quarta-feira, 30 de maio de 2018

Romanos 8 Comentário Pr Heber Toth Armí

ROMANOS 8
Comentário Pr Heber Toth Armí

 Assim como árvores sem seiva continuam sendo árvores, muitos continuam se achando cristãos mesmo sem o poder do Espírito Santo agindo plenamente em sua existência.

Ainda que tenham raízes, troncos e galhos, árvores sem seiva são árvores sem folhas, sem vida. O mesmo acontece com muitos indivíduos, mesmo que frequentem o culto e tenham manias cristãs, sem o Espírito Santo não há vida espiritual.

Sobre o capítulo em pauta, William MacDonald introduz: “Observamos de imediato que os pronomes pessoais tão destacados no capítulo 7 praticamente desaparecem, e o primeiro plano passa a ser ocupado pelo Espírito Santo. Esse fato é importante para a compreensão da passagem. A vitória não está em nós, mas no Espírito Santo que habita em nós”.

Em seguida, ele cita A. J. Gordon que relaciona sete socorros do Espírito Santo para o pecador comprometido seriamente com Cristo:

1. Liberdade para servir (v. 2);
2. Força para servir (v. 11);
3. Vitória sobre o pecado (v. 13);
4. Direção no serviço (v. 14);
5. Testemunho da filiação (v. 16);
6. Auxílio no serviço (v. 26);
7. Auxílio na oração (v. 26).

Assim, uma existência, mesmo cristã, desprovida do Espírito Santo é como árvore sem seiva, arco-íris em tons cinza, ou casamento sem amor.

A vida cristã é crescimento. Dinâmica. Existem estágios para avançar. Para alcançar o estágio do capítulo 8, de pecadores condenados por seus imundos pecados imorais a “nenhuma condenação”, é imprescindível experimentar cada etapa revelada nos capítulos anteriores.

O deixar de “andar segundo a carne” para andar “segundo o Espírito” é possível, porém, precisa seguir devidamente os passos, sem ignorar nenhum detalhe revelado até o capítulo em questão.

O indivíduo verdadeiramente convertido amadurece espiritualmente, e possui privilégios:

• Direitos legais orientados (v. 14);
• Comunhão familiar (v. 15);
• Segurança (v. 16);
• Herança e resiliência diante das adversidades tendo em vista a glória celestial (vs. 17-25);
• Verá a criação liberta da ruína do pecado (vs. 20-25);
• Será revelado com Cristo em glória (v. 19);
• Esperança real (vs. 23-25);
• Santificação verdadeira pelo poder da oração (vs. 26-27), pela providência paterna de Deus (vs. 28-38), pela vitória gloriosa baseada no amor gracioso (vs. 35-39).

Ainda que o crente seja alvo do inimigo, em Cristo ele é salvo: Mais que vencedor!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...