Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica 1 Timóteo 6Comentário: Pr. Heber Toth Armí
I TIMÓTEO 6 – O ensino correto deve ser aplicado em cada esfera educacional; desta forma, o texto de Paulo a Timóteo norteia professores da Escola Sabatina, Escola Adventista, inclusive professores de teologia.
Os ensinos do teólogo Paulo ao jovem pastor Timóteo são instrumentos de edificação da comunidade e crescimento espiritual dos alunos.
As lições do capítulo em análise são que os professores devem ensinar:
• O respeito e a submissão às autoridades: Todos devem respeitar as autoridades, inclusive em contextos difíceis, promovendo uma postura cristã de respeito e dignidade. Deve-se enfatizar a importância do testemunho cristão no ambiente de trabalho e na sociedade (vs. 1-2).
• A promover a sã doutrina e descartar falsas doutrinas: O ensino deve ser fundamentado na doutrina de Cristo, não em debates inúteis ou especulações vazias. Deve-se alertar os alunos sobre mestres que deturpam a fé por ganância, orgulho ou ignorância (vs. 3-5).
• A importância do contentamento e evitar a ganância: Todo professor deve ensinar que o amor ao dinheiro desvia as pessoas dos propósitos nobres da vida; e que, o mais importante é uma existência de dependência de Deus e simplicidade. A piedade com contentamento é um ganho espiritual (vs. 6-10).
• A busca pela santidade e a perseverança da fé: Cada aprendiz deve fugir da injustiça e buscar a retidão, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. O chamado ao ministério exige um compromisso com “o bom combate da fé” (vs. 11-12).
• A soberania e a centralidade de Cristo: Todo verdadeiro professor deve inspirar reverência ao Deus vivo. Todo ensino deve manter Cristo no centro, destacando Sua soberania e glória imortal (vs. 13-16).
• Sobre o uso correto das riquezas: O bom ensino deve incluir o serviço e a prática da generosidade. Os ricos devem ser humildes e generosos, colocando sua esperança em Deus e não na incerteza das riquezas (vs. 17-19).
Paulo aborda enfaticamente a riqueza; contudo, ele “faz distinção entre o amor às riquezas e a simples aquisição delas, que podem ser dons de Deus para os cristãos dignos de confiança” (CBASD)
• O valor da fidelidade doutrinária e a vigilância espiritual: O ensino deve fortalecer a fé e não ser um campo para debates inúteis ou especulações filosóficas sem base bíblica (vs. 20-21).
Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
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