Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Gênesis 37 ( leia em sua Bíblia)
Comentários:Stephen Bauer
Este capítulo inicia o relato de uma extensa história centrada em José. Ficamos sabendo, logo no início, que Jacó amava José mais do que os outros irmãos, lançando-nos, assim, no meio de uma severa disfunção da dinâmica familiar.
Quando José foi procurar por seus irmãos, a pedido de se pai Jacó, as disfunções familiares vieram à tona. Os irmãos planejaram matar José. Rúben, vendo uma oportunidade de restaurar para si o favor de seu pai, tentou redirecionar a situação de modo que ele pudesse salvar José e livrá-lo, vivo e bem, de volta para Jacó.
Judá astutamente percebeu a situação. Ao conseguir o apoio dos outros irmãos a seu plano de vender José, Judá retirou José de seu caminho, assegurando o silêncio de suas acusações e frustrou as intenções de Rúben, colocando-se como o aparente natural herdeiro para o direito de primogenitura. Judá, deste modo, surge na história como o líder e porta-voz de seus irmãos, tornando-se o vilão adversário do futuro herói, José.
Judá demonstra aqui uma dinâmica de poder onde a influência pessoal é utilizada primariamente para promover seus próprios interesses, em vez de proteger desinteressadamente o bem maior.
Os líderes de hoje deveriam observar cuidadosamente os possíveis danos sobre sua família e grupos da igreja, quando a busca do interesse próprio torna-se a motivação do uso do poder.
Stephen Bauer
Professor de Teologia e Ética
Southern Adventist University
Collegedale, Tennessee, EUA
Gênesis 37 ( leia em sua Bíblia)
Comentários:Stephen Bauer
Este capítulo inicia o relato de uma extensa história centrada em José. Ficamos sabendo, logo no início, que Jacó amava José mais do que os outros irmãos, lançando-nos, assim, no meio de uma severa disfunção da dinâmica familiar.
Quando José foi procurar por seus irmãos, a pedido de se pai Jacó, as disfunções familiares vieram à tona. Os irmãos planejaram matar José. Rúben, vendo uma oportunidade de restaurar para si o favor de seu pai, tentou redirecionar a situação de modo que ele pudesse salvar José e livrá-lo, vivo e bem, de volta para Jacó.
Judá astutamente percebeu a situação. Ao conseguir o apoio dos outros irmãos a seu plano de vender José, Judá retirou José de seu caminho, assegurando o silêncio de suas acusações e frustrou as intenções de Rúben, colocando-se como o aparente natural herdeiro para o direito de primogenitura. Judá, deste modo, surge na história como o líder e porta-voz de seus irmãos, tornando-se o vilão adversário do futuro herói, José.
Judá demonstra aqui uma dinâmica de poder onde a influência pessoal é utilizada primariamente para promover seus próprios interesses, em vez de proteger desinteressadamente o bem maior.
Os líderes de hoje deveriam observar cuidadosamente os possíveis danos sobre sua família e grupos da igreja, quando a busca do interesse próprio torna-se a motivação do uso do poder.
Stephen Bauer
Professor de Teologia e Ética
Southern Adventist University
Collegedale, Tennessee, EUA
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