Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica 1 PedroComentário: Pr. Heber Toth Armí
I PEDRO 1 – A vida cristã é regada de desafios. Há um grande conflito espiritual, que os fiéis sentem na pele e no coração. Diante dessa realidade, precisamos de motivação e esperança.
Para compreender a situação na época da primeira carta de Pedro, é importante saber o que acontecia:
“Ocorreu por aquele tempo um terrível incêndio em Roma, pelo qual quase metade da cidade se queimou. O próprio Nero, falava-se, ateara o fogo, mas para desviar as suspeitas, fez uma ostentação de generosidade, prestando assistência aos que ficaram sem lar e destituídos de seus bens. Foi contudo acusado do crime. O povo ficou agitado e enraivecido, e Nero, a fim de inocentar-se e também ficar livre de uma classe que ele temia e odiava, voltou a acusação contra os cristãos. Seu expediente foi bem-sucedido, e milhares de seguidores de Cristo – homens, mulheres e crianças – foram cruelmente mortos”, contextualiza Ellen White.
Quando o fogo da perseguição consumia vidas inocentes em Roma, Pedro acendia a chama da esperança em corações aflitos. Sua carta não nega o sofrimento, mas aponta para uma herança incorruptível (I Pedro 1:1-12).
Os cristãos eram lançados às feras, queimados vivos e desprezados pelo mundo, mas Pedro os lembrava de que eram escolhidos por Deus, peregrinos na Terra, e cidadãos de um reino eterno.
Nero usou as chamas da perseguição para espalhar o medo, mas Pedro usou a Palavra de Deus para espalhar a fé. Diante da perseguição, ele escreve não sobre vingança, mas sobre santidade, esperança e redenção (I Pedro 1:13-25).
O Império de Nero queimava cidade e vidas, mas Pedro lembrava que os fiéis eram resgatados “não por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro”, “mas pelo precioso sangue de Cristo” (I Pedro 1:18-19).
Se o mundo odeia os cristãos, Deus os ama. Se Roma os chamava de criminosos, Deus os chama de eleitos. Se Nero os condenava ao fogo, Pedro os apontava para a glória eterna.
A vida humana é frágil. Nossa existência terrena é passageira, limitada pelo tempo e marcada pela corrupção do pecado. Entretanto, Pedro lembra-nos que há um nascimento que não é determinado por sangue, nem pela vontade da carne ou do homem, mas por Deus. É pela Palavra de Deus que esse novo nascimento acontece! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário