sábado, 5 de fevereiro de 2022

O que Significa “Esmurrar”' o Corpo?

 A SÓS COM JESUS

5 de fevereiro

O que Significa “Esmurrar”' o Corpo?

    Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. 1 Coríntios 9:27.

   Em meu país existiu uma mulher que foi canonizada como a Santa Rosa de Lima. A história registra fatos interessantes dela como a ocasião em se colocou uma corrente na cintura e jogou a chave do cadeado num poço. Com o tempo ela começou a engordar e a corrente apertada feria suas carnes. Em outra oportunidade ela decidiu passar muitas noites sem dormir, e para impedir que o sono a vencesse, amarrou seus longos cabelos a um prego parede e cada vez que ela cochilava e inclinava a cabeça para diante, era acordada pelos puxões dos cabelos. Ela ficou famosa entre outras cotas pelos tipos de penitências que fazia. 

   Será que o apóstolo São Paulo, no texto de hoje está defendendo a idéia de autoflagelação? “Esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão.” O que é que o apóstolo está querendo dizer? Para os gregos a matéria era má em si devia ser maltratada para aperfeiçoar o espírito. Devemos castigar O corpo porque nele estão as tendências pecaminosas? O que é que nos leva a pecar? O sangue, a carne, ou a mente? Quando nascemos neste mundo, nascemos afastados de Deus e o que mais deseja a natureza pecaminosa é viver separada de Deus, pois viemos com mente inimiga. Não queremos saber nada de Deus, não queremos viver em comunhão com Ele, nem nos sujeitarmos a Sua vontade. Somos independentes, queremos viver sem restrições de nenhum tipo, queremos ser o capitão de nosso próprio destino. Este é o nosso grande problema. É preciso depor a nossa suficiência. “Esmurrar o corpo” não é fazê-lo passar fome, sede ou frio. “Esmurrar 0 corpo” é dar-lhe aquilo que a natureza humana mais detesta: levá-la a depender, a não fazer as cosas sozinha, por conta dela, mesmo que as coisas sejam boas como “portar-se bem”.

   Incrível como pareça, a natureza pecaminosa é independente também, gosta de guardar os mandamentos, só que pelos motivos errados. Esse era O problema dos fariseus: portavam-se bem para “ser vistos pelos outros”, postavam de dar aparência de bondade. O inimigo sempre está feliz com esse tipo de obediência. 

   Obedecer pelo único meio que Deus tem para levar Seus filhos a uma vida justa, que é o caminho da dependência, não é fácil porque esta natureza nossa “não se sujeita, nem pode”. É preciso esmurrá-la e levá la à escravidão, renunciar a sua independência, não fazer caso dela, cair aos pés de Jesus e dizer: “Senhor, joga no pó a minha suficiência humana e faz por mim o que é impossível eu fazer por mim mesmo.” 

   Este é o único caminho que Deus reconhece. De outro modo, tendo pregado para outros, corremos o perigo de ser desqualificados como o jovem rico. 

   Façamos deste dia, um dia de dependência total de Jesus.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...