Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Oséias 11Comentário: Pr. Heber Toth Armí
OSEIAS 11 – Um marido responsável e dedicado à sua esposa apresenta uma série de características que refletem compromisso e amor por sua esposa; tais como:
• Respeito e valorização: Trata a esposa com tato, valoriza-a e honra-a continuamente.
• Comunicação eficiente: Mantém uma comunicação aberta e honesta, mostra interesse genuíno no bem-estar da esposa.
• Compromisso e lealdade: Oferece apoio emocional em momentos difíceis, é presente para confortar e encorajar a esposa.
• Responsabilidade financeira: Contribui para a estabilidade financeira da família, para isso planeja e gere finanças de forma prudente visando a proteção e segurança da família.
• Tempo e atenção de qualidade: Dedica tempo juntos, valorizando momentos de qualidade; planeja atividades especiais para fortalecer o vínculo do casal.
• Desenvolvimento: Investe no crescimento da esposa, usa todos os meios para o desenvolvimento pessoal dela e o aperfeiçoamento do relacionamento.
Imagina um homem com tais características casado com uma mulher que o ignora, despreza, o abandona e o trai com um homem miserável, desgraçado, irresponsável, imoral e perigoso?
Normalmente, se a esposa continua a ignorá-lo, desprezá-lo e traí-lo, ele certamente vai considerar a separação como uma opção viável e prudente. Porém, Deus não abandona Seu povo nem quando a situação é bem pior! Deus sempre considera a possibilidade de recomeçar! Leia Oseias 11:1-12 com atenção e oração...
Ainda que enfrentar a traição e o desprezo de um cônjuge seja uma das experiências mais dolorosas que alguém pode passar, Deus sabia que passaria e assumiu esse risco, e lida com essa dor imensa quando nos afastamos dEle, traindo-O.
Indo além de um marido responsável e dedicado, Deus procura agir com bondade e amor indescritível com Seu povo que O traiu e o abandonou por um “traste” de deus/ídolo. Como “marido perfeito” Deus demonstra um amor profundo e constante a Israel; Ele valoriza e cuida, mesmo quando Seu povo não corresponde ao Seu amor.
Como bom comunicador, Deus fala abertamente de Sua dor e decepção pela infidelidade de Seu povo, mas também expressa Seu desejo de redenção e restauração. Ele não esconde Seus sentimentos, mas também não os vomita para humilhar/atacar, mas expõe Seu desejo de restaurar o relacionamento.
Deus não abandona Seu povo, mesmo quando este se volta para outros deuses e práticas imorais. Esse Deus merece nossa devoção... Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário