Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Coríntios 4Comentário: Pr. Heber Toth Armí
II CORÍNTIOS 4 – Através da fé podemos entregar nossas dores e ansiedades a Deus, confiando que Ele está moldando algo eterno em nossa vida, mesmo nos momentos mais desafiadores.
O capítulo em apreço oferece princípios que se aplicam tanto ao ministério pastoral quanto à vida cristã em geral. Com uma linguagem que transcende o tempo, Paulo apresenta motivações para perseverar, a despeito das dificuldades, com foco no poder de Deus e na glória eterna.
O apóstolo inicia ressaltando a origem divina do ministério evangélico; que não se baseia no mérito humano, mas na misericórdia de Deus. Ele também aponta para a responsabilidade de cada cristão em preservar a integridade da mensagem do evangelho, rejeitando atitudes enganosas e manipulações (II Coríntios 4:1-6).
• A cegueira espiritual é o maior obstáculo para o ministério de qualquer líder espiritual, e também do rebanho de Deus.
• O ministério é uma batalha constante para desmascarar os enganos de Satanás e trazer luz aos corações obscurecidos.
Na sequência, o texto inspirado utiliza a imagem de “tesouro em vasos de barro” para descrever os portadores do evangelho: Frágeis e comuns, mas portadores de um tesouro incalculável. Paulo salienta que as dificuldades no ministério são oportunidades para revelar o poder sustentador de Deus. Ainda descreve uma sequência de experiências dolorosas, como ser “pressionados, mas não desanimados; perplexos, mas não desamparados; perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” mostrando como a graça divina o capacitava a perseverar (II Coríntios 4:7-12).
• Deus não escolhe Seus servos com base em habilidades ou forças, mas para que Sua glória seja manifestada em meio à fraqueza humana.
• Não esperemos que um líder espiritual seja um super-humano.
Finalmente, Paulo conclui o capítulo com uma poderosa exortação a manter os olhos fixos naquilo que é eterno. Ele reconhece as dificuldades do presente, mas enfatiza que estas são leves e momentâneas quando comparadas com o peso de glória que nos espera. Fica claro, pelo exemplo de apóstolo, que a chave para suportar as desafiantes provações é olhar além do visível e confiar nas promessas de Deus, que são firmes e verdadeiras (II Coríntios 4:13-18).
• Nossa vida terrena é transitória, mas nossas escolhas têm implicações eternas.
• Todo líder pode encontrar força no Senhor, ciente que sua missão é profundamente significativa.
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário