:love_letter: Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
:book: Gênesis 35 ( leia em sua Bíblia)
:memo:Comentários: Douglas Tilstra
:book: Gênesis 35 ( leia em sua Bíblia)
:memo:Comentários: Douglas Tilstra
Embora a história de Jacó continue até o final de Gênesis, o foco do livro muda para a história de seu filho José. Mas antes desta mudança de foco, lemos sobre três grandes perdas na vida de Jacó e duas significativas interações entre ele e Deus.
A primeira perda é a morte de Débora, membro da família de Jacó, pessoa muito amada (v. 8). A outra grande perda é a de Isaque (vv. 28-29). No período entre esses dois falecimentos, a morte de Raquel é a maior perda de Jacó, ao dar à luz Benjamin (vv. 16-20). Uma dor de cabeça adicional é a violação de Bila por Ruben. De modo semelhante aos crentes de hoje, Jacó passou por sofrimentos e tragédias tão comuns a todos os que vivem neste planeta caído.
Contudo, em meio ao sofrimento e perda, Deus lembra a Jacó (assim como lembra a nós) que Ele nunca se esqueceu dele. Deus lembra Jacó de Sua presença junto à escada em Betel e chama Jacó a voltar para aquele lugar (v.1). No caminho, Deus provê proteção sobrenatural (v. 5) [sem dúvida, necessária após os eventos do capítulo 34]. Uma vez em Betel, Deus aparece novamente a Jacó, renova as promessas feitas à família e lembra Jacó do seu novo nome, Israel (vv. 9-12).
Deus é fiel, a despeito das incertezas da vida, das perdas que sofremos, e até mesmo dos nossos pecados que trazem dor para nós e nossas famílias.
Douglas Tilstra
Nenhum comentário:
Postar um comentário