A SÓS COM JESUS
17 de fevereiro
O servo sofredor
Então o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre. Êxodo 21:6.
Aqui encontramos outra figura maravilhosa de Cristo. O relato que nos traz o texto fala-nos de um incidente da vida doméstica. Um servo hebreu é o protagonista da história. O período de sua escravidão acabou. O amo já não tem mais direitos sobre ele. Pode ficar livre se quiser, mas a liberdade não tem atrativo para ele. Existem vínculos que o ligam a seu senhor. Suas maiores alegrias estão ali e finalmente, conclui: “Amo ao meu senhor, a minha mulher e aos meus filhos; não sairei livre.” (Êxodo 21:5.)
Agora, numa cerimônia simples, chamam-se os juízes e as testemunhas e uma ferida é feita em seu corpo como um símbolo visível e permanente: “Seu amo o levará ante os juízes e lhe fará estar junto à porta ou ao poste e furará sua orelha com uma sovela e será seu servo para sempre.” A partir desse momento o servo não é servo por obrigação, mas porque quer.
No Salmo 40:6 encontramos a figura de Cristo como o Servo. Jesus anuncia o fato: “Pai, as Minhas orelhas têm sido furadas por Tua própria mão.”
Talvez a nossa mente finita nunca consiga entender a imensidão do amor de Cristo, que sendo igual a Deus, deixou tudo por amor ao homem. Os anjos se ofereceram para vir em Seu lugar. Não podiam suportar a idéia de verem Jesus na posição de um servo e morrendo a morte ignominiosa da cruz. Mas, nenhum ser criado podia fazer expiação pelo homem. Só podia ser Jesus e mais ninguém. Na forma de Servo, Ele vem a este mundo e tem que andar lentamente cada passo marcado na profecia. Sua comida e bebida são fazer a vontade de Seu Pai. Não há descanso. Vive numa cidade desprezada. Trabalha como carpinteiro e usa suas ferramentas. Bebe o cálice de Sua humilhação e quando se aproxima o momento final aceita o cálice mais amargo: O Jardim do Getsêmani é Sua agonia. O Servo carrega o pecado de todo o mundo. Não reclama, não exige justiça, simplesmente ama em silêncio € finalmente morre.
É esse caráter de Servo que Ele quer reproduzir na vida dos que O seguem, a docilidade de Seu caráter para entregar mansamente a orelha, ser furado e servi-Lo por amor. Como chegar a esse ponto do caráter? Só há um caminho: viver cada dia e cada minuto sentindo Sua presença ao nosso lado. Mais do que isso, em nós, pela presença do Espírito Santo.
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário