; ao contrário, Ele passou a exercer um novo papel: Interceder continuamente em favor daqueles que buscam a salvação (Hebreus 7:25).

Na sala do trono os anjos O adoram, e os redimidos depositam nEle sua esperança (Apocalipse 4:4). João, em visão, contemplou essa cena majestosa quando viu “um Cordeiro, que parecia ter estado morto”, diante do trono, recebendo honra, poder e domínios eternos (Apocalipse 5:6-14). Antes disso, João chorava (Apocalipse 5:1-5). Depois, ficou claro que, o mesmo Jesus que caminhou entre os homens, que chorou, que sofreu e morreu, agora reina nos Céus, não apenas como Rei, mas como Advogado e Mediador da Nova Aliança (I João 2:1; Hebreus 9:24). Agora, Seu sangue fala em nosso favor, Seu sacrifício garante nossa redenção e Sua presença no Santuário é a âncora segura para nossa esperança (Hebreus 6:19-20).

A transição de Apocalipse 4 para 5 revela a verdade central das Escrituras: Apesar da grandeza e do poder de Deus, é o Cordeiro – Cristo – que ocupa o centro da adoração celestial. Em Apocalipse 5, vemos um livro selado que ninguém no Universo podia abrir, até que o Cordeiro foi apresentado como o único digno de tomar o livro e abrir os selos.

Handel, em sua famosa composição “Messias” em 1741, com mais de duas horas de duração, inclui essa cena.

Esse contexto musical reflete um momento de adoração transcendente e celebra a vitória de Cristo, que, como o Cordeiro, tem o direito de abrir os selos e revelar o plano de salvação.

Em meio às adversidades da vida, como na adoração celestial, nossa esperança está firmada no Cordeiro que reina! – Heber Toth Armí.

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sábado, 29 de março de 2025

Apocalipse 4 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica:  Apocalipse 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


APOCALIPSE 4 – O livro do Apocalipse não é somente revelações do futuro; é um retorno às origens. Em meio aos juízos e trovões e as visões do porvir, a criação ressoa como um tema relevante, lembrando-nos que a história do mundo não é um acidente cósmico, mas um drama divinamente arquitetado.

Apocalipse 4 descreve uma cena majestosa e solene: João vê uma porta aberta no Céu e é chamado para contemplar a sala do trono de Deus. O trono está no centro da visão, simbolizando o poder e a autoridade divinos. É essencial essa cena para a compreensão do livro de Apocalipse, pois estabelece a base para os eventos futuros, mostrando que Deus está no controle da história.

O trono de Deus é o elemento central. Nos dias de João, o Império Romano parecia ter domínio sobre a Terra. Entretanto, essa visão assegura aos cristãos que o verdadeiro Rei do Universo não é César, nem qualquer Imperador, mas Deus. Isso nos lembra que, independentemente das circunstâncias que enfrentamos, Deus continua reinando e Sua vontade será cumprida.

O trono não está vazio. Isso é crucial, pois mostra que a história não é caótica ou determinada por forças humanas ambiciosas e corruptas. João vê Alguém semelhante a jaspe e sardônico sentado sobre ele (Apocalipse 4:1-3), indicando a glória, a santidade e a justiça divina. O arco-íris ao redor do trono aponta à fidelidade de Deus às promessas, relembrando Sua aliança com Noé (Gênesis 9:1-17).

Apocalipse 4 prepara-nos para compreender a sequência de eventos do livro, mostrando-nos que, antes das tribulações futuras, precisamos estar ancorados na certeza de que Deus reina e que toda a criação existe para glorificá-lO (Apocalipse 4:4-10).

No centro do trono celestial, um coro eterno canta a verdade que sustenta todo o Universo:

“Tu, Senhor e Deus nosso,
És digno de receber
A glória, a honra e o poder,
Porque criaste todas as coisas,
E por tua vontade elas existem
E foram criadas” (Apocalipse 4:11).

A soberania de Deus não se fundamenta apenas em Seu poder, mas em Seu ato criador. Ele não é apenas o governador do Universo – Ele é Seu arquiteto. Seu domínio não é usurpado, mas inerente, porque tudo o que existe deve sua existência à vontade divina.

Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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sexta-feira, 28 de março de 2025

Apocalipse 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica:  Apocalipse 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


APOCALIPSE 3 – Cada aspecto da apresentação de Cristo em Apocalipse 1 está presente na abertura da mensagem a cada igreja. Jesus Se apresenta...

• ...Para Éfeso, como Aquele que tem as sete estrelas em Sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.

• ...Para Esmirna, como O Primeiro e O Último, que morreu e tornou a viver.

• ...Para Pérgamo, como Aquele que tem a espada afiada de dois gumes.

• ...Para Tiatira, como O Filho de Deus, cujos olhos são como chamas de fogo e os pés como bronze reluzente.

• ...Para Sardes, como Aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas.

• ...Para Filadélfia, como Aquele que é Santo e Verdadeiro, que tem as chaves de Davi.

• ...Para Laodiceia, como O Amém, A Testemunha Fiel e Verdadeira, O Soberano da Criação de Deus.

Mais que qualquer outra coisa, o Apocalipse é a revelação de Jesus para uma igreja que aguarda Seu retorno, sofrendo neste mundo para cumprir a missão de levar o evangelho. Cada título revela um aspecto do caráter de Cristo e da Sua autoridade, direcionado às necessidades específicas de cada igreja.

Essas sete igrejas representam diferentes períodos da história da Igreja Cristã, revelando um processo de declínio espiritual e posterior restauração. Esse panorama profético pode ser assim resumido:

• Éfeso representa a igreja apostólica, fervorosa na fé, mas que começou a perder seu primeiro amor.

• Esmirna simboliza a igreja perseguida pelo Império Romano, mantendo-se fiel diante do martírio.

• Pérgamo marca a fase da aliança com o Estado, quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do Império, trazendo prejuízos doutrinários.

• Tiatira representa a Idade Média e a supremacia papal, período de escuridão espiritual, perseguições e afastamento da verdade bíblica.

• Sardes está relacionada à Reforma Protestante, que trouxe redescobertas importantes, mas que, com o tempo, voltou a esfriar-se espiritualmente.

• Filadélfia simboliza um período de avivamento e restauração, com o reavivamento missionário e o estudo das profecias apocalípticas.

• Laodiceia representa a Igreja atual, morna e complacente, chamada ao arrependimento e à verdadeira restauração espiritual.

A profecia das sete igrejas mostra-nos um ciclo de fé, declínio e restauração, e Cristo chamando-nos ao reavivamento.

Hoje vivemos em tempo de mornidão espiritual, mas ainda há esperança no chamado ao arrependimento.

Jesus cuida de Sua igreja... Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quinta-feira, 27 de março de 2025

Apocalipse 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica:  Apocalipse 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


APOCALIPSE 2 – Na primeira visão profética, João contempla Jesus no meio de sete candelabros – que representam as sete igrejas – segurando sete estrelas na Sua mão direita (Apocalipse 1:12, 16, 20).

Em Apocalipse 2:1, Cristo é descrito como Aquele “que tem as sete estrelas em Sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro”. A interpretação mais coerente é que essas estrelas representam os líderes espirituais – ou mensageiros – das igrejas.

“Anjo” significa mensageiro e pode-se referir tanto a seres celestiais quanto a mensageiros humanos – a mesma palavra grega aparece para João Batista em Mateus 11:10. No contexto das cartas às igrejas (Apocalipse 2-3), a ideia mais provável é que esses “anjos” sejam os pastores ou líderes responsáveis por transmitir a mensagem de Deus à congregação.

Essa imagem revela proteção, autoridade, responsabilidade espiritual, juízo e recompensa. Jesus sustenta Seus líderes e os guia no cumprimento da missão. Além disso, Ele julga esses mensageiros, conforme indicado nas cartas às igrejas.

Diante disso, fica evidente que:

• Cristo é o Líder Supremo da Igreja – Nenhum líder humano tem total controle sobre a obra de Deus. Todos são sustentados e corrigidos por Cristo.

• A Relevância contínua de juízo – Cristo não apenas apoia, mas também avalia a condição espiritual dos líderes e das igrejas.

Em nosso estudo, consideremos resumidamente a mensagem relacionada a cada uma das igrejas de Apocalipse 2:

1. A mensagem de Éfeso nos mostra que Deus não quer apenas nossa obediência, quer também nosso coração. Muitas igrejas hoje são ortodoxas na doutrina e ativas em boas obras, mas perderam o fervor espiritual; visando incentivá-las, a promessa é que, aquele que vencer comerá da árvore no paraíso de Deus.

2. Esmirna nos lembra que o sofrimento por Cristo não passa despercebido e que há uma recompensa eterna ao fiel. Cristãos ainda enfrentam perseguições hoje, seja física, ideológica ou moral, eles encontram conforto nesse texto.

3. A Pérgamo, o chamado de Cristo é para fidelidade absoluta. O perigo antigo do compromisso com o erro continua real. Muitas igrejas relativizam a verdade para serem aceitas culturalmente, elas precisam desta mensagem.

4. Tiatira representa igrejas que crescem em amor e espiritualidade, porém permitem a corrupção doutrinária. Devemos continuar rejeitando qualquer ensinamento que corrompa a santidade da igreja.

Por conseguinte, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quarta-feira, 26 de março de 2025

Apocalipse 1 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica:  Apocalipse 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


APOCALIPSE 1 – O estudo das profecias prende a atenção de muitos. Um desses foi Isaac Newton que, embora seja reconhecido como um dos maiores cientistas da história, responsável pode descobertas fundamentais na física e na matemática, também se dedicou intensamente ao estudo das profecias bíblicas.

Esse gênio argumentou que a história humana segue um plano divino revelado nas Escrituras. Da mesma forma como proposto por Newton, a Igreja Adventista segue o modelo historicista de interpretação profética. Tanto Newton quanto os adventistas compartilham a crença de que a profecia bíblica revela o plano de Deus para a história a humanidade. Ambos rejeitam a abordagem preterista – que interpreta as profecias como já cumpridas no passado, e a futurista, que desloca os eventos proféticos inteiramente para o futuro.

Destaco esse ponto para mostrar que a relação entre fé e razão pode ser harmoniosa e frutífera, oferecendo uma base sólida para a compreensão das profecias bíblicas nos dias atuais. Com isso em mente, mergulhemos profundamente no estudo do último livro da Bíblia.

Para João, Apocalipse 1 não apenas estabelece a base para os eventos proféticos que se desenrolarão, mas também apresenta a figura glorificada de Cristo como o centro da história da redenção e da atuação divina na igreja ao longo das eras.

Apocalipse 1, não apenas introduz o livro (vs. 1-3), mas também apresenta a visão central que deve nortear sua interpretação: Jesus Cristo glorificado, oficiando no Santuário Celestial e guiando Seu povo até a consumação final (vs. 4-20). A estrutura profética, a promessa de sua vinda e o chamado à fidelidade reforçam a necessidade do estudo das profecias e a preparação para o retorno iminente de nosso Salvador (vs. 7-11).

Embora o Apocalipse seja um livro profético, o primeiro capítulo estabelece um forte tom pastoral: João escreve como um irmão na fé, sofredor, encorajando os crentes, lembrando-os do amor de Cristo e apresenta Jesus como um Sacerdote atuante.

O Cristo descrito não é um Juiz distante, é um Salvador próximo, que sustenta Sua igreja e assegura que Ele é o princípio e o fim de todas as coisas. A primeira visão de João não apenas revela a glória de Cristo, mas também fortalece a fé dos cristãos, preparando-os para os desafios que virão!

Diante disso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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terça-feira, 25 de março de 2025

Judas Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica:  Judas
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JUDAS – Este não é o indivíduo que traiu Jesus; é o meio-irmão do Salvador. Sua mensagem é intensa, direta e extremamente relevante para a igreja em qualquer época.

O tema central desta carta é uma convocação urgente para que os crentes batalhem diligentemente pela fé que uma vez por todas foi confiada aos santos (v. 3). Judas escreve contra a infiltração sorrateira de falsos mestres que distorcem a graça de Deus, levando muitos ao engano e à destruição espiritual.

Embora Judas tenha iniciado com um tom pastoral e fraterno, desejando falar “acerca da salvação”, alterou o rumo ao perceber a necessidade de alertar a igreja sobre um perigo iminente.

• Isso nos ensina que, mesmo sendo essencial pregar sobre o amor e a salvação, há momentos em que a igreja precisa ser alertada contra ensinos destrutivos que comprometem a verdade.

“A epístola que leva o nome de Judas é tão pequena e destruída de elementos formais de uma epístola comum que muitos a reputam por folha anti-herética ou bilhete de urgência enviado às igrejas com o fim de preveni-las dos mesmos perigos apontados nas cartas de Tiago e João, a saber, forças dissidentes que haviam adentrado na Igreja Cristã primitiva”, contextualiza Rodrigo Silva.

Com essa carta, fica evidente que a igreja “precisa lutar pela fé genuína e perseverar, resistindo aos pregadores mentirosos” (Bíblia do Discípulo).

Judas 4 revela que tais pregadores não vem de fora com ataques diretos; eles surgem dentro da igreja, distorcendo o evangelho para seus próprios interesses. Eles transformam a graça em libertinagem, pregam um evangelho sem santificação, sem transformação, onde o pecado é tolerado sob a desculpa de misericórdia divina. Judas adverte que esse tipo de ensino pervertido leva ao juízo divino, e usa exemplos históricos para fundamentar sua declaração (Judas 5-7):

• Os israelitas incrédulos destruídos após saírem miraculosamente do Egito
• Os anjos caídos que abandonaram sua posição e sofreram condenação.
• Sodoma e Gomorra destruídas devido à depravação moral.

A igreja precisa estar atenta aos sinais que caracterizam aos que corrompem o evangelho (Judas 8-16). E tão importante quanto discernir o erro, é permanecer firme na verdade (Judas 17-25). Como?

• Edificando-se na santíssima fé;
• Orando no Espírito Santo;
• Mantendo-se no amor de Deus;
• Aguardando a misericórdia de Jesus.

Vamos à luta? – Heber Toth Armí.

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segunda-feira, 24 de março de 2025

3 João 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 3 João 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


III JOÃO – Esta é uma das cartas mais curtas da Bíblia, entretanto, está repleta de ensinamentos preciosos. Essa pequena cartinha nos transporta para os desafios da igreja do primeiro século, revelando personagens como Gaio, Diótrofes e Demétrio – exemplos do bem e do mal dentro da Igreja.

• Mas, por que estudar essa breve carta?

Porque, apesar de curta, ela trata de temas fundamentais: Hospitalidade, fidelidade, liderança e o perigo do autoritarismo eclesiástico. Ela nos desafia a refletir sobre como tratamos os irmãos na fé e como lidamos com a autoridade e o serviço cristão.

Então, ao mergulhamos nesse pequeno, mas profundo livrinho bíblico, que possamos perguntar: Se João escrevesse um e-mail para nós, o que ele diria sobre nossa conduta na igreja e no mundo?

“João escreve contra os conflitos de liderança na igreja por causa da ameaça à unidade dos seus membros e dos danos à sua mensagem. A epístola primeiro discute e avalia um personagem positivo (Gaio; 3Jo 1-8); depois, um personagem negativo (Diótrofes; v. 9-10); e, por fim, outro personagem positivo (Demétrio; v. 11-12)”, sintetiza Ekkehardt Mueller.

“O tema da epístola é firmeza diante da oposição. Gaio, o recebedor da carta, é exortado a resistir Diótrofes, um perturbador que provavelmente havia aceitado os ensinos dos gnósticos” (Bíblia do Discípulo).

III João nos desafia a refletir sobre nosso papel na igreja e na sociedade. Os três personagens apresentados representam atitudes que ainda são vistas nas comunidades cristãs:

• Gaio nos lembra da importância da hospitalidade e da cooperação na obra de Deus.
• Diótrofes alerta contra a soberba, o autoritarismo e a falta de amor.
• Demétrio nos incentiva a viver um testemunho digno do evangelho.

Esses personagens oferecem-nos lições valiosas sobre administração eclesiástica e a importância da unidade na igreja.

• Gaio representa o tipo de gestor que acolhe e fortalece a obra missionária, priorizando o crescimento espiritual dos fiéis.
• Já Diótrofes ilustra o perigo de uma liderança centralizadora e dominadora, que ignora a colaboração e busca a primazia. Esse tipo de administração causa divisões e enfraquece a missão da igreja.
• Por outro lado, Demétrio lembra-nos que integridade e bom exemplo são essenciais para que um líder conquiste respeito e confiança.

A liderança cristã deve ser exercida com humildade, serviço e compromisso com a verdade. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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domingo, 23 de março de 2025

2 João Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 2 João
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II JOÃO – Aqui João dá um recado direto!

• “João diz que, como presbítero, ama a igreja. Entretanto, para compreender a natureza do verdadeiro amor entre os cristãos, é necessário um qualificador: a ‘verdade’ (2Jo 2), pois o amor cristão é expresso no contexto da verdade. A ênfase no amor e na verdade indica que as igrejas de João enfrentavam uma crise relacionada a essas duas coisas. Trata-se quase de uma personificação da ‘verdade’, pois ela ‘permanece em nós’ e ‘conosco estará para sempre’. A verdade nos lembra de Jesus, que é a Verdade (Jo 14:6). O Espírito Santo e a verdade estarão com os crentes para sempre (2Jo 2; Jo 14:16). Tanto a verdade quanto o amor apontam, em última análise, para Deus e pertencem, juntos, à fé e à experiência cristã. Eles formam o tema principal de 2 João. A verdade é necessária para discernir os ‘enganadores’ e as suas obras (v. 7-8) e para permanecermos no ensino de Cristo (v. 9-10)” (Ekkehardt Mueller).

A verdade não é relativa; há distinção clara entre verdade e erro. Quando a verdade é comprometida, abre-se espaço à proliferação da heresia, colocando em risco a fé e o relacionamento com Deus.

• “As heresias podem ser muito prejudiciais para a igreja e para sua mensagem. Não devemos ser indiferentes à verdade bíblica tampouco considerar qualquer oposição à heresia como severa ou arrogante. A tolerância descontrolada pode levar à complacência, e a complacência leva à heresia. Nenhuma igreja está imune a coisas desse tipo. João nos lembra que existe uma diferença básica entre a verdade e o erro, que aquilo em que acreditamos é importante e que nossas crenças afetam nosso relacionamento com Deus”, alerta Mueller.

Esta exortação encontra paralelo nas cartas de Paulo a Timóteo e Tito, que também abordam a importância da verdade e da sã doutrina na vida da igreja (I Timóteo 4:16; Tito 1:9).

Diante disso, somos desafiados a estudar e aplicar os ensinos de II João, reconhecendo que a verdade não é mero detalhe, é o alicerce sobre o qual construímos nossa fé!

Assim como João, Paulo, Timóteo e Tito permaneçamos firmes na verdade, combatendo o erro com amor e firmeza, preservando a integridade do evangelho e promovendo o crescimento espiritual da igreja!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
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sábado, 22 de março de 2025

1 João 5

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 João 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I JOÃO 5 – Como cristãos, muitas vezes “não temos credibilidade porque, em muitas ocasiões, nosso discurso não se harmoniza com nossa vida. Não podemos dizer ‘Cristo ama você’ e tratar mal nossos empregados, enganar aos que estão em nosso redor ou ser racista, elitista ou machista. Causa dissonância alguém falar de amor e não demonstrar amor. Só estaremos autorizados a dizer essa frase quando, de fato, amarmos. Só então nosso discurso e nossa vida serão coerentes e teremos credibilidade. Agora, se decidirmos amar (primeira a Deus e, depois, aos outros), entramos na vida da responsabilidade e da verdadeira identidade cristã. Não teremos de empreender cruzadas, pois o importante será a cruz que redime. Não teremos que avaliar ou indagar, pois Jesus não veio julgar, mas salvar. Não teremos de exigir normas, pois os princípios nos farão indivíduos dinâmicos. Não viveremos no erro, pois a luz de Cristo esclarecerá tudo. Seremos verdadeiramente de Jesus e poderemos dizer aos outros: Cristo ama você”, reflete Victor Armenteros.

A fé não é um conceito abstrato; é a força que nos faz filhos de Deus e torna-nos vitoriosos. Diante de I João 1:1-5, não há meio termo: Quem de fato pertence a Deus ama, obedece e vence.

• A obediência não é um fardo, mas uma marca da transformação provida pelo evangelho: Os mandamentos de Deus não são pesados – ao converso.
• O verdadeiro cristão não luta contra Deus, ele encontra prazer em seguir Sua vontade. Isso torna-o inconformado com o sistema maligno deste mundo; então, ele resiste, persevera e triunfa.

João deixa bem claro que não há salvação fora de Cristo. A eternidade está definida pela nossa relação com Ele. Rejeitar a Cristo implica chamar Deus de mentiroso (I João 5:6-12).

João escreve para gerar convicção, mostrando que a salvação não é incerta, é garantida (I João 5:13-17). Nesse contexto, a oração não é um jogo de sorte, é alinhamento com Deus. A igreja deve orar pelos que caem em pecado, mas discernir os casos de endurecimento espiritual – “pecado que leva à morte”.

O verdadeiro cristão não vive na prática do pecado; ainda que tropece, sua vida não será dominada pelo pecado. O cristão deve permanecer vigilante, para não cair em desvios religiosos: “Guardem-se dos ídolos” (I João 5:18-21).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
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sexta-feira, 21 de março de 2025

1 João 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 João 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I JOÃO 4 – O discípulo do amor, com autoridade apostólica e ternura pastoral, adverte contra falsos espíritos, exalta a supremacia do amor divino e estabelece que a verdadeira comunhão com Deus se manifesta no amor ao próximo.

O cristão não pode ser ingênuo para não ser enganado (I João 4:1-6). O espírito do anticristo já opera no mundo, espalhando engano e rebelião contra a verdade divina. Contudo, os crentes fiéis não precisam temer, se identificarem a doutrina correta e entenderem que a vitória pertence àqueles que pertencem a Deus.

• A voz dos apóstolos é a voz da verdade; a voz do mundo é a voz do erro.

O auge da revelação sobre Deus está na curta premissa de João: “Deus é amor”. Este não é um mero atributo dEle, é Sua própria essência. Sendo Deus amor, todo aquele que é nascido dEle, ama (I João 4:7-12).

• O amor não é uma teoria; é uma evidência inegociável da regeneração.
• O amor ao próximo não é uma sugestão do cristianismo, é uma consequência inevitável da presença de Deus em nós.

O amor sacrifical só é possível mediante a presença do Espírito Santo, O qual é a garantia da nossa filiação e de nossa comunhão com Deus. Assim, o amor divino é aperfeiçoado em nós de maneira que expulsa o medo (I João 4:13-18). O medo é a antítese da confiança; aquele que teme ainda não entendeu a plenitude do amor divino.

• O cristão não vive sob a sombra do pavor, mas na luz da certeza do amor de Deus.

O amor genuíno, exemplificado por Cristo, não nasce automaticamente; é uma resposta ao amor divino. De acordo com João, o teste definitivo da fé não está apenas na adoração, mas no trato com o próximo: Quem ama a Deus, ama também seu irmão (I João 4:19-21).

I João 4 não permite neutralidade. A fé cristã verdadeira se revela em discernimento doutrinário, em confiança no amor de Deus e em um compromisso inabalável com o amor ao próximo.

A mensagem de João é inegociável:

• A marca inconfundível do cristianismo verdadeiro é o amor.
• Sem amor, o cristianismo não tem valor.

Que sejamos conhecidos não apenas pelas doutrinas, mas pelo nosso amor que reflete a própria natureza de Deus! – Heber Toth Armí.

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quinta-feira, 20 de março de 2025

1 João 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 João 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I JOÃO 3 – Este capítulo ressoa como trovão celestial, trazendo uma mensagem de identidade, santidade e separação do pecado. Com precisão de um mestre e paixão de um profeta, João expõe a realidade inegociável da filiação divina e da incompatibilidade entre a prática do pecado e a vida cristã genuína.

O cristão não é meramente alguém que professa uma fé, mas alguém cuja identidade foi radicalmente redefinida (I João 3:1-3). O amor de Deus não é uma abstração, é uma força regeneradora que nos separa do mundo e conforma-nos à pureza de Cristo.

Se somos filhos de Deus, devemos refletir-Lhe o caráter... Assim, a esperança na manifestação gloriosa de Cristo não é passiva, é ativa. Pois, o verdadeiro fiel não aguarda o advento de Jesus com negligência moral, mas com zelo santificador.

O pecado não é uma questão trivial. É obra do Diabo – uma afronta contra a santidade de Deus. Cristo não veio apenas para perdoar pecados, mas para destruir o domínio do pecado sobre os que nEle creem. Portanto, aquele que é nascido de Deus não pode viver pecando – o que não implica em impecabilidade absoluta – é uma declaração da nova natureza que rejeita e combate o pecado (I João 3:4-10).

João separa dois grupos:

• Os filhos de Deus e os filhos do diabo.
• A linha divisória não é religiosa, é moral e espiritual.
• Quem pratica a justiça e ama ao irmão manifesta a filiação divina.
• Quem vive no pecado e na indiferença revela sua natureza depravada.

Não há meio-termo. O cristianismo genuíno não tolera uma vida de complacência com o pecado.

Se a santidade distingue os filhos de Deus dos filhos do diabo, o amor é sua marca visível. João remonta à história de Caim, que assassinou Abel por inveja – o ódio ao irmão evidencia morte espiritual. Portanto, o amor não é opcional para o cristão; é prova de regeneração. Contudo, não é qualquer amor, é o amor sacrifical e tangível; do contrário, será hipócrita/falso (I João 3:11-18).

O amor prático fortalece nossa confiança em Deus, a qual não se baseia em emoções voláteis, mas na fidelidade divina (I João 3:19-24).

• Então, fica a pergunta: Minha identidade é verdadeiramente a de um filho de Deus ou apenas de um religioso nominal?

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quarta-feira, 19 de março de 2025

1 João 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica 1 João 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I JOÃO 2 – É fundamental entender a verdadeira natureza de Cristo e a natureza humana para compreendermos nossa necessidade de um Salvador. Foi isso que João deixou claro no capítulo anterior, além de destacar o aspecto da comunhão.

Quanto ao problema do pecado que afeta a comunhão, João declara que temos um advogado, O qual sacrificou-Se por nossos pecados visando purificar-nos (I João 2:1-2). Desta forma, a graça divina não é “licença” para pecar, mas um chamado a viver em santidade, sabendo que temos Jesus como intercessor.

A mera opinião torna-se convicção sem a revelação. Para alertar-nos, João diz que quem afirma conhecer a Deus, mas não Lhe obedece, está mentindo. A obediência é a evidência de conhecê-lO (I João 2:3-6). “Quando a fé sadia, a obediência e o amor operam juntos, eles resultam em felicidade, santidade e certeza. Constituem a evidência, a prova decisiva, de um verdadeiro cristão” (John MacArthur).

João lembra que o amor ao próximo é um mandamento antigo – desde o Antigo Testamento – porém, também é novo, porque Jesus o viveu de maneira perfeita (I João 2:7-11); portanto,

• Quem ama seu irmão na fé permanece na luz.
• Quem, porém, o odeia, está em trevas sem saber aonde vai.

João faz uma pausa e dirige-se a três grupos na fé (I João 2:12-14):

• Filhinhos, os novos convertidos – que conhecem o Pai.
• Jovens, os espiritualmente mais maduros – que venceram o maligno.
• Pais, os mais experientes na fé – que conhecem Deus a mais tempo.

Depois, João alerta que o amor ao mundo é incompatível com o amor a Deus. E apresenta três tipos de tentações que intentam afetar-nos espiritualmente (I João 2:15-17):

• A cobiça da carne – desejos pecaminosos.
• A cobiça dos olhos – materialismo, consumismo.
• A ostentação dos bens – orgulho, vaidade.

Na sequência, João alerta contra os anticristos e falsos profetas. É fundamental que os crentes estejam cientes dos falsos cristãos, saibam discernirem falsos ensinos e permaneçam na verdade – na doutrina de Cristo (I João 2:18-23).

Por fim, o apóstolo lembra que os crentes receberam a unção do Espírito Santo, que os ensina e mantém-nos na verdade (I João 2:24-27):

• Permanecer na Palavra divina garante a vida eterna.
• Praticar a justiça evidencia a vida regenerada em Cristo.

Portanto, rejeitemos influências que nos afastam de Cristo! – Heber Toth Armí.

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terça-feira, 18 de março de 2025

1 João 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 João 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I JOÃO 1 – Este capítulo tem propósito fundamental dentro da estrutura da primeira carta de João: Estabelecer a base doutrinária da comunhão com Deus e refutar ensinos errôneos no cristianismo.

João inicia sua epístola reafirmando a realidade da encarnação de Cristo, enfatizando que Ele foi visto, ouvido e tocado pelos apóstolos (I João 1:1-3).

• Esta introdução não é apenas uma saudação, é um forte argumento contra as heresias relacionadas à natureza de Cristo.
• Por isso, João testemunha que Jesus é real, tangível e foi plenamente revelado.

Depois definiu a comunhão com Deus: Aqueles que andam na luz, seguindo a verdade de Deus, estão em comunhão com Ele e com seus irmãos. Deus é absolutamente puro e santo, e não pode haver comunhão com Ele se vivermos na prática do pecado (I João 1:3-7). Por conseguinte, a confissão sincera dos pecados assegura-nos o perdão e a purificação pelo sangue de Cristo (vs. 8-10).

• Somos limitados, nossos conceitos serão equivocados caso não nos pautarmos pelas Escrituras.

O ser humano, por natureza, tenta justificar suas falhas. Podemos nos comparar com outros e pensar: “Eu sou uma pessoa boa, não faço nada de errado”. Porém, João alerta que essa mentalidade é ilusória/autoengano.

• O pecado não é apenas cometer atos errados, mas também o estado do coração separado de Deus.

Os fariseus, no tempo de Jesus, exemplificam claramente isso. Eles seguiam rigorosamente regras externas, mas não percebiam orgulho, hipocrisia, cobiça e falta de amor em seus corações. Quanto mais distantes estavam de Cristo, mais santos pensavam ser.

“Quanto maior a distância entre a pessoa e Cristo, tanto mais justa ela parecerá a seus próprios olhos”, reafirma Ellen White.

• Diante disso, I João 1:9 contém uma linda promessa: Deus não exige perfeição imediata, mas sinceridade. Ele quer que reconheçamos nossas falhas e nos voltemos para Ele.

• I João 9:10 revela a gravidade de negar o pecado: Recusar-se a admitir o pecado é chamar Deus de mentiroso! Ele nos deu Sua Palavra para mostrar-nos nossa real condição, e ignorá-la nos afasta dEle.

Quanto mais próximos de Cristo, mais nítido se torna o contraste entre a pureza dEle e nossas falhas. É como entrar num cômodo escuro e não perceber a poeira; mas, ao acender a luz, cada partícula fica evidente!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
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segunda-feira, 17 de março de 2025

2 Pedro 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 2 Pedro 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II PEDRO 3 – Todo cristão deve basear sua conduta na Escritura, na piedade e na firmeza contra os enganos que corrompem a verdadeira fé no genuíno evangelho. O apóstolo Pedro nos equipa com critérios claros para identificar os falsificadores da fé e refutá-los com firmeza.

Cada um de nós precisa...

• Fundamentar-se na Palavra de Deus.
• Ser vigilante contra as heresias.
• Denunciar o erro com coragem e sabedoria.
• Confiar na justiça e livramento de Deus.

Após aprendermos como identificar, resistir e refutar falsos mestres, Pedro encerra sua carta chamando os cristãos a permanecer firmes na esperança do advento de Cristo e a viver de maneira santa e irrepreensível, resistindo à influência dos zombadores e permanecendo na verdade.

Diante da existência de falsos cristãos com ensinamentos deturpados, nossa mente precisa ser despertada e devemos recordar as palavras dos profetas e apóstolos (II Pedro 3:1-2).

Nossa fé precisa estar fundamentada na Palavra de Deus, jamais em sentimentos ou ideias pautadas meramente na lógica humana.

Diante dos perigos espirituais dos últimos dias, devemos estar cientes que se levantarão zombadores ignorando a revelação e atuação de Deus no mundo (II Pedro 3:3-7).

Ainda que devamos esperar oposição à verdade, não precisamos ficar obcecados com estudos pervertidos dos falsos pregadores, mas confiar que Deus cumprirá Suas promessas no tempo certo.

Diante dos alarmistas e pessimistas espirituais, devemos formular nossos conceitos exclusivamente na Bíblia, conhecer o caráter de Deus e Seus propósitos para a humanidade (II Pedro 3:8-13).

Em vez de duvidar, cada cristão que vive os dilemas dos últimos dias deve reconhecer a graça e a paciência divina, usando bem o tempo que tem para se preparar e preparar outros para a segunda vinda de Cristo.

Apesar de existirem muitas pessoas que deturpam os ensinos apostólicos/bíblicos, cada cristão deve esforçar-se para ser achado irrepreensível, sendo vigilante e crescendo na graça e no conhecimento de Cristo (II Pedro 3:14-18).

Devemos ser firmes na doutrina, crescendo constantemente na graça e no conhecimento de nosso Salvador Jesus Cristo.

Nossa vida neste mundo deve refletir a esperança da eternidade com Deus. Por isso, a mensagem de Pedro encerra-se com um convite para que vivamos à luz da eternidade, guardando a fé, resistindo aos enganos e aguardando com esperança o glorioso advento de Cristo. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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domingo, 16 de março de 2025

2 Pedro 2- Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 2 Pedro 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II PEDRO 2 – O capítulo anterior funciona como introdução essencial ao tema dos falsos mestres que Pedro aborda neste capítulo:

II Pedro 1:3-11 – Pedro enfatiza que Deus já deu tudo o que é necessário para a vida piedosa, contrastando com os falsos mestres que promovem a impiedade. Ele exorta os crentes a crescerem nas virtudes cristãs prevenindo-os contra falsidades.

II Pedro 1:12-21 – Pedro reforça a veracidade do evangelho, destacando que os apóstolos foram testemunhas oculares da majestade de Cristo na transfiguração e que a Palavra profética é segura e divinamente inspirada. Isso contrasta diretamente com os falsos mestres de II Pedro 2, que distorcem as Escrituras e inventam suas próprias doutrinas.

II Pedro 1:20-21 – Pedro alerta que a profecia não é fruto de interpretação particular, preparando o leitor para rejeitar falsos ensinamento abordados no segundo capítulo.

Assim, II Pedro 1 estabelece o fundamento sólido na verdade divina e na piedade genuína antes de advertir aqueles que distorcem a mensagem e conduzem outros ao erro em II Pedro 2.

Diante disso, note estas premissas elaboradas a partir de II Pedro 2:

O líder espiritual pode e deve expor a sutiliza das falsas doutrinas e alertar sobre os perigos da corrupção na igreja (vs. 1-3).

• Existem heresias, elas são destruidoras.
• Existem “irmãos” que exercem influência perigosa.
• Motivados pelo egoísmo e ganância, fingem para enganar.

O líder eclesiástico deve proclamar que Deus julga o pecado e livra os justos, fortalecendo a confiança dos crentes na justiça divina (II Pedro 2:4-10):

• Há exemplos bíblicos sobre o juízo divino.
• Há exemplos que confirmam que Deus preserva os fiéis.
• O destino dos corruptos precisa ficar claro aos frequentadores da igreja.

O líder da igreja deve expor a depravação moral e a ganância como marca dos falsos mestres, contrastando com a humildade e a integridade cristã (II Pedro 2:10-16):

• O caráter pervertido é pautado pela arrogância e rebeldia.
• O prazer carnal é o guia dos falsos cristãos.
• O cristão falso é motivado por ganância e engano.

Os servos de Deus devem demonstrar que os falsos mestres não trazem vida (salvação), mas destruição, reforçando a necessidade de permanecer firmes na verdade (II Pedro 2:17-22): Os falsos mestres...

• Oferecem promessas vazias.
• Falam de liberdade, mas escravizam espiritualmente.
• Promovem apostasia e destruição.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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sábado, 15 de março de 2025

2 Pedro 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 2 Pedro 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II PEDRO 1 – Uma comparação entre as cartas de Pedro ajudará a ampliar nossa compreensão:

• I Pedro encoraja os crentes a suportarem perseguições com fé e esperança na glória futura; II Pedro foca pouco no sofrimento, sua maior preocupação são as heresias e corrupção dos cristãos.

• I Pedro chama os crentes a viverem de maneira santa e submissa, refletindo Cristo. II Pedro reafirma a necessidade de crescer na graça e conhecimento de Cristo.

• Em I Pedro, “falsos mestres” não é um tema central; em II Pedro, a principal preocupação são os propagadores de falsos ensinos, denunciando falsos mestres e suas destruições.

• Ambas as cartas contêm tom pastoral, todavia, embora I Pedro seja mais encorajadora, utilizando metáforas como “pedras vivas” e “rebanho de Deus”, II Pedro usa linguagem mais intensa e severa, com comparações a Sodoma e Gomorra e advertências sobre destruição iminente.

• I Pedro menciona a segunda vinda de Cristo como fonte de esperança aos crentes; II Pedro enfatiza a certeza da volta de Cristo e adverte sobre zombadores que a negarão.

A segunda carta de Pedro é seu último testamento “(1:13-14). Ela novamente contém uma mensagem pastoral dirigida à igreja. Aqui ele adverte contra os falsos mestres e também oferece conselhos importantes sobre pureza, conhecimento e crescimento espiritual. A epístola ensina que a graça de Deus em Cristo realmente converte e capacita os cristãos a viver virtuosamente, mesmo em face de hostilidade. Entretanto, os ataques contra o povo de Deus não são apenas externos, mas também internos” (Bíblia do Discípulo).

Pedro inicia esta carta reafirmando que a fé cristã é fundamentada na justiça de Deus e do Salvador Jesus Cristo; a qual nos é concedida e não adquirida por méritos humanos (II Pedro 1:1-2).

Pedro enfatiza que Deus já “nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade”, capacitando-nos a crescer espiritualmente. Ele apresenta a “escada do crescimento cristão” (II Pedro 1:3-12), onde cada virtude conduz ao caráter plenamente desenvolvido:

Fé + virtude + conhecimento + domínio próprio + perseverança + piedade + fraternidade + amor.

Esse processo indica que a salvação envolve tanto justificação quanto santificação (transformação).

Para isso, a Bíblia é a revelação divina – é nossa única regra de fé e prática (II Pedro 1:15-21).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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sexta-feira, 14 de março de 2025

1 Pedro 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 Pedro 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I PEDRO 5 – Este último capítulo de I Pedro resume os principais temas da carta: Liderança responsável, humildade, confiança em Deus e a certeza da graça restauradora do Senhor.

• Pedro, como testemunha dos sofrimentos de Cristo, instrui líderes da igreja a pastorearem o rebanho de Deus voluntariamente, sem ganância e sem domínio autoritário. Devem servir de exemplo aos crentes, pois receberão a coroa de glória quando Cristo Se manifestar (I Pedro 5:1-4).

• Pedro também exorta jovens a sujeitar-se aos mais velhos e todos devem revestir-se de humildade, pois “Deus Se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Deus exaltará os fiéis humildes no tempo certo (I Pedro 5:5-6).

• Diante das dificuldades, os crentes devem aprender a confiar plenamente em Deus, lançando sobre Ele todas as preocupações, porque Ele cuida de Seus filhos (I Pedro 5:7).

• Comparado a leão, o diabo procura devorar os crentes, por isso, é necessário vigilância e firmeza na fé. É preciso ser sóbrio e resistir na fé, como outros irmãos que ao redor do mundo também enfrentam sofrimentos semelhantes – saber isso, fortalece a unidade na resistência (I Pedro 5:8-9).

• Pedro revela que o sofrimento é temporário, pois “o Deus de toda a graça” restaurará, confirmará, fortalecerá e fundamentará os crentes. A esse Deus pertence o domínio eterno. Pedro encerra a carta mencionando Silvano como mensageiro e testemunhando que esta é “a verdadeira graça de Deus”, na qual os crentes devem permanecer firmes. Após breve saudação, Pedro conclui: “Paz a todos vocês que estão em Cristo” (I Pedro 5:10-14).

Em meio à desgraça do pecado, Pedro ressalta a graça divina. Ele apresenta a graça como o favor imerecido de Deus, que manifesta-se de várias formas na existência do crente:

• A salvação é um ato da graça divina. Está ligada à viva esperança e à herança incorruptível, mostrando que ela é um presente celestial (I Pedro 1:3-4). Os profetas do Antigo Testamento anunciaram essa graça, manifestada plenamente em Cristo (I Pedro 1:10-12; 2:9-10).

• Fundamentados nessa graça, os crentes vivem de maneira santa, os quais devem ser sóbrios e colocarem sua esperança inteiramente na graça futura, quando Cristo for revelado (I Pedro 1:13-16; 2:11-12).

• Os crentes são encorajados a serem bons administradores da multiforme graça de Deus (I Pedro 4:10).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quinta-feira, 13 de março de 2025

1 Pedro 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 Pedro 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I PEDRO 4 – “A experiência pessoal de Pedro e seu relacionamento com o Senhor o qualificaram para ministrar aos cristãos que enfrentavam sofrimento por causa da fé. Pedro fracassou de maneira trágica em seu primeiro embate com o sofrimento (Mt 26:69-75), mas demonstrou arrependimento genuíno e se tornou um ousado pregador diante da oposição e perseguição (At 4:1-20; 5:17-32; 12:1-17)”, relembra a Bíblia Andrews.

A missão cristã está presente nesta preciosa carta de Pedro de diversas formas, especialmente no chamado dos crentes para viverem como estrangeiros neste mundo, testemunhando a graça de Deus em meio às provações.

• Os cristãos foram eleitos por Deus para uma vida santa e missionária, mesmo diante do sofrimento.

I Pedro revela que cristãos foram regenerados para uma viva esperança (1:3) e chamados à santidade (1:15-15), vivendo de maneira irrepreensível para influenciar pessoas. Os cristãos são “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus” para proclamar a libertação providenciada por Cristo (2:9) – Deus nos salva para que anunciemos a salvação. Os cristãos precisam manter um bom testemunho entre os descrentes (2:12), para que, ao verem suas boas obras, glorifiquem a Deus – a missão não meramente verbal, mas também vivencial (3:1-2). Também precisam estar preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que perguntar sobre sua fé (3:15). O sofrimento injusto é apresentado como uma oportunidade para testemunho (3:17). Assim como Cristo sofreu para trazer salvação (3:18), os cristãos devem estar dispostos a sofrer para que outros conheçam a verdade.

• A responsabilidade missionária é individual, mesmo em contextos hostis.

Em I Pedro 4, os crentes são exortados a viverem para a vontade de Deus, não para os desejos humanos (vs. 1-3). O texto reforça que o estilo de vida cristão causará estranhamento e até oposição do mundo (v. 4-9) – porém, isso faz parte da missão!

Pedro destaca que cada um de nós deve usar seus dons espirituais para servir aos outros, administrando a graça de Deus (I Pedro 4:10). Depois explica que o sofrimento por causa de Cristo não deve ser motivo de vergonha, mas de glória, pois representa participação na missão do próprio Senhor (4:11-19).

• Aprendamos que, o sofrimento não interrompe a missão; ele a confirma, pois seguimos os passos de Cristo para glorificar a Deus!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quarta-feira, 12 de março de 2025

1 Pedro 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica 1 Pedro 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I PEDRO 3 – No capítulo anterior, o apóstolo ensinou que o cristão deve abandonar atitudes pecaminosas como maldade, falsidade, hipocrisia, inveja e maledicências – fofocas, difamações, calúnias, etc.

Além de ter tratado da vida cristã como contínuo amadurecimento espiritual, também abordou a identidade cristã – que deve ser refletida num comportamento distinto da sociedade secular/pagã; isso inclui horar a todos, amar os irmãos na fé, temer a Deus e respeitar os governantes.

Dando continuidade à identidade cristã, I Pedro 3 inicia revelando que a esposa deve ser submissa ao marido, especialmente se este for descrente, para ganhá-lo sem palavras, apenas pelo comportamento diferenciado.

• Para tanto, a mulher cristã deve entender que o verdadeiro adorno não deve ser o exterior do corpo, mas o interior – com um espírito manso e tranquilo.

Em I Pedro 3:7, o apóstolo orienta diretamente aos maridos cristãos, destacando a importância de um relacionamento conjugal fundamentado no respeito e na compreensão.  Numa sociedade que frequentemente desvaloriza a mulher, Pedro salienta que, no matrimônio cristão, a esposa deve ser tratada com honra – com alta consideração.

• Isso é tão sério que o mau tratamento à esposa afeta a comunhão do marido com Deus!

I Pedro 3:1-7 mostra que o relacionamento conjugal tem impacto direto na vida espiritual, pois um matrimônio pautado em desrespeito torna-se obstáculo na comunhão com Deus.

No restante do capítulo, Pedro volta a tratar do sofrimento do cristão. Aqui, o sofrimento por fazer o bem é tratado como uma oportunidade de testemunho, destacando que aqueles que sofrem por causa da justiça são bem-aventurados e devem responder com mansidão e temor, confiando na vitória final de Cristo.

Em sua carta, Pedro apresentou o sofrimento como uma experiência inevitável para os cristãos, mas que possui um propósito redentor. Por isso, ele encoraja os cristãos a verem suas provações como meio de purificação da fé – comparando-as ao ouro refinado no fogo – e, ressalta a esperança viva na herança incorruptível em Cristo (capítulo 1). No capítulo 2, Pedro reforça a ideia de suportar as injustiças com paciência, apontando para o exemplo de Cristo, que sofreu sem revidar, confiando plenamente em Deus.

• Assim, “Pedro enfatiza os sofrimentos e a exaltação de Jesus como exemplo para nós (2:21-25; 3:18-22)” (Bíblia Andrews).

Portanto, reavivemo-nos mesmo em meio ao sofrimento! – Heber Toth Armí.

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terça-feira, 11 de março de 2025

1 Pedro 2 - Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 Pedro 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I PEDRO 2 – Em meio a um mundo que muitas vezes nos rejeita e não nos compreende, encontramos em Cristo a nossa Rocha, o nosso Refúgio Seguro. Pedro mostra claramente que Jesus é nossa esperança, nossa força e nossa inspiração. E, como pedras vivas, unidas em Seu amor, podemos construir um lindo legado de fé, esperança e amor, que transcende o tempo e a eternidade.

Como pedras vivas, somos moldados e lapidados pelo Espírito Santo, encaixando-nos perfeitamente no projeto divino. Somos escolhidos, valorizados e honrados, como parte do sacerdócio real, uma nação santa, um povo exclusivo de Deus. Como resposta, nossa missão é proclamar as grandezas dAquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz (I Pedro 2:4-8, 18-25).

Para isso, através de Pedro, somos incitados a abandonar a malícia, o engano, a hipocrisia, a inveja, a maledicência, como quem se desfaz de roupas velhas e sujas. Em contrapartida, somos chamados a ansiar pelo leite espiritual puro, a Palavra de Deus, que nos nutre e nos faz crescer de verdade na vida espiritual (I Pedro 2:1-3, 11-17).

Não podemos esquecer que somos uma pedra bruta, rude e sem forma, encontrada em meio a um campo vasto e pedregoso. Assim éramos nós, antes de sermos tocados pela graça divina. Mas, então, o Mestre Construtor, Jesus Cristo, nos encontrou e nos convidou a fazer parte de algo grandioso: a construção de um templo espiritual, uma casa feita de pedras vivas – onde Ele habita.

Neste templo, Jesus Cristo é a Pedra Angular, a base sólida sobre a qual tudo se sustenta. Ele é a Pedra rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa para Deus. E nós, como pedras vivas, somos chamados a refletir a Sua luz e a manifestar a Sua glória em todos os aspectos da sociedade em que estamos inseridos (I Pedro 2:11-21).

I Pedro 2:4-10 “não tem nenhuma ordem em relação à igreja, apenas uma descrição desta; todo o parágrafo doutrinário [deste texto] é composto de indicativos, embora cercado de imperativos. O propósito dessa descrição eclesiológica era encorajar a igreja em meio aos desafios que enfrentava (perseguição, mau comportamento, desânimo, apostasia, etc.), a fim de que a igreja agisse em conformidade com a sua identidade” explica Heber Campos Jr.

Reavivemos nossa identidade espiritual! – Heber Toth Armí.

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segunda-feira, 10 de março de 2025

1 Pedro Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica 1 Pedro
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I PEDRO 1 – A vida cristã é regada de desafios. Há um grande conflito espiritual, que os fiéis sentem na pele e no coração. Diante dessa realidade, precisamos de motivação e esperança.

Para compreender a situação na época da primeira carta de Pedro, é importante saber o que acontecia:

“Ocorreu por aquele tempo um terrível incêndio em Roma, pelo qual quase metade da cidade se queimou. O próprio Nero, falava-se, ateara o fogo, mas para desviar as suspeitas, fez uma ostentação de generosidade, prestando assistência aos que ficaram sem lar e destituídos de seus bens. Foi contudo acusado do crime. O povo ficou agitado e enraivecido, e Nero, a fim de inocentar-se e também ficar livre de uma classe que ele temia e odiava, voltou a acusação contra os cristãos. Seu expediente foi bem-sucedido, e milhares de seguidores de Cristo – homens, mulheres e crianças – foram cruelmente mortos”, contextualiza Ellen White.

Quando o fogo da perseguição consumia vidas inocentes em Roma, Pedro acendia a chama da esperança em corações aflitos. Sua carta não nega o sofrimento, mas aponta para uma herança incorruptível (I Pedro 1:1-12).

Os cristãos eram lançados às feras, queimados vivos e desprezados pelo mundo, mas Pedro os lembrava de que eram escolhidos por Deus, peregrinos na Terra, e cidadãos de um reino eterno.

Nero usou as chamas da perseguição para espalhar o medo, mas Pedro usou a Palavra de Deus para espalhar a fé. Diante da perseguição, ele escreve não sobre vingança, mas sobre santidade, esperança e redenção (I Pedro 1:13-25).

O Império de Nero queimava cidade e vidas, mas Pedro lembrava que os fiéis eram resgatados “não por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro”, “mas pelo precioso sangue de Cristo” (I Pedro 1:18-19).

Se o mundo odeia os cristãos, Deus os ama. Se Roma os chamava de criminosos, Deus os chama de eleitos. Se Nero os condenava ao fogo, Pedro os apontava para a glória eterna.

A vida humana é frágil. Nossa existência terrena é passageira, limitada pelo tempo e marcada pela corrupção do pecado. Entretanto, Pedro lembra-nos que há um nascimento que não é determinado por sangue, nem pela vontade da carne ou do homem, mas por Deus. É pela Palavra de Deus que esse novo nascimento acontece! – Heber Toth Armí.

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domingo, 9 de março de 2025

Tiago 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Tiago 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


TIAGO 5 – O tema do sofrimento é amplamente abordado em Hebreus, Tiago e I Pedro, cada um oferecendo perspectivas diferentes, mas complementares, sobre o propósito e a resposta ao sofrimento na vida cristã.

Em Hebreus 11 encontramos os heróis da fé, mostrando que os fiéis do Antigo Testamento sofreram, mas perseveraram firmes na fé. Isso incentiva os crentes a correrem com perseverança a corrida da fé (Hebreus 12:1-3).

• Teologicamente, Hebreus vê o sofrimento como meio de refinamento, preparação e identificação com Cristo (Hebreus 2:10; 5:8-9). Sofrer como cristão não é sem propósito, pois leva à maturidade e à esperança final na glória (Hebreus 12:4-13).

Tiago enfatiza a realidade das provações e como elas devem ser encaradas com alegria porque produzem perseverança e maturidade espiritual (Tiago 1:2-4). Tiago 1:12 promete bem-aventurança àqueles que suportam provações com fidelidade, pois receberão a coroa da vida.

Tiago 5:7-11 refere-se a Jó para mostrar como a paciência no sofrimento leva à manifestação da compaixão e misericórdia de Deus. Assim, Tiago ensina que o sofrimento tem propósito educativo e formador: Fortalecer a fé e preparar cristãos para uma recompensa eterna.

• O tema central de I Pedro é o sofrimento dos cristãos perseguidos. Pedro os instrui a encararem a dor como parte da identidade em Cristo e um meio de glorificar a Deus.

Tiago 5:1-6 traz uma forte advertência contra os ricos opressores, que acumulam riquezas de forma injusta e exploram os pobres. Essa seção contrasta com as instruções dadas aos sofredores no restante do capítulo (vs. 7-20) e serve como lembrete de que Deus julgará aqueles que causam sofrimento aos outros.

Enquanto os justos são chamados à paciência e à oração, os orgulhosos opressores são advertidos sobre a destruição vindoura. Embora os fiéis sofram neste mundo corrompido, injusto e cruel, Tiago revela-nos que Deus não é indiferente ao nosso sofrimento e que a justiça divina será plenamente estabelecida. “Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para não serem julgados. O Juiz já está às portas!” (Tiago 5:8-9).

Como cristãos, devemos orar pelos enfermos ungindo-os, testemunhar e auxiliar os que se desviam da verdade. Quanto mais fizermos, mais salvos alcançaremos para o Céu.

Diante disso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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sábado, 8 de março de 2025

Tiago 4 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Tiago 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


TIAGO 4 – A ciência da existência do Diabo levou Tiago a dar esta ordem a seus leitores: “Submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7). O Diabo deve ser resistido; todavia, essa resistência não é baseada na força humana, mas na submissão a Deus.

Essa resistência se dá por meio da fé em Cristo, no estudo e prática das Escrituras e da oração (Tiago 1:1-3:18). Do contrário, seremos influenciados pelos demônios (Tiago 2:19). Assim, a verdadeira fé se manifesta em ações práticas e não apenas em uma crença intelectual.

Os demônios reconhecem a existência de Deus e até tremem diante dEle, mas isso não resulta em obediência e transformação do coração. Embora haja muitas pessoas com a fé inferior ou igual à dos demônios, a proposta de Tiago é que o cristão verdadeiro não deve ser influenciado pelo maligno:

• Os demônios possuem conhecimento teológico correto, mas ignoram a vontade de Deus. Cuidado para não agir da mesma forma.
• O temor dos demônios não os leva à salvação; eles reconhecem a soberania divina, mas continuam rebeldes. Os crentes devem ser obedientes e submissos a Deus.
• A fé sem obras é semelhante à fé dos demônios; os fiéis devem fugir desse tipo de fé demoníaca!

Os demônios influenciam os seres humanos promovendo uma mentalidade de inveja, divisão e orgulho (Tiago 3:13-16). Tais caraterísticas criam ambição e confusão (Tiago 4:1-17). Então, fique atento:

• Conflitos surgem quando desejos egoístas governam o coração; a paz vem quando Deus reina em nós (Tiago 4:1-3).
• Quem se apega ao mundo e ao orgulho, se afasta de Deus; o mundanismo implica em inimizade com o Criador (Tiago 4:4-7).
• Aproximar-se de Deus exige mãos puras e um coração purificado; sem humildade e santidade, não há comunhão (Tiago 4:8-11).
• O orgulho julga o próximo e sempre fala mal dos outros, mas o humilde se submete ao único Juiz que pode salvar ou destruir (Tiago 4:11-12).
• A verdadeira sabedoria é viver conforme a revelação divina, não segundo a presunção humana (Tiago 4:13-17).

O segredo da vida é sujeitar-se a Deus, resistir ao Diabo e viver pela sabedoria que vem do alto.

A vitória só pode ser alcançada pela entrega total a Deus e pelo viver segundo a sabedoria celestial.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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sexta-feira, 7 de março de 2025

Tiago 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Tiago 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


TIAGO 3 – Quem deseja ser sábio – segundo Deus – deve controlar suas palavras, rejeitar a inveja e buscar sabedoria celestial.

Os livros de Tiago e Provérbios se complementam. Note que, enquanto Tiago 3 apresenta uma análise sobre os perigos da língua e a necessidade da sabedoria divina, Provérbios reforça esses conceitos tratando sobre os efeitos da fala e da conduta cotidiana.

• Tiago e Provérbios concordam que o verdadeiro sábio sabe quando falar e quando calar-se (Tiago 3:1-4; Provérbios 17:27-28).

• Ambos enfatizam que as palavras produzem impacto tremendo – podem trazer bênção ou destruição (Tiago 3:5-6; Provérbios 18:19-21).

• Ambos ensinam que é incoerente louvar a Deus e falar mal das pessoas; a língua revela o verdadeiro caráter do verdadeiro cristão (Tiago 3:9-10; Provérbios 10:31-32).

• Ambos alertam que invejas e brigas trazem destruição, afetando até a saúde (Tiago 3:14-16; Provérbios 14:30).

• Ambos descrevem a sabedoria divina como pura e promotora de paz (Tiago 3:17; Provérbios 3:13-18).

• Tanto Tiago quanto Provérbios enfatizam que a língua tem poder de causar destruição ou promover vida. Tiago a compara ao fogo do inferno (Tiago 3:6), enquanto Provérbios destaca seu impacto sobre vida e morte (Provérbios 18:21).

• Tiago enfatiza que a língua indomável é perigosa (Tiago 3:7-8), enquanto Provérbios orienta o autocontrole como um caminho para evitar o pecado (Provérbios 10:19).

• Tiago condena a contradição de louvar a Deus e amaldiçoar o próximo (Tiago 3:10-12), enquanto Provérbios destaca que Deus abomina a falsidade e valoriza a verdade (Provérbios 12:22).

• Tiago descreve a sabedoria divina como prática e visível nos frutos do caráter (Tiago 3:13, 17-18), enquanto Provérbios a vincula ao temor do Senhor como seu fundamento (Provérbios 9:8-12).

• Tiago ensina que a justiça floresce onda há paz (Tiago 3:18), quanto Provérbios reforça que as palavras podem ser instrumentos de harmonia ou conflito (Provérbios 15:1-7, 23-26).

Enquanto Provérbios apresenta benefícios práticos de uma fala regida pela sabedoria, Tiago foca na impossibilidade de domar a língua sem a ajuda divina.

Diante dessas verdades, devemos refletir sobre como usamos nossas palavras e qual sabedoria tem guiado nossas escolhas.

Que nossas palavras sejam marcadas pelo amor, pela verdade e pela paz, refletindo o caráter de Cristo em tudo o que dissermos. Somente assim seremos instrumentos de bênçãos, promovendo harmonia e edificando as pessoas ao nosso redor! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quinta-feira, 6 de março de 2025

Tiago 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Tiago 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


TIAGO 2 – A carta de Tiago nos convida a vivermos o cristianismo autêntico, onde a fé não é apenas conceitos intelectuais, mas uma realidade visível por meio de nossas ações. Ele escreve a cristãos que enfrentavam desafios sociais e espirituais semelhantes aos nossos: Desigualdade, injustiça e um mundo dividido em classes sociais – Sua mensagem continua extremamente atual e desafiadora!

“Esta é uma carta sobre a verdadeira religião e a maneira como os cristãos podem viver a genuína vida espiritual... Para Tiago, uma das coisas mais importantes na vida cristã é ser praticantes e não apenas ouvintes da Palavra de Deus. O autor escreve sobre o impacto social de viver num mundo injusto, dividido entre os ricos e os pobres. Neste sentido, ele diz que a salvação também envolve boas obras, isto é, as obras são as consequências de uma fé genuína” (Bíblia do Discípulo).

Deus não faz distinção de pessoas (Tiago 2:1-7); deste modo, a verdadeira fé nEle manifesta-se no amor ao próximo (Tiago 2:8-11). Consequentemente, haverá julgamento sem misericórdia para quem não praticar a misericórdia (Tiago 2:12-13).

A fé genuína nos move a amar o próximo, ser justos em nossos negócios, tratar as pessoas com dignidade e nos envolver em ações que promovem o bem.

Tiago ensina que a fé verdadeira não é passiva. Assim como um corpo sem espírito está morto, uma fé sem obras é vazia.

Vivemos tempos difíceis, com desigualdade social, crises econômicas e desafios morais. Como cristãos, somos chamados a ser luz e sal (Mateus 5:13-16). Assim como Jesus, Tiago não ensina que somos salvos pelas obras, mas que as obras são a evidência da fé verdadeira.

A verdadeira fé se expressa em ações (Tiago 2:14-17), contrastando com os demônios, que creem, mas não agem conforme a vontade de Deus (Tiago 2:18-20).

Não basta frequentarmos a igreja e ouvirmos sermões inspiradores se não aplicamos os ensinos de Cristo em nossa rotina. A fé verdadeira precisa sair dos bancos da igreja e se manifestar no dia a dia:

• No ambiente de trabalho, com honestidade e ética.
• Na família, com paciência e amor.
• Na sociedade, ajudando os necessitados e sendo agentes de justiça.

Tiago cita Abraão e Raabe como exemplos e inventivo para homens e mulheres viverem a vontade divina. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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quarta-feira, 5 de março de 2025

Tiago 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Tiago 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


TIAGO 1 – Aqui encontramos um extraordinário tratado para a resiliência cristã. Tiago não apenas oferece conselhos espirituais, mas também princípios psicológicos profundos que ajudam a compreender como enfrentar desafios, desenvolver maturidade emocional e fortalecer a fé.

Tiago ensina que os desafios não são apenas obstáculos, são oportunidades de crescimento (Tiago 1:1-4). Ele convida-nos a mudar nossa perspectiva sobre as provações, reconhecendo que, ao enfrentá-las com fé, desenvolvemos paciência e maturidade espiritual.

• Muitas vezes, diante do sofrimento, nossa mente é tentada ao desânimo e à ansiedade. Todavia, a maneira como interpretamos os desafios influencia diretamente nossas emoções.
• Quando Tiago desafia-nos a ver as provações com alegria, ele não está pedindo que neguemos a dor, mas que realinhemos nossa mente para enxergar o propósito maior por trás do sofrimento.

Diante de incertezas, debatemo-nos entre a dúvida e a confiança. Nessas ocasiões, buscamos constantemente por respostas; contudo, geralmente nos vemos perdidos na ambiguidade da vida. Tiago, então, direciona-nos à verdadeira fonte de sabedoria: Deus (Tiago 1:5-8). A oração torna-se, assim, ferramenta poderosa ao equilíbrio emocional e espiritual, pois ao conectarmo-nos com o Criador, encontramos clareza e segurança.

• Quando Tiago alerta sobra a instabilidade da mente dividida, ele aponta que a dúvida persistente pode nos paralisar.
• A firme fé, por outro lado, nos dá coragem para seguir em frente.

Tiago 1:9-11 contrasta a fragilidade das riquezas com a durabilidade da fé. Ele mostra que a busca desenfreada por status e bens materiais é tão efêmera quanto uma flor que murcha ao sol.

• Pessoas que fundamentam sua identidade em posses ou posição social frequentemente experimentam ansiedade e insatisfação, pois essas coisas são voláteis.
• Tiago ensina que a verdadeira segurança não está em coisas externas, mas em nossa conexão com Deus e no desenvolvimento do caráter.

Tiago 1:13-25 explica o ciclo do pecado: Começa com um desejo interno, que se transforma em tentação e, quando não controlado, gera morte espiritual. A solução não é meramente resistir ao pecado, mas permitir que a Palavra de Deus transforme nossa mente.

No final do capítulo, destaca-se que a verdadeira religião não está em meras formalidades, mas no controle da língua e no cuidado com os necessitados. Pessoas que cultivam compaixão e serviço ao próximo demonstram níveis mais altos de felicidade e propósito!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
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terça-feira, 4 de março de 2025

Hebreus 13 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Hebreus 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


HEBREUS 13 – Não existe verdadeiro avivamento espiritual sem reforma de vida; seguir a Cristo exige transformar nosso viver diário à luz da Palavra, onde é revelado o sacrifício e ministério de Cristo.

Por conseguinte, a santificação não é um detalhe da salvação, mas a evidência de que pertencemos ao inabalável Reino divino. Não podemos clamar por reavivamento enquanto abraçamos o pecado e os padrões de uma sociedade corrompida – somente uma entrega total a Cristo nos tornará verdadeiros agentes de luz neste mundo.

Em Hebreus 13, encontramos um chamado para uma vida santa, refletindo a obediência e a consagração a Cristo, cuja obra redentora é a base inabalável de nossa fé. Este capítulo conclui a carta aos Hebreus com exortações práticas à vida cristã, destacando que a fé genuína deve manifestar-se em ações concretas.

Neste último capítulo, somos incentivados ao amor fraternal (Hebreus 13:1), à hospitalidade (Hebreus 13:2), à compaixão pelos que sofrem (Hebreus 13:3) e à pureza no matrimônio (Hebreus 13:4) – Tais características são marcas de uma vida transformada, que se submete inteiramente ao senhorio de Cristo.

• Como súditos do Reino do Altíssimo, somos chamados a viver separados do pecado e em conformidade com padrões divinos, rejeitando valores corrompidos do mundo.

Hebreus 13:12, informa que “Cristo sofreu fora das portas da cidade” para nos chamar a uma vida separada, santa e consagrada a Deus. Se queremos um reavivamento autêntico, devemos estar dispostos a sairmos “até Ele... suportando a desonra que Ele suportou” (Hebreus 13:13) – Isso significa abandonar as práticas do mundo e viver de maneira distinta, refletindo a glória de nosso Salvador.

• Um reavivamento sem reforma de vida é mero sentimentalismo.
• Deus deseja um povo que busca pureza, que rejeita a corrupção moral e que esteja disposto a carregar a cruz diariamente!

A base de nossa transformação está no caráter imutável de Cristo (Hebreus 13:8). Assim, o verdadeiro avivamento surge quando confiamos plenamente no Senhor, permitindo que Ele governe nossa vida. Isso envolve, considerar os ministros de Cristo (Hebreus 13:7, 17) rejeitar doutrinas estranhas (Hebreus 13:9-10), confiar na provisão divina (Hebreus 13:5-6), e viver uma fé ativa, expressa em louvor e boas obras (Hebreus 13:15-21).

Hebreus 13 nos desafia a viver uma fé prática, sustentada pela graça e evidenciada por um caráter transformado... Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

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segunda-feira, 3 de março de 2025

Hebreus 12 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica Hebreus 12
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


HEBREUS 12 – A graça nos chama da desgraça do pecado para a santidade – não para a conformidade com o mundo; por isso, o crente salvo pela fé deixa tudo o que pode afastá-lo de Cristo e vive plenamente no Espírito.

O verdadeiro reavivamento não é apenas um momento de emoção/empolgação, é uma transformação de vida que nos leva a refletir o caráter de Cristo em cada escolha diária. A salvação não nos foi dada para que vivamos conforme o mundo, é para que sejamos santos e irrepreensíveis diante de Deus, refletindo a beleza da santificação.

• Hebreus 12 exorta os crentes a perseverarem na fé bíblica, mantendo os olhos constantemente fixos em Cristo e rejeitando tudo o que os impede de alcançar a promessa divina. Ele contém um chamado vibrante à perseverança na fé, ancorado no exemplo de Cristo e na disciplina do Senhor. O capítulo começa com um apelo contundente: Devemos correr a corrida de fé com paciência, deixando para trás todo peso e pecado que nos atrapalha. Nosso olhar deve estar em Cristo, o Autor e Consumador da fé, que suportou a cruz por causa da alegria que Lhe estava proposta.

• Na sequência, a disciplina divina é apresentada como sinal do amor paternal de Deus. Assim como um bom pai não negligencia a correção de seus filhos, Deus nos disciplina para nosso bem, a fim de que participemos de Sua santidade. Embora pareça dolorosa, a disciplina quando bem recebida produz um fruto pacífico de justiça (Hebreus 12:4-11).

• Segue-se uma exortação à santidade e firmeza: Os cristãos são chamados a fortalecer as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos, trilhando caminhos retos para que ninguém tropece. A paz e a santificação não são opcionais, fazem parte integral da salvação. O exemplo negativo de Esaú ilustra o perigo de trocar bençãos eternas por prazeres momentâneos deste mundo (Hebreus 12:12-17).

• A seção final contrasta a experiência do Sinal com a glória do Monte Sião. Diferente do temor e da distância do Sinai, em Cristo nos aproximamos do monte celestial, da cidade do Deus vivo e da comunhão dos santos e dos anjos. Contudo, essa graça não deve ser desprezada, pois Deus ainda é um fogo consumidor que julgará os que rejeitam Sua voz (Hebreus 12:18-29).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
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